Virada Cultural: SPTuris fará roteiro especial do Turismetrô

Com centenas de atrações gratuitas acontecendo simultaneamente e durante 24 horas ininterruptas, a já consagrada Virada Cultural se transformou em um ícone paulistano, reunindo

Com centenas de atrações gratuitas acontecendo simultaneamente e durante 24 horas ininterruptas, a já consagrada Virada Cultural se transformou em um ícone paulistano, reunindo milhões de pessoas – paulistanos e turistas – atraídos pela diversidade e qualidade das atividades oferecidas.

Realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio de sua Secretaria de Cultura e que conta com parceria da São Paulo Turismo (SPTuris), Secretaria de Cultura do Estado e Sesc-SP, o evento já entrou definitivamente para o calendário turístico da capital paulista e reforça a vocação moderna e vanguardista da cidade que, além dos negócios e eventos, possui uma ampla oferta cultural, aliada a uma gama de equipamentos voltados ao entretenimento – sem igual na América Latina.

A Virada terá centenas de artistas e uma infinidade de atrações entre os dias 15 e 16 de maio. O melhor da cultura brasileira representada por vários estilos de música, dança, teatro, performances acrobáticas e circenses, intervenções urbanas, exposições, instalações e muito mais. E, entre as atrações internacionais estão os cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacotte (Buena Vista Social Club), as bandas de Janis Joplin e Frank Zappa, além de Booker T. e Living Colour. A programação completa está em www.viradacultural.org

De acordo com as estimativas do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo (núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo) – que se baseou em levantamentos oficiais realizados nas cinco últimas edições – este ano a Virada deverá atrair para a capital paulista cerca de 330 mil visitantes, a maioria deles proveniente do interior do Estado. Esse número representa um aumento de 10% em relação a 2009.

O evento, que está cada vez mais consagrado no Brasil e até mesmo em outros países – inclusive pautando o noticiário internacional – a Virada deve movimentar em São Paulo em cerca de R$ 115,5 milhões somente com o turismo este ano, número que coloca o evento como um dos mais relevantes da capital paulista para a atividade turística.

“A Virada Cultural é um dos mais importantes eventos da cidade por várias razões. Além de ser a grande festa da cultura e que leva as pessoas a tomarem a cidade como sua, principalmente o Centro, celebra nossas economias criativas e nossos talentos e mostra que São Paulo é diversidade e vanguarda. Não é à toa que foi sucesso desde sua primeira edição e, a cada ano, atrai mais e mais turistas vindos de toda parte do país e até mesmo do exterior”, afirma Caio Luiz de Carvalho, presidente SPTuris, empresa municipal de promoção turística e eventos que é responsável ainda pela infraestrutura da Virada.

Turismetrô Especial da Virada Cultural

O programa de roteiros da SPTuris em parceria com o Metrô, o Turismetrô, terá um roteiro especial para a Virada Cultural, além dos seis outros trajetos regulares. Sucesso em edições anteriores, essa já é a terceira vez que o roteiro especial é promovido pela empresa.

O percurso, único que é noturno, passará por algumas atrações do evento e, como de costume, será acompanhado por um guia especializado que narra parte da história da cidade, além de uma intervenção artística, na Praça do Patriarca.

O roteiro terá saída somente no sábado, dia 15, em três horários: às 18h, às 20h e às 22h. Como em todos os roteiros fixos, é necessário adquirir os bilhetes no balcão do Turismetrô, que fica da Estação Sé, de onde partem os passeios. Para este roteiro, é necessário apenas um bilhete, ou seja, o custo é de R$ 2,65. Os demais roteiros acontecem normalmente no domingo, às 9h (Sé, Paulista e Memorial da América Latina) e às 14h (Sé, Luz e Memorial do Imigrante). Mais informações no site: www.cidadedesaopaulo.com/turismetro.