Após 22 anos de atuação contínua, Wilken José Souto Oliveira deixou, na última segunda-feira (22), a chefia da Assessoria de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo. Reconhecido pela sólida contribuição à formulação de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento do setor, o gestor marcou sua trajetória pela defesa da modernização e pela busca de maior eficiência na gestão do turismo brasileiro. Formado em turismo, gestão de projetos e administração pública, o profissional assessorou diretamente dez ministros da pasta.
Seu legado inclui a coordenação das ações de retomada do turismo no período pós-pandemia e a revisão da Lei Geral do Turismo, iniciativa que trouxe simplificação de processos, segurança jurídica e um marco legal mais moderno, além de sua liderança na construção do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que definiu metas para o crescimento sustentável, geração de empregos, fortalecimento dos destinos nacionais e melhoria da infraestrutura em todas as regiões do país. Exerceu cargos como Coordenador-Geral de Programas de Incentivo a Viagens, Coordenador-Geral de Regionalização do Turismo, Diretor de Produtos e Destinos, Assessor Especial do Ministro, Secretário Nacional de Políticas substituto e chefe de gabinete, além de consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da UNESCO.
Souto despede-se e agradece à equipe técnica do Ministério do Turismo e às entidades parceiras, ressaltando o trabalho conjunto no Conselho Nacional de Turismo e na Câmara Temática de Legislação Turística, da qual foi coordenador-geral. “Sou grato à toda a equipe da Pasta e a tantos amigos e amigas que somei nesse período, do MTur e de vários outros órgãos públicos e privados que me relacionei, com os quais aprendi muito e sigo aprendendo. A construção coletiva e o diálogo sempre serão o melhor caminho”, declarou.
A exoneração foi oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União em 23 de setembro de 2025, anexada por meio de PDF nesta matéria.

Comentários