A nova geração do Incentivo

Novos tempos, novos desafios, novas ferramentas, uma nova geração de consumidores.

Nunca se escutou tanto as expressões o tempo voa, ou o tempo está mais curto, ou ainda o ano passou tão rápido.

Mais que uma realidade, é um fato.

A dinâmica da vida pessoal, a exigência empresarial e profissional, a pluralidade, a tecnologia, a globalização, são na realidade o novo combustível que determina a velocidade das mudanças.

Tomando como exemplo outras atividades da comunicação,

O Marketing de Incentivo também está mudando. Atingiu a maioridade. Quer ser reconhecido, valorizado. Quer o seu lugar no mundo corporativo.

Novos tempos, novos desafios, novas ferramentas, uma nova geração de consumidores.

Diferentemente do passado, a nova geração de consumidores é ruidosa, divertida, ambiciosa, detêm conhecimento, questiona, porém, reconhece valores, e tem compromissos sociais.

É uma nova geração que quer ser reconhecida e surpreendida.

Neste novo ciclo motivacional é fundamental entender os modelos mentais, a pluralidade, um mundo mais pluralista, mais exigente, mais dinâmico.

Estamos falando de pessoas ou ferramentas?

De ambos. De um lado, clientes com suas marcas, produtos e serviços. Do outro lado, consumidores, pessoas, atores e coadjuvantes do grande espetáculo corporativo, tendo como objetivo a busca incessante da interatividade nos resultados e na satisfação dos clientes, o compromisso de fazer a diferença, otimizado práticas, relacionamentos e comunicação, na verdade um processo simbiótico, que tem como alvo a interatividade

Cabe a nós profissionais, às empresas de Marketing de incentivo, a tarefa, a responsabilidade, de resgatar na motivação as mudanças comportamentais.

Propor caminhos alternativos, de reconhecer no incentivo o seu papel de motivador, de resgatar emoções, de resgatar valores, transformando, surpreendendo o mercado com produtos, soluções e ferramentas criativas.

É m desafio gratificante, radical, sair da Commodity, do déjà vu, dos tempos áureos da brilhantina, dos seus ícones, das soluções standarizadas para a realidade virtual, para a realidade global do hoje.

Mesmo reconhecendo a importância do passado na estratégia do presente, temos que valorizar tudo que realmente fez e faz a diferença. Sair do lugar comum, fazer a diferença num mundo carismático, questionador.

Um mundo consumista, porém, preocupado com a preservação, generoso e egoísta, um mundo que valoriza os sentidos, os resultados, um mundo que fica.

Nesta nova temporalidade, a nova geração do incentivo, os clientes e as agências, têm em comum um grande compromisso ético, o compromisso de transformar, de valorizar, de reconhecer o homem, o ator, que realmente faz a diferença, com dignidade com respeito.

Recusar fórmulas mágicas de recompensa e motivação. Lembrando que o que motiva de fato, são os desafios, tanto profissionais quanto pessoais, e principalmente, o reconhecimento.

Dificilmente se motiva alguém que não compartilha dos mesmos valores ou interesses.

Este é o grande alimento da motivação, que passa a ter um significado perene.

Cabe às empresas a responsabilidade do que chamamos Empowerment ou geração de um ciclo positivo, influenciando, assumindo riscos, energizando.

Cabe ao homem assumir riscos, tomar decisões, ter coragem, ajudar a construir, resolver dificuldades.

Não precisamos de muitos ingredientes, de grandes receitas, ou projetos geniais, as grandes ideias sempre acontecem de uma forma simples, principalmente quando se dá espaço à inovação.

A fórmula é simples: realinhar cultura e valores com qualidade de vida, principalmente, valorizando e reconhecendo o desempenho dos profissionais talentosos.

Mas atenção, não esquecer que o sucesso de uma campanha está sempre amarrado à geração de resultados, qualitativos ou quantitativos, ao comprometimento, às responsabilidades pessoais e sociais.

No novo incentivo, que implica a conquista, a valorização de resultados o desafio, com responsabilidade e comprometimento e trabalho de equipe no compartilhamento de habilidades.

Incentivo é equipe, é talento, é reconhecimento.

Edmundo Monteiro de Almeida

Mestre em Comunicação