1º Festival do Morango acontece em Nova Friburgo

Localizada na Região Serrana do Rio, a cidade de Nova Friburgo recebe, entre do dia 04 até 27 de outubro, o 1º Festival do Morango. O evento tem como objetivo incentivar a produção e o consumo do morango da região, considerada a maior produtora da fruta do estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, 33 restaurantes do Centro, Mury, Cônego, São Pedro da Serra e Lumiar participam do festival, preparando sobremesas com a fruta, estrela da festa. O público também poderá conferir de perto, no Shopping Friburgo, no Centro, produtos feitos com morango pela agroindústria familiar friburguense como compotas, geleias, conservas, doces, sucos e outras iguarias, além da própria fruta.

Paralelamente ao evento, na Coopfeira, no bairro Vila Amélia, acontecerá o projeto Mão na Massa, oferecendo oficinas gratuitas de culinária com sugestões baratas, saborosas e fáceis de cozinhar. As receitas são de personalidades locais como moradores, chefs e produtores rurais. As oficinas acontecem todos os sábados de outubro, a partir das 10h, com limite de 20 participantes.

A expectativa do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau com o 1º Festival do Morango, é superar 60% de ocupação dos quartos de hotéis e pousadas da região.

O 1º Festival do Morango é o resultado da parceria da Secretaria Estadual de Agricultura, através da EMATER-RIO, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, SEBRAE/RJ, Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau e entidades do agronegócio familiar do estado.

Cultivados com amor

Em 2012, os associados à Amorango - Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo - produziram cerca de 165 mil caixas da fruta provenientes de 353 mil pés plantados na região.

Após o lançamento do slogan “Cultivados com amor” e da inclusão do morango entre as atividades incentivadas pelo Programa Frutificar, da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, a Amorango conquistou o registro de marca coletiva concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A conquista possibilitou o fortalecimento da produção, agregação de valor e informação ao consumidor final sobre a procedência e a qualidade dos produtos.

O mocinho da estação

De origem europeia, o morango é rico em água, vitaminas C e B5 e possui baixos níveis de açúcar. Rico em minerais, o consumo da fruta age contra infecções, fragilidade dos ossos, além de proporcionar maior resistência aos tecidos, rápida cicatrização de ferimentos e bom funcionamento dos músculos.

A antocianina, que dá cor a fruta, contem substâncias que previne o envelhecimento de pele e atua como antioxidante, sendo um ótimo remédio para a arteriosclerose. Suas fibras auxiliam no combate ao colesterol e no bom funcionamento do intestino.

1º Festival do Morango de Nova Friburgo

Data: 04 e 27 de outubro

Locais: Centro, Mury, Cônego, São Pedro da Serra e Lumiar

www.novafriburgocvb.com.br

Fonte: Arteiras Comunicação