Voo de estreia da nova companhia aérea Itapemirim chega a Brasília

Empresa vai operar com quatro A320, atendendo São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

A Itapemirim deu início as suas atividades hoje, 29.06 numa rápida cerimônia no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Os 161 convidados foram recebidos no check-in C do aeroporto com balões dos balcões de atendimento e painéis indicando um voo especial, IPM-001.

Na sala remota de embarque os convidados para o voo inaugural foram saudados com um café da manhã. Em seguida, teve uma cerimônia em comemoração do voo inaugural com algumas autoridades e a diretoria da companhia aérea. No discurso, o presidente Sidnei Piva destacou que a Itapemirim veio para ser grande e para ser perene, e que vai colorir os céus do Brasil com seus aviões amarelos.

A empresa também anunciou a sua filiação a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), da qual também fazem parte Gol, Latam e VoePass.

Avião da Itapemirim

A empresa possui hoje apenas quatro aeronaves modelo Airbus A320, reconfiguradas para transportar 162 passageiros, configuradas em duas classes: a ITA Class e a Econômica. É uma densidade mais leve que a utilizada pela Latam e pela Azul, que também operam este modelo, com maior espaço entre as poltronas para os passageiros. Os clientes terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo do assento.

No entanto, os assentos não reclinam. A operação vai começar com essa configuração. Mas, de acordo com a empresa, com a chegada de novas aeronaves nos próximos anos, a reclinação das poltronas deverá ser habilitada.

Os aviões da Itapemirim têm pouco mais de 15 anos de uso (uma aeronave comercial pode ser utilizada por 25 a 30 anos, se estiver com a manutenção em dia). Vieram de companhias aéreas low cost, como a Easy Jet e a Tiger Airways, e foram pintadas nas cores tradicionais da empresa, em amarelo e preto.

A expectativa inicial da empresa era começar as operações com mais aeronaves e, até o fim de 2021, receber um total de 20 aviões. No entanto, a pandemia atrasou a chegada das aeronaves. O quinto avião deve chegar nos próximos dias, e novos nas próximas semanas.

Destinos da Itapemirim

Em julho, a Itapemirim terá voos para oito destinos brasileiros, com passagens já à venda:

  • Belo Horizonte;Brasília;Curitiba;Porto Alegre;Porto Seguro;Rio de Janeiro;Salvador;São Paulo

A partir de agosto, 11 novos destinos serão adicionados a malha aérea da empresa, também com passagens já à venda. No entanto, algumas datas de início de operação atualizadas. E três destinos que seriam lançados este ano deixaram de ser comercializados, sem uma data exata para o começo da operação. Veja a previsão atualizada:

Cancelamento de voos antes da estreia

Faltando poucos dias para a sua estreia, a Itapemirim cancelou dezenas de voos, prejudicando passageiros que tinham programado viagens no mês de julho. Para compensar o transtorno, a empresa prometeu passagens aéreas grátis para todos os clientes afetados.

A empresa alegou que as mudanças fazem parte do processo estrutural para o lançamento de uma companhia aérea e que, apesar dos cancelamentos, todas as bases e rotas foram mantidas. O presidente da Itapemirim, Adalberto Bogsan, justificou que a demanda não veio na medida esperada e que tiveram que readequar a malha para evitar começar no prejuízo. A taxa de ocupação média dos voos estaria em 45%, quase metade da média do setor durante a pandemia.




Fonte: Assessoria