Visit Iguassu entrega metas de 2025 e define estratégias para 2026

Planejamento para 2026 reforça a atuação do Visit Iguassu na captação de eventos, promoção internacional do destino e geração de oportunidades para os associados
Entidade apresenta metas e estratégias

O Visit Iguassu apresentou o planejamento de ações que irá orientar sua atuação em 2026, reunindo metas e iniciativas voltadas ao fortalecimento de Foz do Iguaçu como destino turístico e de eventos. O plano consolida os resultados obtidos em 2025 e aponta prioridades nas áreas de turismo de eventos, lazer, comunicação, marketing, relacionamento com associados e gestão institucional.

No segmento de eventos (MICE), 2025 foi marcado pela captação de 35 novos eventos, com impacto econômico estimado em mais de R$ 180 milhões para a cidade e eventos confirmados no calendário até 2030. Para 2026, a meta se mantém, com a projeção de captação de mais 35 novos eventos, além de manter Foz do Iguaçu entre os três principais destinos do Brasil no ranking da ICCA e ampliar a presença em feiras estratégicas no país e no exterior, como a IMEX World, na Alemanha; a FIEXPO Latin America, na Costa Rica; o ICCA Summit Latin America e o ICCA Congress, no Panamá; a IMEX América, nos Estados Unidos; e a IBTM, na Espanha.

No turismo de lazer, o Instituto realizou dezenas de ações promocionais, treinou mais de 3 mil agentes de viagens e lançou o Guia de Visitors, que orienta profissionais e visitantes,  indicando roteiros de 4, 5 e 7 noites no Destino. Em 2026, o foco será ampliar a capacitação do trade e intensificar a promoção internacional por meio da participação em feiras e ações de mercado em países como Espanha, Portugal, Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, China, Argentina, Paraguai e México, incluindo eventos de calendário como FITUR, BTL, ITB, ITB China, IFTM Top Resa, ILTM, WTM London, FIT Buenos Aires, FITPAR e road shows no mercado mexicano.

A área de Comunicação e Marketing também apresentou resultados expressivos, com grande retorno de mídia espontânea, ações com influenciadores e presença em veículos nacionais e internacionais. Para 2026, estão previstas novas campanhas digitais, produções de conteúdo, press trips, influencer experiences e ações cooperadas de promoção do destino, além da continuidade da representação internacional, com destaque para a atuação no mercado chinês.

O setor de Comunicação e Marketing do Visit Iguassu encerrou 2025 com resultados expressivos, alcançando mais de R$ 500 milhões em retorno de mídia espontânea, com destaque para inserções em produções e veículos de grande alcance, como a novela Vale Tudo, Portal G1 Paraná, Programa Estúdio C da RPC, Caldeirão com Mion, Domingo Legal e uma publicação na National Geographic, além de uma grande campanha que acompanhou o lançamento do voo Brasília–Foz do Iguaçu (BSB/IGU). 

Ao longo do ano, também foram realizadas mais de 30 ações de Influencers Experience, além de iniciativas proprietárias como a Copa Mascote e o Pudim de Ouro, que contribuíram para aproximação das empresas associadas e para ampliar a visibilidade do Destino Iguaçu e fortalecer sua imagem no cenário nacional e internacional.

O Visit Iguassu encerra 2025 com mais de 135 empresas associadas, além da manutenção de uma gestão administrativa e financeira sólida, com controle de custos, baixo índice de inadimplência e um fundo de reserva que garante a segurança da instituição. Com esse conjunto de ações, o Visit Iguassu reforça seu compromisso com o desenvolvimento do turismo, a geração de oportunidades para os associados e a promoção contínua de Foz do Iguaçu como destino de referência no cenário nacional e internacional.

Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, conclui: “Encerramos 2025 e encerro minha gestão à frente do Visit Iguassu com resultados muito consistentes e um impacto real para a economia do destino. O planejamento para 2026 reflete essa maturidade, com ações bem estruturadas no Brasil e no exterior, foco na captação de eventos, na promoção turística e no fortalecimento do relacionamento com os associados. Continuarei participando como membro do Conselho e afirmo que nosso objetivo é seguir posicionando Foz do Iguaçu como um destino competitivo, sustentável e cada vez mais relevante no cenário nacional e internacional”.

Visit Iguassu anuncia nova diretoria eleita:

Assembleia Ordinária teve chapa única e a partir de 1º de janeiro, Wolney Biesdorf será o novo presidente

Apenas uma chapa, denominada “Integração & Futuro”, foi inscrita para concorrer ao pleito e a aclamação dos Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal do Visit Iguassu aconteceu na tarde desta quinta-feira, 4 de dezembro, durante Assembleia Geral Ordinária, no JL Hotel by Bourbon. Composta por 18 integrantes, o empresário Wolney Biesdorf, da MMC Turismo, irá presidir a instituição no biênio 2026/2027.

Assumir a presidência do Visit Iguassu é uma honra e uma grande responsabilidade. Este é um momento de continuidade, mas também de renovação do nosso compromisso coletivo com o fortalecimento do turismo, da economia e da imagem do Destino Iguaçu. Seguimos agora com o desafio e a inspiração de ampliar nossa atuação em mercados estratégicos, fortalecer parcerias, investir em qualificação, inteligência de dados e em ações que valorizem nossa cultura, hospitalidade e experiências únicas. O Visit Iguassu continuará sendo a casa de todos que acreditam no potencial da nossa região. Vamos trabalhar de forma coletiva, transparente e integrada, para manter Foz do Iguaçu como um destino sustentável, competitivo e admirado”, salientou Biesdorf em seu discurso durante a Assembleia Geral, quando agradeceu os Conselheiros da gestão que finda. 

O empresário Jaime Machado Mendes comandou a entidade pela gestão 2024-2025 e destacou que o período foi marcado pela divulgação da região trinacional de forma nacional e internacional, com presença significativa em programas de TV e em eventos de MICE e Visitors. “Nesses dois anos em que estive à frente do Visit Iguassu, junto com os conselheiros atuantes, tivemos a oportunidade de acompanhar de perto a força da nossa marca e o quanto o Destino Iguaçu tem ganhado o mundo. A cada ação, campanha e missão de trabalho, vimos nossa presença se expandir, voltamos ao pódio ICCA como 3º destino brasileiro que mais recebe eventos e também ampliamos nossa atuação, coordenando pela Gestão Integrada do Turismo, escritórios de divulgação de Foz do Iguaçu/PR nos Estados Unidos e na China, que fortalecem a promoção internacional e ampliam nossa conexão com mercados estratégicos”, complementou.

Jaime acrescentou: “Desejo ao futuro presidente, Wolney Biesdorf, pleno êxito e prosperidade nas ações que serão conduzidas pela instituição a partir de 1º de janeiro de 2026 e como membro do Conselho Deliberativo eleito, sigo unindo esforços e me dedicando ao Visit Iguassu, conselheiros eleitos, associados e equipe”.

Plano de Ação para 2026

Conforme determina o estatuto da entidade, além da eleição da nova diretoria, o Visit Iguassu apresentou aos seus associados o Plano de Trabalho e Dotação Orçamentária para 2026. Entre as metas para o próximo ano, estão 35 novos eventos a serem captados entre 2026 e 2030, mantendo assim o Destino Iguaçu em terceiro lugar no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais no país.

Estão previstas participações em 12 feiras, sendo 5 internacionais, na Alemanha, Costa Rica, Panamá, Estados Unidos e Espanha para posicionamento do Destino Iguaçu no segmento MICE, sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. Visitas de familiarização com clientes corporativos, associativos e de incentivos; sensibilização de entidades promotoras de eventos e presença em eventos nacionais também estão no radar da fundação.

A estratégia do Departamento de Lazer/Visitors contempla a capacitação de três mil agentes de viagens nacionais e internacionais para ampliar a permanência de visitantes e atualizar os pacotes internacionais. Outra prioridade é a participação em 17 eventos nacionais e internacionais para promover o Destino Iguaçu nos mercados nacionais e internacionais, realizando no mínimo 360 reuniões com operadoras e agências nas feiras internacionais. Também está previsto realizar 16 eventos proprietários do Visit Iguassu e seus associados, que são os Workshops para agentes de viagens, nos destinos escolhidos pelos associados que cooperam nas ações.

Na área de Comunicação e Marketing o destaque ficou para o lançamento da nova coleção de artes “Traços da Mata Atlântica, por Igor Izzy para o Visit Iguassu”. Foi criada uma Landing Page (https://lp.iguassu.com.br/colecao-tracos-da-mata-atlantica/) que explica o projeto, que será vinculado à identidade da instituição nos próximos 2 anos. A agenda de trabalho do setor de comunicação e marketing para 2026 consiste na continuidade do projeto Influencers Experience que traz influenciadores, celebridades e criadores de conteúdo para o Destino. Realização de press trips com jornalistas especializados, e novas produções de TV, a exemplo do que foi realizado em 2025 com a gravação do Programa do Caldeirão com Mion, da Globo, e o Domingo Legal, do SBT. 

A ilustre presença da atriz Cristiana Oliveira — embaixadora da onça-pintada no Brasil —, que está em Foz do Iguaçu para ações da Semana da Onça-Pintada, abrilhantou a agenda da Assembleia. De forma voluntária e espontânea, ela participou do encontro vestindo a camisa da nova coleção.

Confira a relação completa de integrantes da chapa Integração e Futuro:

Conselho Diretor

  • Presidente – Wolney Biesdorf (MMC Turismo)
  • Vice-Presidente – Cassiano Preve (Marco das Três Fronteiras)
  • Diretor-Financeiro – Kenji Takao (Wish Foz do Iguaçu)
  • Diretora-Administrativa – Renata Eckhardt (Foz Presidente Comfort Hotel)
  • Diretor de Eventos – Moacir dos Santos (Grand Carimã Resort)
  • Diretor de Visitors – Anderson Voltolini (Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention)
  • Diretor de Relacionamento – Juan Pogler (NOW – Not Only Wine Experience)

Conselho Deliberativo

  • Jaime Mendes – Del Rey Quality Hotel
  • Willian Lass – Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort
  • Yuri Benites – Itaipu Parquetec
  • Luciano Motta – Mabu Thermas Grand Resort
  • Thiago Raffagnin – Rafain Churrascaria Show
  • Murilo Candido – Yup Star Foz
  • Felipe Gonzalez – Cassinotur Receptivo

Conselho Fiscal

  • Marta Oliveira – Equalizee Eventos
  • André Terrengui – Sanma Hotel
  • Sabrina Akl – Dreams Park Show
  • Laércio  Machado – Churrascaria Búfalo Branco

Fonte: Assessoria