Às vésperas dos eventos de fim de ano, Santos recebe visitantes de variadas regiões, idiomas e culturas, que buscam a cidade como destino turístico. Porém, em meio à esta época, autoridades e profissionais do setor local encontram um desafio: chamar a atenção dos turistas para outras atrações locais além das praias. Pensando nisso, o Santos Convention & Visitors Bureau promoveu, na última quinta-feira (7), a 6ª edição do Fórum de Turismo e Eventos de Santos, com o tema: “Santos Plural: do turismo de negócios ao turismo cultural”. O evento foi realizado no Bourbon Santos Convention Hotel, das 09h às 19h.
“Buscamos, com este evento, fomentar as ações do segmento MICE, que engloba eventos,congressos e convenções, além de conceder oportunidades para que os participantes se conheçam, realizando trocas valiosas de conhecimentos e abrindo portas para novas parcerias”, afirmou Vanessa Lombardi, presidente do Bureau.
A programação se alternava entre palestras e painéis de debate, abordando a multifuncionalidade do destino e oportunidades de negócios, valorizando pontos fundamentais para o desenvolvimento da cidade, como as atividades portuárias e a produção cafeeira, além de mencionar figuras históricas que deixaram legado na cidade litorânea, como Pelé, o rei do futebol.
Entre as principais atrações e temas abordados, o turismo receptivo ganhou destaque. No fórum, foi realizado o lançamento da Aceleradora de Receptivo, projeto do Bureau em parcerias com Sebrae e Prefeitura de Santos, que busca aprimorar o trabalho dos empreendedores do setor, além de auxiliar na captação de novos turistas para a cidade. Durante a programação, também ocorreu um painel destinado ao setor com as presenças de Selley Storino (Seectur), Luciane Farias Leite (Governo do Estado), Marco Aurélio Rosas (SEBRAE), mediado por Vanessa Lombardi (Presidente do Santos Convention & Visitors Bureau).
Para comentar sobre a variedade turística de Santos, foi realizado um painel abordando o turismo: cultural, com Cristina Guedes (Pinacoteca Benedicto Calixto); de aventura, com Carlos Telecki (Parquetur) e gastronômico, com Diego Brígido (Revista Nove), mediado por Arminda Augusto (Grupo Tribuna).
Além do lazer, o turismo de negócios também foi pauta de debates no evento, através de um painel mediado por Andréa Neris (Diretora Institucional do Santos Convention e Visitors Bureau), com participação de Eduardo Bittencourt (Parque Tecnológico), Clóvis Vasconcellos (Autoridade Portuária) e Adalto Correia (Associação Comercial de Santos), com a cidade abordada como vitrine para grandes trabalhos, eventos e congressos.
Por fim, o último ato do Fórum, e um dos mais importantes, foi o lançamento da nova identidade visual do Bureau, desenvolvida pela equipe da Revolução Marketing. Acompanhando um novo momento da entidade, a marca trouxe elementos que mostram os principais ícones da cidade e cores que caracterizam a pluralidade de segmentos do turismo, de forma moderna, jovial e vibrante. A nova identidade visual será estampada nas produções impressas e digitais do Bureau, como os showcases e mapas turísticos.
Além das palestras e debates, o evento contou tambpem com exposições de empresas associadas ao Bureau, exibindo seus serviços.
Comentários