Você, Milton Nascimento & NFTs

“A web3 oferece uma nova forma de engajamento entre o artista e seus fãs

Você, Milton Nascimento & NFTs

“A web3 oferece uma nova forma de engajamento entre o artista e seus fãs”

Por Vanessa Martin & Ney Neto
15/05/22

Foram abertas em 15/05/22, as vendas para o último show do Milton Nascimento, a se realizar no dia 11/06/22, na Cidade das Artes no Rio de Janeiro. E os ingressos para este evento presencial estão disponíveis APENAS em 400 NFT Ticket Pass na blockchain Ethereum (ETH) e Solano (SOL), para cerca de 800 participantes.

Você não entendeu nada ou muito pouco disso? E não tem a menor ideia de como fazer? Se este é o seu caso, precisamos dizer que você precisa se mexer. E rapidamente. Este é um mercado em ebulição e ele veio para ficar.

O que é o Blockchain?

O site do evento usa uma analogia interessante para explicar o blockchain: “é um grande livro de registros criptografados que permite enviar uma informação de valor financeiro do ponto A ao ponto B de forma rápida, segura e eficiente.”

O blockchain funciona de forma descentralizada, transparente e confiável (os dados não podem ser apagados ou alterados).É neste grande livro que todas as operações são registradas, inclusive as envolvendo as criptomoedas.

O público ainda vem descobrindo algumas aplicações para os NFTs, e como diz Ney Neto: “a adoção massiva ocorrerá quando pudermos parar de chamar NFTs assim, e não precisarmos sequer explicar o que a sigla significa, exatamente como utilizamos hoje transferências de arquivo peer-to-peer, ou serviços de streaming, ou ainda ao utilizar internet banking, sem ao menos nos questionar quais tecnologias estão por trás dos toques dos nossos dedos na tela do celular”.

O que é o NFT?

O NFT, ou token não fungível, é um ativo digital de produtos ou serviços no mundo físico ou digital. Ele é comercializado no blockchain e funciona como um certificado de propriedade digital.

Muita gente, tem se questionado porque alguns NFTs valem tanto, e uma das explicações imediatas leva o foco ao contrato inteligente por trás de cada token. Quando o Neymar adquire um Bored Ape por milhões, não é a imagem do macaquinho apenas que ele está adquirindo.

Embora este seja o símbolo de pertencimento a essa comunidade, e esteja sendo utilizado como foto de perfil por diversas celebridades, não é o JPEG que atribui valor ao token, mas o senso de pertencimento a uma comunidade muito exclusiva, e as utilidades associadas a cada token, que estão encriptadas no contrato inteligente da Blockchain, para cada token.

Considere o JPEG como se fosse o selo de um cartório. E você tem um token, ou um contrato cheio de benefícios sobre o qual é preciso colocar o selo autenticador deste cartório. Esse é o JPEG, personificando a capa do contrato. E as pessoas estão investindo tanto dinheiro nisso, por que o contrato traz uma série de benefícios para o seu dono.

No caso do Bored Ape, os detentores do token recebem airdrops de outros ativos valiosos, possuem vantagens na compra de outros ativos digitais associados a comunidade, participam de eventos exclusivos, recebem merchandising, e em alguns casos, até mesmo recebem compensações financeiras por possuírem o ativo.

O show e o NFT

Para o primeiro show da última turnê de Milton Nascimento, chamada A Última Sessão de Música, os ingressos estão sendo vendidos de uma forma diferente: Estão sendo “mintados” na blockchain!

Explicando, “mintar”, em tradução livre, é o ato de tornar-se o PRIMEIRO dono de um ativo digital adquirido diretamente na rede Blockchain. Este ativo vai para sua carteira digital, e então, você pode guardar, usufruir os benefícios garantidos pelo contrato inteligente, ou até mesmo, revender no mercado secundário, por um preço que você define.

Os ingressos podem ser pagos através de um PIX, ou utilizando de fato as ferramentas inerentes a web3, como por exemplo a Metamask, pagando pelo ativo na cripto moeda Ethereum (ETH). O preço do “mint” é de 0.1 ETH, cerca de USD 200 na cotação de hoje.

De maneira similar as coleções de NFT, os holders (assim são chamados os donos dos tokens/NFTs) podem ainda ter uma surpresa, e a mintar seu ingresso, descobrir que seu token dá direito a experiência VIP, que permite levar 3 acompanhantes e ainda ficar na área VIP.

Os ingressos

No caso de Milton Nascimento e A Última Sessão de Música, as utilidades são:

  • 2 passes para a Avant-première: somente quem possuir o token poderá acessar ao show do dia 11 de Junho, na Cidade das Artes no Rio de Janeiro, o evento será exclusivo para os holders.
  • Coquetel com convidados especiais
  • Kit exclusivo
  • Ativo digital colecionável, inspirado em um desenho feito pelas próprias mãos de Milton


NFT, ingresso e ESG

Um dos questionamentos mais comuns sobre a utilização da blockchain é sobre o consumo de energia causado pela rede. Com um pouco mais de profundidade na pesquisa sobre o tema, o amigo leitor perceberá que já existem muitas iniciativas de compensação.

No caso da coleção de Milton, a compensação das 200 NFTs - ETH (ERC721) será feita por meio do MCO2, o primeiro token lastreado em crédito de carbono usado para compensação de gases de efeito estufa, em uma colaboração com a Moss, climatech pioneira e líder global em soluções ambientais e na comercialização de créditos de carbono em blockchain.

Mas então, na prática, como funciona o ingresso?

  • Você compra o ingresso pagando com PIX ou com criptomoeda (ETH ou SOL)
  • Faz o check-in no site do evento e preenche os dados de identificação oficial de cada pessoa beneficiária.
  • Cada pessoa receberá um email de confirmação e um código QR, que deverá ser apresentado na entrada da Avant-première.
  • Revendas do NFT Ticket Pass podem ser feitas até 48 horas antes do show.

E o que isso tudo tem a ver com você?

Sabemos que muitos profissionais de eventos ainda não procuraram conhecer mais sobre o NFT e o blockchain e o que este “novo” mercado representa e podem impactar o seu próximo evento. Só que este futuro já virou presente e há algum tempo atrás. 

Na prática, esta tecnologia veio trazer inúmeras oportunidades, novas receitas e novos produtos para o mercado de eventos. Por isso, arregacem as mangas, e comecem a estudar e a se preparar melhor para surfar nesta onda que veio para ficar.

PARA SABER MAIS

• Milton Nascimento: a última sessão de música.- https://nft.aultimasessaodemusica.com/