Volume de vendas surpreende marcas expositoras na FEIMEC 2022

Com recorde de público e de vendas, a edição deste ano refletiu a pujança da indústria 55 mil pessoas visitaram o evento, que contou com mais de 900 marcas expositoras.

Com recorde de público e de vendas, a edição deste ano refletiu a pujança da indústria 55 mil pessoas visitaram o evento, que contou com mais de 900 marcas expositoras Quem visitou a Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC) em 2022 encontrou um mercado em franco crescimento. O evento teve recorde de público, somando 55 mil visitantes nos cinco dias de exposição (de 03 a 07 de maio), e bateu recorde também em volume de vendas.

Iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), com realização da Informa Markets, a FEIMEC reuniu mais de 900 marcas expositoras do Brasil e de países como China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, entre outros, e 64 mil metros quadrados ocupados de pavilhão, se tornando o ponto de convergência de todos os segmentos industriais envolvidos com a Indústria 4.0.

"A FEIMEC bateu todos os recordes. A edição de 2022 presencial foi a maior FEIMEC em termos de lançamentos dos expositores. As empresas que participaram tiveram uma visitação inédita na história do evento e sabemos que o volume de negócios é igualmente expressivo", avaliou o presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso Dias Cardoso.

Segundo ele, depois de um período positivo para o setor -- de crescimento acumulado de 43% nos períodos de 2019, 2020 e 2021 -- , a previsão de crescimento neste ano estava na casa dos 3% no mercado interno e dos 17% nas exportações, mas esses números podem ser revistos, dado os resultados positivos da FEIMEC 2022.

"As expectativas de negócios que tínhamos antes do evento foram superadas, em parte porque ficamos três anos sem fazer a feira e muitos dos lançamentos não tinham sido mostrados para o grande público", completou o presidente executivo da ABIMAQ.

Ainda na visão de Velloso: "As novas fronteiras tecnológicas, as soluções disponibilizadas na FEIMEC para a Indústria 4.0 e tudo aquilo que foi levado para esta edição incentiva os nossos clientes a investirem. Por isso, a FEIMEC 2022 mostrou o que a ABIMAQ sente agora, que é otimismo".

A diretora da FEIMEC, Liliane Bortoluci, destacou que o desempenho da feira surpreendeu a organização e as marcas expositoras. "Tínhamos uma expectativa positiva para este ano, mas a movimentação de negócios foi além do esperado. O sucesso dessa edição confirma os dados apresentados pela ABIMAQ na abertura do evento: o setor está aquecido e tem grande potencial de desenvolvimento”.

Na noite de sexta-feira (6/05), por exemplo, diversos expositores já comemoravam o fechamento de parcerias e negócios. É o caso da Hovam, de máquinas e equipamentos industriais, que alcançou mais de R$ 3 milhões em vendas de equipamentos para usinagem, caldeiraria e elevação durante a FEIMEC.

Vendas Aquecidas - A Romi, uma das maiores marcas do país para o setor de máquinas-ferramenta, foi outra empresa de destaque na FEIMEC 2022. De acordo com o diretor comercial da companhia e coordenador da comissão organizadora do evento, Maurício Lopes, a feira foi um sucesso. “Não só pela quantidade de visitantes, mas porque houve uma enorme sinergia entre expositores e clientes - e porque superamos, e muito, as nossas expectativas. Estavam todos com uma enorme saudade dessa dinâmica.

Esses bons resultados traduzem o bom momento da indústria - todos os segmentos industriais estão em ascensão, em especial o agrícola. Ficamos extremamente satisfeitos com esta edição”, evidenciou.

A FEIMEC foi um sucesso absoluto e o Demonstrador de Soluções Tecnológicas para a Indústria 4.0 contribuiu muito para isso. Foram apresentados 10 clusters com soluções 4.0 que foram desde a implementação de infraestrutura digital até a digitalização de máquinas, passando por integração de sistemas, rastreabilidade, controle de manutenção preditiva, estoque digital, entre outras tecnologias. Todas elas também foram apresentadas em mais de 20 palestras, além de rodadas tecnológicas, para atender a demanda dos visitantes pelas inovações exibidas”, pontuou o diretor de tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo.

Confira imagens de alguns expositores presentes na Feimec 2022

Fotos: Polly Feiras & Eventos