eFórum Eventos 2020: Desafios e oportunidades na visão de vencedores do Prêmio Caio

Para encerrar a 8ª. edição do eFórum Eventos 2020, convidamos vencedores do Prêmio Caio para falar sobre o futuro do mercado dos eventos, tema principal do evento. O painel mediado por Sergio Junqueira Arantes, IP,CEM (Grupo Conecta Eventos) conta com as presenças de Ana Carolina Nani (Alterrnativa F), Fabiana Schaeffer (Circle); Izabel Barbosa (BetheB); Rodrigo Lefevre ( F/Malta) Raphael Santana (Fanato); Siomar Parreira (Fuego Incentivo), Marcio Faria (Renase).

Âncora do painel Sergio Junqueira Arantes, IP,CEM (Grupo Conecta Eventos)
O painel mediado por Sergio Junqueira Arantes, IP,CEM (Grupo Conecta Eventos) conta com as presenças de  Ana Carolina Nani (Alterrnativa F), Fabiana Schaeffer (Circle); Izabel Barbosa (BetheB); Rodrigo Lefevre ( F/Malta) Raphael Santana (Fanato); Siomar Parreira (Fuego Incentivo), Marcio Faria (Renase).

O formato híbrido é uma realidade que ainda está sendo descoberto com um grande peso no mercado. Marcio Faria explica que os eventos presenciais são muito fortes e é difícil de substituir, mas não significa que não precise criar experiências efetivas. "Não adianta ter uma produção muito antenada se o atendimento ainda não está totalmente dentro do novo cenário, por exemplo. Vamos ter que nos adaptar há mais produtos e soluções próprias. O embasamento e a experiência devem também andar juntos nesta adaptação", comenta.

Os valores dos eventos online também estão em evidência no momento que vivemos no mercado emergente dos eventos. Para Ana Carolina Nani, o valor é tudo aquilo que se destaca. "De todas as oportunidades criadas no mercado, há muitos desafios para as adaptações. Estamos desbravando um mundo totalmente novo e começamos a entender o que é o "valor" para um cliente ou colaborador. Os profissionais que buscavam rotatividade, começaram a enxergar a necessidade das parcerias e também de se fixar em algum momento. A aproximação e transformação estão muito mais evidentes para as questões financeiras. Claro que muitos ainda não entendem todo a estrutura e complexidade de um Webinar, mas estamos nos unindo para um caminho mais justo e produtivo", enfatiza.

Sergio Junqueira, moderador do painel, reforçou as palavras de Ana Nani, lembrando Carl Anderson, "Devemos ter cuidado com a forma como promovemos o valor de nosso trabalho. Ninguém valoriza aquilo que recebe de graça! Preço justo estimula a venda, se a marca dá suporte para uma identidade adequada”, ensina Carl Anderson. “A avaliação da qualidade do produto é altamente influenciada pelo preço. Quando damos de graça, ancoramos a percepção dos clientes de que nossos produtos não valem nada”.

Âncora: Sergio Junqueira Arantes, IP,CEM (Grupo Conecta Eventos)Painelistas: Ana Carolina Nani (Alterrnativa F), Fabiana Schaeffer (Circle); Izabel Barbosa (BetheB); Rodrigo Lefevre ( F/Malta) Raphael Santana (Fanato); Siomar Parreira (Fuego Incentivo), Marcio Faria (Renase).

A inovação, para muitos, começou assim que a pandemia estourou. Siomar Parreira comenta que logo que a quarentena começou, foi necessário verificar as plataformas para não ficar para trás. "É uma ilusão achar que um evento digital custa muito menos que um presencial. Um evento físico nunca será igual no digital, mas tudo é adaptável para as novas tendências. As vezes é necessário fazer ativações simples, mas que nem sempre as pessoas enxergam de imediato", diz.

Para Rodrigo Lefevre, o tempo hoje é muito importante quando se fala em valores no mercado. "Para mim o Live Marketing é a diferença entre convidar para a festa e chamar alguém para dançar. Chamar para dançar é o que faz a diferença e otimiza o tempo. Estamos com muitas informações acessíveis e as pessoas buscam pela verdade. Uma boa ativação precisa ser atrelada a experiência. Ela faz toda a diferença", exemplifica.

O painel ainda abordou um fato importante: a zona de conforto não existe mais, tanto para as empresas, quanto para os clientes. As decisões rápidas e transformadoras são exigidas, mas sem abrir mão do planejamento. De acordo com Fabiana Schaeffer, a economia colaborativa é vital porque faz parte de um ecossistema produtivo. "A cooperação é necessária. Precisamos ser assertivos na comunicação e nas ações como um todo. O contato com as pessoas deve ser mais humano e empático. Nós, como consumidores, exigimos esse mesmo tipo de comunicação aliando tecnologia ao contato humano", afirma.

Izabel Barbosa comentou no painel que trouxe para os clientes uma plataforma de conteúdo para agregar em sua empresa. Segundo ela, não vale transpor um evento físico para uma sala digital. Mas, é necessário rapidez para fazer projetos que têm um DNA digital já pré-estabelecido. "As fronteiras entre as disciplinas precisam ser quebradas e mais híbridas. Importante ter especialistas em diversos setores que precisam tirar projetos do papel para fazer acontecer", comenta.

A precificação dos eventos muda por várias razões e a Covid-19 acabou por despencar ainda mais essa premissa. O poder de barganha começou a mudar as políticas, com contratos mais flexíveis e adaptação de eventos e viagens. Ainda com os prejuízos de 2020, Raphael Santana diz que a demanda ficou represada e a oferta não foi mais a mesma para muitas viagens e negociações de eventos. "Os clientes querem flexibilidade no cancelamento. Não adianta mais ter um bom preço se não tem essa flexibilidade para o cliente. Os preços são escalonados e alguns acabam por segurar e inovar para não perder oportunidades", comenta.

A conclusão é que a colaboração junto à inovação será fundamental para os planejamentos a partir de 2021. O mercado dos eventos vai ser modificado e vai voltar a ficar cada vez mais aquecido. A pergunta final que fica é: o que você está fazendo para agregar valor a ele?

Este foi o último painel do eFórum Eventos,100% online que aconteceu de 19 a 21 de outubro, saiba mais em: www.forumeventos.net

O painel LIVE MARKETING: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA VISÃO DE VENCEDORES DO PRÊMIO CAIO foi transmitido através da plataforma digital Hoffmann.

O eFórum Eventos 2020 contou com 15 painéis com profissionais e especialistas nacionais e internacionais na vasta indústria de eventos, o evento conta com uma área de exposição e negócios virtual um espaço criado exclusivamente para quem quer novas oportunidades de negócios. São oito pavilhões com 50 estandes, divididos em 8 Arenas: Foz do Iguassu, Centros de Convenções, Resorts, TMCs, Destinos e Tecnologia.

A Arena de Exposição e palestras ficarão disponíveis para que os inscritos até o dia 10.11.