Webinar focaliza tendências e desafios para o setor

A comemoração do 1º aniversário do Movimento Supera Turismo Brasil teve sequência na terça-feira, 15 de junho, por meio de webinar muito bem produzido pelo esforço voluntário dos integrantes da iniciativa. Evento reuniu membros do conselho de entidades signatárias, todos experientes, experts e engajados na causa preconizada pelo Supera.
Movimento Supera Turismo completa 1 ano

A comemoração do 1º aniversário do Movimento Supera Turismo Brasil teve sequência na terça-feira, 15 de junho, por meio de webinar. O evento reuniu membros do conselho de entidades signatárias, todos experientes, experts e engajados na causa preconizada pelo Supera. A mediação do debate coube ao jornalista Luiz Henrique Miranda,

Assessor de Imprensa do Movimento Supera Turismo. E ao educador empresarial e responsável pelo Planejamento Estratégico da iniciativa, Lucio Oliveira. Os participantes nortearam suas manifestações pelo tema ‘Tendências e desafios para o turismo e qual o papel de cada um nesse novo cenário’.

Os convidados do webinar: Eduardo Sanovicz - presidente Abear; Marco Ferraz - presidente da Clia; Orlando Souza - presidente do FOHB; Magda Nassar - presidente ABAV Nacional; Roberto Nedelciu - presidente Braztoa - Gervasio Tanabe - presidente executivo da Abracorp.

Pela ordem, responderam as perguntas feitas pelos mediadores, depois da apresentação de vídeo com respostas sumárias ao mote ‘pra mim, superação é...’ , fornecidas por personalidades de peso e engajadas no espírito que inspira o Movimento Supera Turismo Brasil. O fecho da sequência instigante coube a Carlos Prado, do Grupo Tour House e cofundador do Supera.

“Quais os maiores desafios superados até aqui, como entidades em seus segmentos? E o que esperam para os próximos meses como novos desafios nos cenários que estão prevendo”? Pela ordem, excertos das respostas.

Eduardo Sanovicz: Resume o rol de providências e superações da indústria representada pela Abear. E só lamenta que “o último desafio foi aquele que nós não vencemos. Pedimos, sem sucesso, a concessão de linhas de crédito pelo ministério da Economia”. Comenta que atitude destoa daquelas tomadas por governos do mundo inteiro.

Marcos Ferraz: Fala da paralisação dos cruzeiros marítimos a partir de 13/03/2020; desafios logísticos para estacionar frota de navios associada à Clia; mobilização de especialistas, médicos e cientistas para criação dos protocolos biossanitários para navios de cruzeiro. “Com os protocolos, entramos em ritmo de retomada. EUA retomam dia 26 de junho. Cerca de 30% da nossa frota já se movimenta”.

Orlando Souza: Faz rápida digressão a partir da segunda quinzena de março de 2020, quando a hotelaria nacional exibiu taxa de ocupação zero. “Com taxa de ocupação zero, o que gerou de positivo foi a percepção, por todas as redes hoteleiras, de que ali não havia mais concorrentes. Era preciso recuperar em conjunto. Ao mesmo tempo, verificou-se o espírito de união entre as entidades representativas do setor”.

Magda Nassar: “Acho que já não estamos mais no momento de falar em desafios superados. Quando eu olho para trás, noto o volume gigantesco de trabalho desde o inicio da pandemia (...). Temos de aprender como lidar com o futuro, como os EUA já estão fazendo. Mas minha grande dúvida é o que nos aprendemos com essa pandemia”. Comenta sobre o poder de fogo da cadeia do agenciamento de viagens.

Roberto Nedelciu: Cita o caráter transversal do turismo, do ponto de vista dos operadores. Conta os esforços que a Braztoa realizou para manter os associados informados. “Temos feito contatos no mundo todo, para acompanhar a dinâmica de novos produtos turístico para a retomada pós-pandemia. Acredito muito na superação e no futuro do Brasil, enquanto destino turístico”.

Gervasio Tanabe: “Todos nós e as entidades que representamos somamos esforços pela superação. Enfrentamos o problema do custo do capital, para a sobrevivência das associadas Abracorp; mas não adiante sobreviermos se isso não ocorrer, também, com os nossos fornecedores. Tivemos um profundo aprendizado. O fato é que a retomada já está acontecendo. E, certamente, entraremos, em breve, numa onda positiva”.

Luiz Henrique, Agência Amigo, a Magda Nassar

Qual o perfil dos novos destinos e roteiros turísticos que a ABAV considera serem mais competitivos nas próximas temporadas?

MN: “Eu acho que o mundo é um só, Luiz. Ele continua o mesmo. Antes e depois da pandemia. Há brasileiros que entenderam as mudanças e outros que não, que preferem seguir uma linha tradicional. O futuro, à nossa frente, é composto de pessoas vacinadas, protocolos mantidos, pessoas viajando de forma consciente, com muito mais responsabilidade. Isso está claro no Manual do Viajante Responsável, do Movimento Supera. Vejo, no futuro, um turismo muito mais limpo, responsável e seguro”.

Participação da imprensa

O Movimento Supera Turismo Brasil manifesta reconhecimento de mérito ao relevante papel desempenhado pelos veículos de comunicação que apoiam as ações empreendidas, de maneira voluntária, por todos os atores envolvidos nas campanhas que realiza e são divulgadas pelo Comitê de Comunicação. Nesta oportunidade, Carlos Prado, cofundador do Movimento Supera Turismo Brasil, estende a todo os órgãos de imprensa a mesma sugestão que fez e foi acatada pelos canais de TV aberta e por assinatura do Grupo Bandeirantes. Ou seja: “Sugerimos aos âncoras dos telejornais que coloquem as máscaras ao término de cada apresentação; pois uma imagem fala mais que mil palavras e, no atual cenário, representa um exemplo a ser seguido pela audiência”.