Unplugged Event: você sabe o que é?

Os participantes do evento precisarão concentrar sua atenção no presencial para se conectar melhor ao conteúdo e aos outros participantes.

Para o participante, a essência de ir a qualquer evento está em ter experiências, ou seja, aqueles que ofereçam participação mais significativa e memorável para ele. São os “human centric events”, ou os eventos com foco no ser humano.

Embora possa parecer muito estranho pensar que, na Era da Tecnologia, estejamos falando em evento desplugado na sua totalidade ou parte dele, na verdade é exatamente essa a vantagem, a beleza e a sedução deste conceito tanto para participantes quanto para profissionais de eventos.

Estamos plugados o tempo todo aos nossos celulares, wereables e devices, conectados a cada instante. Esta demanda constante e ininterrupta precisa aliviada de tempos em tempos para permitir períodos de descanso. Isso facilita para aliviar o stress da pressão constante de redes sociais e do sufocante volume de demanda e informações recebidos através da web.

Assim os participantes poderão estar totalmente presentes no mundo físico que nos rodeia, melhorando a retenção de informações relevantes, facilitando a interação e estimulando o networking.

Artigo recente de Kristen Cooper (1) sugere algumas destas vantagens, além da adoção de medidas simples para criar ambiente confortável para os participantes:

• Planejar zonas sem wifi e/ou redes sociais, facilmente identificadas e com ambiente agradável e relaxante.

• Incluir tempo ocioso, intervalos estendidos e estruturados para uma pausa no cérebro, seja para uma reflexão interna ou para atividades básicas e simples como se alimentar e ir ao banheiro.

• Programar breaks com propósito – situações nas quais os participantes podem realizar divertidas tarefas ‘hands on´, discussões sobre tópico pré-determinado.

• Promover relaxamento em ambiente calmo, mais descontraído e que não seja repleto de distrações

• Oferecer grupos de assentos confortáveis, informais, colaborativos para que as pessoas formem grupos naturalmente. Use cores claras ou brilhantes para estimular a criatividade e transmitir sensação divertida ao ambiente.

• Adicionar fatores sensoriais ao seu evento que propiciem relaxamento, pois mentes estressadas não recebem novas informações com facilidade e, o que recebem, lutam para reter.

• Atentar para oferecer sonorização adequada ao relaxamento, pois estudos descobriram que o som ambiente moderado aumenta a criatividade da maioria das pessoas.

Além de observar os objetivos do evento para a escolha das opções que trarão melhores resultados indicados por Cooper, conhecer em profundidade os participantes e a tipologia do seu evento, entre outros fatores, também podem influenciar muito neste processo. Tudo isso só reforça a importância dos eventos com propósito, do foco no Ser Humano e do pensamento estratégico para a escolha de soluções sábias e assertivas para todos os stakeholders, como o unplugged event ou unplugged moments.


PARA SABER MAIS