Quanto gás carbônico um evento emite na atmosfera? Atualmente, alguns congressos e feiras tem tentado diminuir ou neutralizar as emissões do gás na atmosfera. Porém, o cálculo pode ser difícil. Durante palestra no WEC - World Education Congress, Andrew Walker, diretor do Eco-Efficient Events, mostrou para a platéia o site www.zerofootprint.net. O endereço eletrônico fornece dicas de redução de emissão e ate faz cálculos de quando cada um emite.
"Fazer um evento sustentável é uma longa trajetória. O primeiro passo é mensurar o que será gasto e encontrar soluções para que o objetivo seja alcançado", disse Walker. Segundo ele, coisas simples, como disponibilizar links para que as pessoas possam acessar algum material, ao invés de entregar a versão impressa, ou inserir ações que integrem a comunidade local no processo podem ajudar a tornar o evento sustentável.
Walker lembrou que alguns eventos optam por procurar empresas que revertem à emissão de gás carbônico emitido em, por exemplo, plantio de árvores. "É preciso tomar muito cuidado com essa atitude. Porque o ideal não é emitir e depois compensar, o objetivo e diminuir a emissão em si", ressaltou Walker.
O WEC é o encontro anual organizado pela MPI - Meeting Professionals Internationals. O evento começou no último dia 24, em Vancouver, e termina hoje.
* A jornalista viajou a convite da Alatur.
Comentários