6º Fórum de Marketing Empresarial trata importância da tecnologia e criatividade em tempos de crise

A importância das redes sociais e da privacidade do usuário, o cenário atual do marketing, o potencial do mercado de e-commerce, o advento da tecnologia móvel, Marketing do Bem e dicas de como superar a crise

A importância das redes sociais e da privacidade do usuário, o cenário atual do marketing, o potencial do mercado de e-commerce, o advento da tecnologia móvel, Marketing do Bem e dicas de como superar a crise foram alguns dos assuntos abordados durante o 6º Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria; pela Editora Referência, liderada por Armando Ferrentini, com curadoria do jornalista Adonis Alonso. O evento reuniu os principais anunciantes, agências e veículos de comunicação no último final de semana, de 14 a 16 de agosto, no Guarujá (SP).

"É necessário se conectar aos clientes em um nível emocional e comportamental", observou Felipe Hillard, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fjord – Accenture – na Espanha e América Latina, sobre a terceira era da internet, redes sociais e marketing individualizado. Sobre o assunto, o presidente da Mondelez no Brasil, Cyro Gazola, revelou algumas das estratégias de sua empresa para interagir com um público que é mais globalizado a cada dia. "Inovação é a chave do jogo", revelou.

A vice-presidente de Marketing do Carrefour, Sylvia Leão, expôs como a empresa atravessa a crise econômica. Segundo ela, o Carrefour contrapôs aos tradicionais 4 P’s do Marketing, trabalhando a Crise com 6 C’s: Consistência (no posicionamento), Coerência (na comunicação), Capacidade (de execução), Criatividade e Cultura (da empresa). "O segredo é consistência de posicionamento, capacidade de execução e coerência na comunicação. Manteremos a excelência na execução, que é o desafio".

Na contramão à crise, Andries Oudshoorn, CEO da OLX, falou sobre o cenário promissor do comércio eletrônico no Brasil, e o diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna, Marco Crespo, explicou como o Marketing do Bem pode alavancar negócios. Para ele, "o segredo desse princípio é baseado no conceito, na criatividade e na comunicação".