O governo britânico anunciou oficialmente na segunda-feira (9/02) que não irá exigir visto de entrada para os brasileiros. Para o VisitBritain, órgão oficial de turismo do Reino Unido, a notícia só vem ratificar a importância do Brasil como mercado estratégico entre os países emergentes e com grandes perspectivas de crescimento nos próximos anos. Tanto é que o VisitBritain acaba de nomear um novo Gerente para a América Latina que terá como base o escritório de São Paulo. Robin Johnson, atualmente Gerente de Estratégia do VisitBritain para os Jogos de 2012, assumirá o cargo de Gerente para a América Latina a partir de abril de 2009.
Em sua nova função, Robin Johnson responderá pela implementação de novas estratégias nos mercados latino-americanos, incluindo campanhas para o consumidor final. “Encaramos a América Latina e o Brasil, em especial, como um mercado com grande potencial”, explica. “Uma das minhas atividades será explorar novas oportunidades de marketing para inspirar brasileiros, mexicanos, argentinos e turistas latinos em geral a conhecer a rica herança histórica e a vibrante cultura britânica.”
Robin Johnson assume em um momento em que, apesar da crise global, o real tem se mantido estável em relação à libra esterlina: a cotação fechou em 10/02 em R$ 3,33 para cada £ 1. Além disso, com a desvalorização da libra esterlina diante do euro, o Reino Unido tornou-se um destino economicamente atraente e competitivo para os viajantes que visitam a Europa. O Reino Unido está agora 15% mais barato para turistas da euro-região (e 25% para os turistas americanos). Muitas casas de câmbio britânicas já trocam £ 1 por 1 euro. Graças a isso, o período de baixa econômica permite ótimos negócios em vôos, hospedagem e atrações.
Graduado pela Universidade de Cambridge
(VB)
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