WTM Latin America divulga novidades para edição 2024

Protagonismo frente a um futuro pautado por rápidas mudanças é tema central da décima primeira edição do evento, que será realizado entre 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo

Vasyl Zhygalo, diretor mundial do Portfólio WTM e IBTM ao lado de Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America.

Protagonismo frente a um futuro pautado por rápidas mudanças é tema central da décima primeira edição do evento, que será realizado entre 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo

Na manhã desta quinta-feira (23), Vasyl Zhygalo, diretor mundial do Portfólio WTM, e Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, participaram de uma coletiva de imprensa, na sede da RX Brasil, em São Paulo. Na ocasião, os executivos discutiram as tendências do trade, novidades na agenda de 2024 da WTM e as expectativas para a próxima edição do evento, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril de 2024, no Expo Center Norte, a partir do tema "The Future is Open. Be the Change”. Além disso, os integrantes das equipes Comercial e de Marketing foram apresentados, após reestruturação.

Vasyl Zhygalo foi quem iniciou a conversa, agradecendo o comparecimento dos presentes, e se mostrando feliz em poder estar ali, junto com todos. Em seguida, passou a palavra à Bianca Pizzolito, que falou um pouco sobre os números de 2023, a edição de 2024 do Prêmio de Turismo Responsável e o Novo Conselho Consultivo, além de pincelar também as tendências, mudanças e novidades do setor.

Bianca explica que em 2023, a WTM Latin America, até o momento, contou com 623 empresas expositoras, em 40 países. “Nesse momento, é o evento mais internacional do mercado. Foram mais de 27 mil profissionais de viagens, com um expressivo crescimento em cada categoria”, relata. Os aumentos foram de 157% em agentes de viagens, 31% em representantes de mídia, 61% em membros do Buyer’s Club e 8% em área vendida.

As edições anteriores do evento foram ‘A magia em estar de volta’, afinal foi o primeiro evento do mercado sem máscara. Em 2023, partimos do tema ‘Explore novos horizontes’, pois era um momento de recuperação pós retomada. Já tínhamos passado por muita coisa e era hora de entender o futuro. O que nos leva até o tema de 2024, ‘The Future is Open. Be the Change’, com um futuro sendo construído agora. Com esse tema, a gente procura ressaltar o protagonismo que existe em cada um de nós”, explica a executiva.

Fazendo um panorama geral global, Vasyl Zhygalo conta sobre o acordo assinado com a Arábia Saudita para a promoção do país como destino turístico. “A Arábia Saudita tem uma parceria com a gente já há alguns anos, e agora eles farão parte de todos os nossos eventos globais, estando, dessa forma, na feira no ano que vem”, afirmou.

Mudanças nas categorias do prêmio

Para a edição de 2024, algumas mudanças estratégicas foram providenciadas pelo WTM nas categorias do prêmio, olhando para o mercado latino americano e visando as melhores iniciativas para o setor:

Promover iniciativas para o turismo indígena ou comunidades tradicionais;

Promover a diversidade, equidade e inclusão no turismo;

Promover o impacto socioeconômico, e a construção da paz através do turismo;

Promoção do turismo responsável em destinos;

A mitigação das mudanças climáticas.

Os novos nomes no time

Bianca Pizzolito estava há dez anos como gerente de vendas do evento, e assumirá o evento a partir da edição de 2024. Claudia Delfino é a nova Gerente Comercial da WTM e Virginia Marques, assume como Gerente de Marketing. 

Mariana Aldrigui, agora presidente do Novo Conselho Consultivo da WTM fala exclusivamente sobre suas expectativas com o cargo. “Eu acompanho o evento desde que ele chegou ao Brasil, e participei de várias edições do Conselho. Acho muito necessário que a gente consiga integrar a América Latina, não só em um destino turístico, mas também estimular voos mais próximos porque no ponto de vista da sustentabilidade a gente emite menos carbono. E tem muito a ser descoberto ainda, tem segredos do Brasil e toda a América Latina que precisam ser aproveitados, então com esse grupo de profissionais, eu acredito que iremos conseguir trazer mais ideias, mais criatividade e construir esse caminho juntos”, afirmou.

Para Vasyl Zhygalo, diretor mundial do Portfólio WTM e IBTM, “a RX, de modo geral, é uma empresa conectada com as temáticas de sustentabilidade, diversidade e inclusão. Para nós, é muito importante ser parte atuante deste movimento de mudança, trazendo o olhar, a estratégia e a força de mulheres para a gestão do evento.

Conselho Consultivo

Ana Biselli Aidar, presidente da Resorts Brasil; Bruno Reis, gerente de Mercado, Feiras e Eventos da Embratur; Danielle Roman, presidente da Interamerican; Estella Farina, diretora-geral da NCL; Fabio Godinho, CEO da CVC Corp; Fabrício Amaral, presidente do Fornatur; Luis Ferrinho, presidente da Omnibees; Mariella Volppe, chefe de Difusão do Ministério de Turismo do Uruguai; Natalia Pisoni, coordenadora da Inprotur, Paola Gómez, representante do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil e Patrick Yvars, Travel Industry Sales Director - Latin America da Visit Orlando, são os 11 nomes dos integrantes eleitos para o Advisory Board da WTM Latin America, que tem Mariana Aldrigui na presidência da gestão 2023-2025. Os executivos assumem o mandato atuando junto com a equipe na discussão de tópicos estratégicos de seus respectivos setores, enriquecendo a estratégia do evento com importantes contribuições do mercado.

Tendências mundiais

Entre as tendências mundiais apresentadas, um destaque foi a entrada estratégica da Arábia Saudita na região latino-americana a partir da WTM Latin America. A notícia foi divulgada por Vasyl Zhygalo, diretor mundial do Portfólio WTM e IBMT, ao anunciar a parceria global confirmada durante a WTM Londres. “Temos o prazer de dar as boas-vindas à Saudi como o primeiro parceiro global de viagens da WTM. A Saudi tem metas ambiciosas para expandir seu setor de turismo e nossos shows oferecem uma oportunidade incomparável para a Arábia Saudita partilhar a sua diversificada gama de ofertas turísticas e oportunidades de investimento com os principais compradores comerciais e meios de comunicação de todo o mundo", conta o executivo.

O executivo também destacou a importância dos dados do WTM Global Report, um compilado exclusivo de pesquisas globais realizado e apresentado na WTM Londres, que fornece uma análise aprofundada do desempenho do setor em 2023 e uma visão abrangente em relação às perspectivas em viagens de lazer nacionais e internacionais para os próximos anos.

Editado em parceria com pesquisadores da Tourism Economics, empresa da Oxford Economics, o relatório de 70 páginas utiliza um extenso banco de dados de empresas atuantes na indústria do turismo de 185 diferentes países para fornecer as análises tanto sob a perspectiva de destinos turísticos quanto de mercados emissores e revelar dados relacionados a fluxos de visitação, noites e gastos. O documento também considera os impactos de desafios como inflação, redução do custo de vida, greves, escassez de pessoal e crises naturais, entre outros, na atividade.

O recorte dedicado às Américas mostra a recuperação dos negócios pelas empresas de viagens nos principais mercados, impulsionada pelo aquecimento do turismo interno. O relatório projeta que o segmento doméstico no continente americano feche o ano de 2023 com valores 31% superiores aos obtidos em 2019 e mostra todos os países com resultados melhores do que os apresentados no último ano antes do início da pandemia.

Na análise por país para 2023, o Brasil ocupa a terceira posição no turismo doméstico e deve mantê-la em 2024. A previsão é finalizar este ano com aumento de 118% sobre os resultados pré-pandemia – atrás do México, que deve ter aumento de 144%, e dos Estados Unidos, com projeção de crescer 130% nos gastos internos. Outro destaque vai para a Venezuela, sétimo mercado interno da região, mas que deve crescer 325% no doméstico, comparado à 2019.

Em relação à recepção de viajantes internacionais, entretanto, as projeções mostram resultados aquém dos apresentados no pré-pandemia, tanto em volumes quanto em valores para o conjunto de mercados americanos. A expectativa é que a região receba 117 milhões de viajantes de lazer em 2023, número 4% menor em relação a 2019, com lucro 2% abaixo.

O relatório aponta que o lazer receptivo dos Estados Unidos, maior mercado da região, apresentará queda de 17% neste ano, mas irá se recuperar em 2024, quando deverá ficar 8% acima do resultado apresentado em 2019. Entre os destaques positivos, dois países figuram com projeções que os colocam em segundo e terceiro lugar no ranking das Américas: o México, com perspectiva de crescer 128% em relação a 2019; e o Canadá, com projeção de subir 107%. O Brasil deve registrar 112% de aumento no inbound, o que o coloca na sétima posição em 2023.