WPI aposta nos mercados emergentes para novas oportunidades em 2013

Para Al Moffatt, CEO da maior rede de agências independentes do mundo, da qual faz parte a The Group, ano será de trabalho árduo para explorar novos negócios

Em 2013, os clientes precisam de uma colônia de formigas altamente focadas e bem coordenadas, que podem carregar cada uma 50 vezes o seu próprio peso. Esta é a opinião de Al Moffatt, CEO da Worldwide Partners, maior rede de agências independentes do mundo. Ao apontar sua visão do panorama para o ano que está começando, o executivo destaca os mercados emergentes a como grande aposta.

O vice-presidente da WPI e sócio da The Group, Fernando Guntovitch, está otimista com relação ao mercado brasileiro em 2013. “Acredito que o ano será marcado por grandes projetos, com aumento de investimentos nas campanhas promocionais e de ativação, bem como em eventos e outras ações de relacionamento”, analisa.

Segundo Moffatt, as empresas estão varrendo o mundo atrás de bolsões de oportunidades em partes da Ásia (especificamente China, Indonésia, Índia e Mianmar), da América Latina (Brasil, Colômbia, México e Peru) e na África. “As multinacionais estão saindo de mercados maduros e procurando o ouro em mercados emergentes para o crescimento“, ressalta.

A partir desta observação, Moffatt enfatiza que há duas áreas gerais de oportunidades para agências independentes agressivas. Uma delas é trabalhar com empresas multinacionais globais ajudando a encontrar bolsões de ouro nos mercados emergentes em criação de maneira economicamente eficiente. Outra é farejar as empresas locais e regionais empreendedoras nos mercados maduros, enquanto elas tentam achar um ponto de apoio com as multinacionais.

As marcas terão maior foco no apelo regional para capturar corações e mentes dos consumidores. “As agências independentes têm uma vantagem única porque conhecem e entendem os mercados locais e, por isso, podem fazer mais com o orçamento dos clientes que estão mais cautelosos – sejam multinacionais tentando adquirir consumidores e receita em mercados emergentes ou start-ups tentando conquistar market share em mercados maduros.

Sobre a The Group - Há mais de 18 anos no mercado, com cerca de 150 funcionários e grandes nomes na carteira de clientes, como Santander e Volkswagen, a The Group é considerada uma das maiores empresas especializadas em eventos, marketing promocional e PDV do país. Integra o grupo WorldWide Partners, maior rede de agências independentes do mundo, composto por 88 empresas, em 55 países, com faturamento de US$ 3,4 bilhões em 2012.

Fonte: DA REDAÇÃO