Virada da Mobilidade 2017

A abertura tem programação para adultos e crianças, inserindo o público na experimentação de diferentes modais de transporte, tecnologias e inovações relativas à mobilidade.

Semana da Virada da Mobilidade 2017

A edição deste ano acontece de 17 a 23 de setembro, com uma programação voltada à conscientização da população em relação à mobilidade urbana e qualidade de vida na cidade de São Paulo

Com o objetivo de sensibilizar a população paulistana em relação à mobilidade em grandes concentrações urbanas e a correspondente oferta de modais de transporte, a 5ª edição da Virada da Mobilidade marca novamente presença no calendário de eventos da capital, no período de 17 a 23 de setembro.

Durante essa semana acontecerão, em diversos pontos da cidade, atividades lúdicas, exposições e palestras com importantes interlocutores da área de transportes, mobilidade e qualidade de vida. A participação em toda a programação é gratuita, mas, para alguns eventos, por questão de espaço físico, é necessário que os interessados se inscrevam antecipadamente.

Logo na abertura, no dia 17, o público é convidado a desfrutar do ALD EXPERIENCE: Mobilidade e Empatia, evento promovido pela ALD Automotive – multinacional do setor de terceirização e gestão de frotas – que trará opções de entretenimento para toda a família, dentre as quais: escola de bike; parede de escalada; pista para experimentar diferentes modais como bicicleta, convencional e elétrica, skate elétrico, patinete; autorama; oficina para confecção de modais de transporte com material de sucata; realidade virtual; apresentação de novas tendências e tecnologias; além de show musical e praça de alimentação com food bikes.

De segunda a quinta-feira, intervenções nos transportes públicos, worshops e debates com especialistas darão a tônica da Virada, inserindo a população em temas como mobilidade corporativa, empatia na cidade, tecnologia e inovação multimodal. No time de convidados, nomes como: Alexandre Valadão (ALD), Daniela Swiatek (MobiLab), Flavia Resende (Ethos), Fernando Matias (Easytaxi), Janaina de Mendonça Fernandes (FGV), Luiza Andrada e Silva (IVM), Luciano Driemeier (Ford América do Sul) e Homero Neves da Silva (Urbem), entre outros.

Na sexta-feira, dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, a Virada inicia suas atividades com o Desafio Multimodal - um experimento de multimodalidade que conta com a participação de cidadãos em sua rotina de trabalho, partindo de diversos pontos da cidade em direção à Rua Joel Carlos Borges (Brooklin), utilizando pelo menos 3 modais diferentes. Na chegada, o participante encontrará uma rua coberta por um tapete de 700m² de grama artificial, espaço onde ocorrerão diversas atividades, transformando essa rua num grande parklet (áreas contíguas às calçadas para lazer e convívio, no lugar da vaga para carros), com opções de saúde, entretenimento e lazer, tais como: quick massage, avaliações nutricionais, pocket shows, bike foods e test drive de bikes elétricas.

“A escolha do meio de transporte deve considerar custo, conforto, disponibilidade e tempo de percurso. Portanto, usar meios de transporte de alta capacidade em vias de alta densidade é essencial para se evitar congestionamentos, enquanto usar veículos de transporte de baixa capacidade – como bicicletas, vans, peruas, automóveis e táxis - em vias de baixa densidade, ajuda a reduzir os custos de transporte público. Tanto biarticulados vazios como carros com apenas um ocupante representam custos para o cidadão e para a cidade; já a troca de modais durante o percurso é um meio inteligente de evitar congestionamentos e gastos aos cofres públicos e à população. A empatia, o planejamento e a multimodalidade fazem com que a cidade seja projetada para uma oferta abrangente de modais, contribuindo para que todos, condutores e pedestres, tenham uma convivência respeitosa”, explica Márcio Nigro, idealizador e organizador da Virada da Mobilidade.

A 5º edição da Virada da Mobilidade conta com patrocínio de ALD Automotive, Ford, SLC Textil, Ticket Log, Easy Táxi, Pano Social, Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade; apoio do Instituto Cidade em Movimento, Instituto Ethos, Instituto Saúde e Sustentabilidade, E-moving, Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e Fundação Assefaz. Realização: Caronetas, TcUrbes e URB-i.

-----------------------------------------------------

PROGRAMAÇÃO

17 de setembro (domingo) - das 10h às 17h

ABERTURA

Casa das Caldeiras - Av. Francisco Matarazzo, 2000

ALD EXPERIENCE: MOBILIDADE E EMPATIA

Atrações para toda a família como: escola de bike; parede de escalada; pista para experimentar diferentes modais como bicicleta, convencional e elétrica; skate elétrico, patinete; autorama; oficina para confecção de modais de transporte com material de sucata; realidade virtual; show musical; praça de alimentação com food bikes; além da apresentação de novas tendências e tecnologias na área da mobilidade.

---------------------------------------------------

18 de setembro (segunda) - das 8h às 11h

MobiLab

Rua Boa Vista, 136 - Centro

TELETRABALHO, TECNOLOGIA E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Qual é a necessidade real do deslocamento para o local de trabalho? Como as empresas podem colaborar com o trânsito e com a qualidade de vida de seus colaboradores a partir do teletrabalho?

Conheça cases de sucesso, apresentados pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), que mostram como essa prática pode trazer benefícios à cidade, aos colaboradores e, é claro, às empresas.

---------------------------------------------------

19 de setembro (terça) - das 10h às 17h

Linhas de Metrô e Ônibus

ENTRE | LINHAS

A ação acontecerá no transporte público para levar os usuários à refletirem sobre a mobilidade na cidade, por meio de intervenções diversas como: debates, música, poesia, entre outros.

EMPATIA NA CIDADE

Evento itinerante na cidade de São Paulo que terá contadores de histórias fazendo intervenções em ônibus e também no metrô. O objetivo é sensibilizar para a importância da empatia e conseguir mais aliados na luta por uma cidade mais humana.

--------------------------------------------------------

20 de setembro (quarta) - das 15h às 18h

Auditório Basf - Av. Nações Unidas, 14.171

MOBILIDADE URBANA - ASPECTOS TRANSVERSAIS

Quanto as empresas gastam com mobilidade? Que consequências a mobilidade tem na performance e saúde dos colaboradores? E a sustentabilidade da empresa? Nesse painel, abordaremos os diversos aspectos da mobilidade urbana e provocaremos especialmente ao público corporativo a tomar decisões considerando esses inputs.

Janaina de Mendonça Fernandes - FGV

Hagop Armenio Barsoumian - Instituto Saúde e Sustentabilidade

Ricardo Haag - Michael Page

Flavia Resende – Ethos

Fabíola Cidral - Rádio CBN

-----------------------------------------------------

20 de setembro (quarta) - das 15h às 18h

Auditório Basf - Av. Nações Unidas, 14.171

EMPRESAS 2.0 EM MOBILIDADE

Empresas apresentam cases reais e novas soluções em mobilidade alinhadas com as novas tendências em mobilidade e os resultados nas pessoas, cidades e na vida das próprias empresas.

Eduardo Canas – Carsharing Basf

Alexandre Valadão – Bikesharing - ALD

Erika Laun – Incentivo de Vagas (Furnas)

Larissa Faresin – EY

Carla Carvalho Martins – Cidade Administrativa

Homero Neves da Silva (Urbem)

Marcelo Moura ( Ed Globo)

------------------------------------------------------

21 de setembro (quinta) - das 17h às 20h

Auditório EY

Av. Chedid Jafet, 70 - 10º

INOVAÇÃO EM MOBILIDADE

Empresas apresentam cases reais e novas soluções em mobilidade alinhadas com as novas tendências em mobilidade e os resultados nas pessoas, cidades e na vida das próprias empresas.

----------------------------------------------------

22 de setembro (sexta) - das 8h às 20h

Rua Joel Carlos Borges - Brooklin

DIA MUNDIAL SEM CARRO

RUA COMPARTILHADA

INTERVENÇÃO NA RUA JOEL CARLOS BORGES

Atividades 2017: massagem; equipe de nutricionistas para cálculo de IMC (índice de massa corporal); oficinas de bike convencional e elétrica; experimentação de equipamentos de transporte (skates, bike elétrica, hoverboard; food bikes e food trucks; vagas vivas; ilha de tecnologia - baixar APPs

------------------------------------------------

22 de setembro (sexta) - das 8h às 11h

Chegada: rua Joel Carlos Borges, 16 (Brooklin)

Partida: diversos pontos da cidade

DIA MUNDIAL SEM CARRO

DESAFIO MULTIMODAL

Tem por objetivo testar a multimodalidade da cidade. Este ano serão 27 origens diferentes que farão trajetos até a Rua Joel Carlos Borges, no dia Mundial Sem Carro.Todos os participantes deverão incluir ao menos três modais no trajeto e experimentarão a cidade sob uma perspectiva diferente da utilizada em seu dia a dia.

Modais de transporte utilizados: a pé, bike (particular, compartilhada, convencional, elétrica), skate, patins, patinete, hoverboard, ônibus, trem, metrô, carona (Max 4 km), apps (Max R$ 10,00)

--------------------------------------------------------

23 de setembro (sábado) - das 17h às 20h

Cinearte 2 - Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073

Exibição do documentário ‘Dis’mobilidade Urbana, realização do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e Faculdade de Medicina da USP, sobre as dificuldades de locomoção e transporte que envolvem a região do Hospital das Clínicas e como isso afeta seus pacientes, principalmente aqueles que têm mobilidade reduzida. A idealização e coordenação geral foram do médico Paulo Saldiva, instigado pela vontade dos funcionários da Comissão de Sustentabilidade da Faculdade de Medicina (FM) da USP a criarem uma campanha inovadora para a Semana da Mobilidade da FM.

Debate - Humanos e Urbanos: uma caminhada na fronteira entre saúde e doença nas ruas de São Paulo; com a participação de Meli Malatesta, consultora e professora em políticas públicas, planejamento e projeto para a Mobilidade Urbana Ativa, e Paulo Saldiva, patologista, pesquisador e professor Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Lançamento do MOBFILM 2017 – 2º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito

Fonte: Assessoria