O faturamento do setor de viagens corporativas alcançou R$ 6,5 bilhões no primeiro semestre de 2025, apenas 2,8% abaixo ao valor atingido no mesmo período do ano passado, que fechou com R$ 6,7 bilhões. Em 2024, no primeiro semestre, o setor já havia tido um ótimo desempenho em relação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que analisa 11 setores do mercado mensalmente.
Os destaques positivos no primeiro semestre deste ano foram hotéis e rodoviário, que juntos representam quase 32% de todo o faturamento do período. O segmento rodoviário, por exemplo, fechou com R$ 30,6 milhões nos primeiros seis meses, contra R$ 26,7 milhões no ano passado, quase 15% acima. Já nos hotéis, o faturamento foi ligeiramente superior, com R$ 2,035 bilhões, 1,5% superior aos R$ 2,006 bilhões em igual período de 2024.
“Curiosamente, nesses dois setores, notamos um aumento na tarifa média praticada. Fomos de R$ 360,72 de R$ 360,72 nos hotéis, na média do primeiro semestre, para R$ 386,51 no mesmo período deste ano, um aumento de 7,2%. No rodoviário, o salto foi menor, de R$ 175,02, também em média, para R$ 181,57, mais 3,7%”, diz Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp.
Outro setor que teve um ótimo desempenho foi o de cruzeiros, que cresceu 29% e R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre, ante R$ 1,1 bilhão no mesmo período do ano passado.
Aviação
Esse efeito não foi percebido no setor aéreo, responsável por cerca de 58% do faturamento geral, que fechou o semestre com R$ 3,7 bilhões, 6,60% abaixo do obtido nos primeiros seis meses de 2024, com R$ 4 bilhões. “Temos que entender esse número de algumas formas. O primeiro é o impacto do preço da passagem aérea, que ficou 6% mais cara. O segundo é que esse período foi marcado por muito feriados e uma pequena mudança no hábito do viajante, elegendo outras alternativas”, diz Camargo.
O faturamento de locação de veículos também caiu, quase 3%, apesar de a tarifa média no setor ter tido um aumente de 9%. A média das tarifas no segmento dos seis primeiros meses deste ano foi de R$ 81,31, enquanto no mesmo período do ano passado foi R$ 147,40. No segundo semestre deste ano, a Abracorp prevê um faturamento de R$ 9 bilhões, um forte crescimento em comparação a julho a dezembro de 2024.
No estudo da Abracorp há uma análise de antecedência de reservas de passagens aéreas. Esse acompanhamento é importante, pois representa melhor gestão nos gostos desse item da viagem corporativa. O primeiro semestre manteve a média de quase 50% das viagens nacionais marcadas com 16 dias de antecedência ou mais. Somente 6% marcaram suas viagens com um dia de antecedência.

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