Marcelo afirmou ainda que o País não fica devendo em nada para as feiras realizadas no exterior. O dirigente aproveitou ainda para anunciar as duas novidades que o calendário traz para 2016: sinopse dos promotores de feiras e um especial que traz as 100 principais feiras de agronegócios do Brasil.
Diplomação dos formandos do CEM
O evento contou também com a Cerimônia de Formatura dos primeiros profissionais brasileiros com o Certificação em Gestão de Feiras (CEM) em turma aberta no Brasil, sob a coordenação de António Manoel Brito. Os primeiros 5 profissionais brasileiros que realizam esta certificação subiram ao palco e receberam das mãos do presidente executivo da Ubrafe, Armando Campos Mello, grande incentivador do CEM no Brasil, o seu Certificado CEM, passando deste modo a pertencer a um grupo restrito de profissionais de excelência com elevada qualificação e reconhecimento em Feiras e Eventos em termos mundiais.
Durante o evento a UBRAFE apresentou um panorama das feiras de negócios mostrando que 56% dos participantes das Feiras de Negócios participam para captar novos clientes.
O Calendário Ubrafe das Principais Feiras de Negócios de 2016 apresenta também o capítulo especial das 100 Maiores Feiras do Agronegócio. A previsão para o PIB da agropecuária em 2015 é de R$ 1,2 trilhão, sendo R$ 825,08 bilhões (67,6%), referentes ao ramo agrícola e outros R$ 396,27 bilhões (32,4%) ao setor pecuário. Os números são da CNA e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP).
Dados do mercado de Feiras de Negócios
O estudo Ubrafeano contemplou 220 Feiras de Negócios que serão realizadas, em 2016, por associados Ubrafe e do Calendário do Agronegócio, com 36,5 mil empresas expositoras para 50 macro segmentos econômicos, sendo 32.000 empresas nacionais e 4.500 empresas estrangeiras. Hoje, dentro da pesquisa foi considerado 2.600.000m² nos principais pavilhões brasileiros.
“O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma amostra sobre os principais fatores que permitirão ao mercado realizar inovações no atual momento econômico”, afirma Armando Campos Mello, presidente executivo da UBRAFE e diretor do SINDIPROM/SP.
O capítulo especial O Perfil dos Expositores das Feiras de Negócios estuda 222 feiras de negócios de 32 setores industriais, analisando um recorte de 817 entrevistados dentre as empresas que participam de feiras, com foco B2B (Business to Business).
De acordo com o Estudo da Ubrafe, 30% das empresas vão as feiras de negócios como expositoras, 18% como fornecedoras de serviços e 48% como visitantes. E os principais motivos que as levam a participar das feiras de negócios são: captar novos clientes (56%), lançar produtos e serviços (15%) e outros (18%).
O estudo revelou ainda a frequência que as empresas participam das feiras de negócios mostrando que aproximadamente 36% das empresas expõem 1 vez por ano e cerca de 48% participam de duas a cinco feiras de negócios.
Confira abaixo, um resumo da pesquisa.
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