Turismo em Minas

Por Virgínia Câmara

Virgínia Câmara
Minas Gerais sempre foi um estado conhecido por suas grandes belezas e, agora, se destaca, também, como um estado forte em turismo para negócios. A receptividade é considerada o cartão de visitas de Minas para os turistas. A culinária é um destaque à parte, apresentando uma grande diversidade de gostos e costumes. O turismo de eventos e negócios está aquecido, pois o estado é reconhecido como um local promissor para receber congressos, feiras e convenções. Em Minas não temos mar, mas oferecemos um oceano em diversidades turísticas, com boas opções em arte, cultura e gastronomia.

Os encantos mineiros deverão colocar o estado em 4º lugar no ranking nacional, com um maior número de turistas durante os seis feriados nacionais prolongados deste ano. O estado apresentou avanço no quesito diversidade de produtos turísticos, com destaque para Belo Horizonte, que já faz parte de roteiro de eventos internacionais e turismo de negócios.

A capital mineira tem grande influência para o crescimento do turismo em Minas. Antes reconhecida somente como um ponto inicial para visitas às cidades históricas, como Ouro Preto, Tiradentes e Inhotim – Museu de Arte Contemporânea, atualmente também faz parte do roteiro turístico estadual, e um dos exemplos que demonstram essa demanda foi o número de visitantes no Carnaval. Em 2014, registrou-se mais de 1 milhão de foliões nas ruas da capital e, neste ano, a estimativa é que 1,5 milhão de pessoas aproveitaram a folia na cidade.

A festividade revelou como o turismo em BH está aquecido, afinal, cada vez mais os visitantes reconhecem e valorizam as atrações, como o Circuito Cultural Praça da Liberdade, Roteiro Niemeyer, Tour do Futebol, Tour Síntese da Gastronomia e o Circuito Arquitetônico da Pampulha. O estado ainda possui características peculiares em relação a outras localidades nacionais e a tendência de crescimento do turismo mineiro é certa. Nós mineiros podemos nos orgulhar, pois temos todas as características de um polo turístico nacional.