A Essência da Imaginacão

Ainda que pareça algo secundário, a imaginação tão pródiga no seu conceito é raramente citada. Porem, a imaginação é presente e ativa na nossa realidade cotidiana.

Hoje vou falar da imaginação.

Mais que um sistema psicológico a imaginação representa a raiz da criatividade, no conhecimento, na criação do devaneio, na fantasia, no sonho, no imaginário e na realidade.

Ainda que pareça algo secundário, a imaginação tão pródiga no seu conceito é raramente citada. Porem, a imaginação é presente e ativa na nossa realidade cotidiana.

Talvez por ser associada ao sonho, ao imaginário, a imaginação é preterida diante da importância da criatividade e da inovação, ainda que a imaginação seja a base da criatividade através da capacidade criadora do ser humano.

A sua importância estratégica é fundamental em quase todas as circunstâncias e etapas do pensamento criativo, despertando emoções e sentimentos reais diante de algo que desejamos ou queremos resolver, neste sentido ela nos ajuda a procurar ou a enfrentar as situações reais através do pensamento criativo.

Vou dar um exemplo, quando ouvimos uma transmissão radiofônica, um livro ou até mesmo uma viagem, a nossa imaginação corre solta, imaginando e enfatizando cenários e prazeres que podemos vir a usufruir, é uma imaginação alimentada através de uma sequência de imagens e situações motivadoras, na realidade, é um alimento que nos motiva, que nos induz há concretização e materialização do sonho, através do simbólico e do real.

O queremos ressaltar também o papel interativo da imaginação apoiada em uma realidade virtual, conjugada através de pensamentos imaginativos e lúdicos, pensamentos que nos estimulam para ações e desafios, superando e vencendo seus limites, através de experiências e vivencias que ainda não aconteceram porem, já são reais e interativas no nosso pensamento, na construção de imagens, de lugares, fatos e coisas que nunca vimos, despertando emoções e sentimentos reais.

Na prática, a imaginação é um combustível, porém, se nunca esquecer que o pensamento formal não enfatiza a forma material, ao contrário do imaginário que ressalta sem filtros tudo o que imaginamos através da criatividade, que se utiliza do imaginário do pensamento criativo, como suporte conceitual ás atividades criativas.

Tomando como exemplo as viagens, as campanhas, a imaginação é fundamental, além de ser uma nova concepção conceitual, que precisa ser valorizada, aí devemos ressaltar a sua importância estratégica, tanto no campo profissional quanto na vida prática.

Neste sentido o objetivo deste artigo é divulgar a sua importância, sem esquecer que ela não cansa e não custa dinheiro, apenas propiciando diversificação e entretenimento.

Dentro desta realidade é preciso entender qual será a sua importância no turismo, na publicidade, na vida de cada ser humano.

Dessa forma e dando continuidade à nossa tese, considero a imaginação como uma das principais caminhos, um aliado sem paredes, sem ruídos ou engessamento, com apenas com uma exigência, uma premissa comportamental, reinvente-se!

Mais que uma relação cognitiva, é a entrada em um mundo sensorial de experiências vivenciais.

Nesta realidade virtual elegemos dois fatores fundamentais, não impor limites a sua imaginação e acreditar que em algum momento a a sua imaginação pode virar uma realidade, uma atividade imaginária que se torna real produzindo novas realidades.

Nesse contexto, combinamos a possibilidade de combinar fatos, e imagens já vividas, ou o desejo de realização, na realidade é na capacidade criadora através da imaginação.

A imaginação está presente em cada ser humano sem desigualdades sociais.

A única diferença neste processo é o histórico-cultural de cada indivíduo, isto quer dizer que a nossa imaginação como num sonho reflete a nossa história, a nossa vida, a nossa cultura, as nossas crenças, a nossa memória, tudo através dos nossos sentidos e da informação dialógica.

Lembro que antes de comprar o meu primeiro barco, já imaginava aventuras, sonhando alimentava a vontade de descobrir, e foi através dessa imaginação que realizei o meu sonho ter um barco.

Um barco que me levou à realização, à materialização dos meus sonhos. Hoje continuo a sonhar como descobrir o mundo real, porque no mundo da imaginação já estive em todos os lugares do planeta.

É nas crianças que se reconhece a importância da imaginação, aliás, ela é a base da formação do conhecimento, através dos sonhos, dos personagens e do amigo oculto.

Nesta viagem lúdica a criança abre e participa de uma realidade construtiva, abrindo espaço para a criatividade.

A evolução desse processo poderá evoluir ou não, tudo depende da família, principalmente, não cerceando nem criticando, pelo contrário, estimulando a imaginação, o conhecimento, que faz parte da evolução imaginativa e criativa.

Muitas vezes é estimulando a capacidade criativa e imaginativa da criança nas suas brincadeiras, que conseguimos acessar o universo da criança, mantendo viva a imaginação na construção do conhecimento, da evolução, na construção de uma identidade criativa e inovadora, descobrindo novos conhecimentos através de um mundo lúdico.

Eu acredito na intuição e na inspiração. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica.

Albert Einstein

E você amigo leitor continua a imaginar ou já esqueceu a sua importância?

Não esqueça que essa imaginação é responsável por alimentar o

seu conhecimento, as suas realizações, proporcionando soluções que atendem e estimulam a sua realidade, através de um entusiasmo, da alegria criativa.

O mundo que vivemos não conta historias e viver nele não significa parar de sonhar, ao contrário, temos que imaginar para contar uma historia sem crises, despertando emoções e sentimentos reais.

Obrigado