Vila Inglesa Hotel reforça tradição e aposta nos eventos em Campos do Jordão

Ícone da hotelaria na cidade, o empreendimento aposta em estrutura para eventos compactos e experiência completa para hóspedes e participantes de encontros corporativos
Entrada para a recepção - Vila Nova Hotel, Campos do Jordão

Localizado em meio às montanhas de Campos do Jordão, o Vila Inglesa Hotel se destaca como uma das opções tradicionais, mas também modernas da cidade. O estabelecimento oferece conforto, lazer e um ambiente acolhedor para os turistas. O hotel está situado a cerca de 10 minutos de carro do centro turístico Vila Capivari, cercado por áreas verdes que valorizam ainda mais a experiência na Suíça Brasileira, recebendo eventos sociais e corporativos, apostando com força no seguimento. 

Totalmente restaurado, o Vila Inglesa mescla tradição com infraestrutura moderna para atender à família e ao público de negócios. Com acomodações aconchegantes, gastronomia diversificada, atividades de lazer para todas as idades e espaços que vão desde piscina aquecida e quadras esportivas à arvorismo e trilhas, o empreendimento busca oferecer uma experiência memorável aos seus hóspedes. Com sua parte moderna em recente funcionamento até a inauguração do Campos Hall, novo Centro de Convenções de Campos do Jordão, a imprensa especializada teve a oportunidade de experienciar, em primeira mão, como seria hospedar-se no prédio contemporâneo do hotel. 

Quarto moderno no Prédio Contemporâneo

A principal diferença entre os quartos tradicionais, localizados na parte histórica do hotel, e os quartos modernos no novo bloco está na experiência arquitetônica, uma vez que os quartos tradicionais oferecem charme com um piso de madeira e vista para os jardins, enquanto os contemporâneos oferecem modernidade focada em funcionalidade atualizadas, como sistema de Alexa, mesmo que ambos mantenham o padrão de conforto do hotel.  

Além dos atrativos de hospedagem clássica, o hotel tem visto um aumento significativo no interesse por sua estrutura de eventos. Segundo Arthur Girelli, diretor geral do Vila Inglesa, o atendimento a encontros corporativos representa uma grande oportunidade de crescimento para o hotel: “O Vila Inglesa é um hotel muito tradicional em Campos, ele é de 1948, e a gente viu uma grande oportunidade com os eventos, e desde que a gente construiu o nosso espaço de eventos, a cada ano só aumenta”.

Girelli destaca que o foco está voltado para eventos mais compactos, com capacidade para até 180 pessoas, que possam atrair empresas não apenas da região, mas também de São Paulo e outros estados, aproveitando o charme e a infraestrutura turística de Campos do Jordão como diferencial competitivo. “Campos do Jordão é uma cidade muito agradável. A ideia é a gente conseguir trazer para cá eventos de outros lugares, justamente para potencializar o turismo de forma geral”, complementou.

Arthur Girelli, diretor do Vila Inglesa Hotel, durante a inauguração do Campos Hall

A Sala Mantiqueira possui capacidade para até 180 pessoas, e a Sala Araucária suporta até 140 pessoas. Ambos os ambientes são preparados com tratamento acústico e wireless. Além disso, o hotel possui uma infraestrutura completa para receber convidados, já que conta com 37 acomodações, todas com calefação, ar condicionado quente e frio, televisor LCD 32 polegadas com canais de assinatura, telefone e cofre. Os banheiros contam, também, com calefação e aquecedor de toalhas. Em termos de infraestrutura, o hotel oferece bar, passarelas cobertas, sala de estar com lareira, restaurante com cozinha ao vivo, piscina, sauna, quadras e cavalos, na antiga hípica, também totalmente restaurada.

Pensando na experiência completa dos participantes, o hotel trabalha em parceria com o Pusral, integrando serviços e atrações de parceiros locais — como parques, restaurantes e outras unidades hoteleiras — para criar roteiros que misturam trabalho e lazer. Ainda segundo Girelli, isso inclui desde a oferta de concierge para programar passeios até opções de entretenimento para acompanhantes, permitindo que os visitantes estendam sua estadia e aproveitem tudo o que a região tem a oferecer.

A diversidade de eventos recebidos também é um diferencial do hotel. De acordo com Fabrizzia Nunes, Gerente de Planejamento do Vila Inglesa, o espaço atende desde casamentos e eventos sociais até congressos e encontros corporativos. “A gente recebe muitos eventos que vêm acompanhados de família, por conta da recreação e da nossa área externa. Congressos são uma das demandas mais frequentes justamente por essa combinação entre trabalho e lazer”, explica.

Segundo Fabrizzia, a infraestrutura do hotel e a equipe especializada contribuem para essa experiência integrada. “Temos uma equipe de recreação própria, áreas amplas de lazer, oficinas como jardinagem, horta e também eventos voltados ao bem-estar. Isso faz com que o participante consiga trabalhar enquanto os acompanhantes aproveitam o hotel”, destaca, citando ainda espaços como jardins, terraços e a área da piscina como ambientes muito valorizados pelos organizadores.

Fabrizzia Nunes, Gerente de Planejamento do hotel ao lado de Carmen Roman, proprietária, durante a inauguração do Campos Hall

Pensando na experiência completa dos participantes, o hotel trabalha em parceria com o Pusral, integrando serviços e atrações de parceiros locais — como parques, restaurantes e outras unidades hoteleiras — para criar roteiros que misturam trabalho e lazer. Segundo Girelli, isso inclui desde a oferta de concierge para programar passeios até opções de entretenimento para acompanhantes, permitindo que os visitantes estendam sua estadia e aproveitem tudo o que a região tem a oferecer.

Com sua história que remonta à metade do século passado e múltiplos reconhecimentos, o Vila Inglesa Hotel reafirma seu papel emblemático na hotelaria de Campos do Jordão, fortalecendo sua atuação no turismo de negócios sem abrir mão do conforto, do atendimento diferenciado e da proposta que une hospitalidade, natureza e experiências marcantes para hóspedes e eventos.

Curiosidades: 

Pelé hospedou-se no apartamento 228, no quartto da torre

O Vila Inglesa entrou para a história do futebol nacional ao receber a Seleção Brasileira de Futebol na preparação para a Copa do Mundo de 1962. Em março daquele ano, a equipe, que viria a conquistar o bicampeonato mundial no Chile, passou cerca de 15 dias hospedada no hotel antes de embarcar para o torneio, utilizando a estada como período de ambientação ao clima e treinamento na Serra da Mantiqueira, a mais de 1.600 metros de altitude. Entre os craques que estiveram por lá estavam nomes como Pelé e Garrincha, e até hoje, fotos dessa época decoram áreas do hotel, atraindo fãs do esporte interessados na história do futebol brasileiro.

Rota aérea conecta Salvador a Campos do Jordão com transfer exclusivo para o Hotel Vila Inglesa

A Gol Linhas Aéreas lançou uma nova rota que conecta o Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, ao Aeroporto de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, São Paulo. Esta nova opção de voo, operada exclusivamente durante a temporada de inverno, conta com um transfer exclusivo e gratuito, oferecido pela Mitsubishi, para Campos do Jordão. O serviço é um benefício especial para os hóspedes dos hotéis do selo Signature do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, incluindo o renomado Hotel Vila Inglesa.

Confira algumas imagens por Portal Eventos