Vinhos e suco de uva brasileiro marcam presença na Sial China 2013

Seis empresas integrantes do Wines of Brasil participarão da Sial, em Xangai. O mercado chinês é o maior importador de vinhos finos brasileiros, apresentando também o maior valor médio por litro exportado.
Participação do Wines of Brasil em degustação realizada em Hong Kong com apoio da embaixada brasileira em 2012



O Wines of Brasil está participando do maior ponto de encontro da Ásia para a indústria de alimentos e bebidas. O Salão Internacional da Alimentação (Sial) China 2013 acontece até amanhã no Shanghai New Internacional Expo Centre, na cidade de Xangai. Os vinhos e sucos de uva 100% são apresentados pelas vinícolas Aurora, Casa Valduga, Garibaldi, Gran Legado, Miolo e Salton. Além disso, as empresas estão participando eventos organizados pelo Itamaraty e pelo Consulado Brasileiro em Xangai e em Pequim.

Até 2010, a China não era consumidora da bebida brasileira. Já no ano passado, tornou-se o principal destino de vinho fino engarrafado no Brasil, representando 20% do valor total exportado pelos integrantes do Wines of Brasil em 2012.

“No cenário mundial, a China é o mercado com crescimento mais rápido, estando entre os cinco maiores em consumo de vinho importado. O país apresenta muitas oportunidades para crescimento, especialmente nos vinhos tintos. Lá, cerca de 90% do consumo é de tintos e é também para onde exportamos os rótulos ícones da maior parte das vinícolas que atuam no país”, observa a diretora de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Andreia Gentilini Milan.

A China também é o país que apresenta o maior valor médio por litro exportado e, em 2012, ampliou esta margem em 4% sobre o ano anterior, chegando a US$ 8,49 por litro. As exportações das empresas associadas ao Wines of Brasil representam 93% das exportações gerais de vinho brasileiro.

A presença brasileira na Sial China 2013 é patrocinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), e a participação do Wines of Brasil é feita em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). A feira congrega 2,2 mil expositores do mundo todo divididos em 86 mil m² em sete salas. A expectativa dos organizadores é de receber 46 mil visitantes.


Fonte: Ascom