Maior centro de convenções e exposições do Sul do Brasil, localizado em Joinville, SC, a Expoville registra crescimento de 15% na comercialização de eventos realizada no primeiro semestre de 2018 comparado com o mesmo período do ano passado. A estimativa é de que mais de 45 mil pessoas tenham passado pelo local durante esse período.
Considerada uma das melhores cidades para se investir no país, a maior cidade de Santa Catarina tem sido cada vez mais procurada para o turismo de eventos do segmento MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions). Prova disso é que, no último semestre, a Expoville anunciou que a comercialização de eventos realizada no primeiro semestre deste ano aumentou em 15% comparada com o mesmo período do ano passado. A projeção é que o crescimento se mantenha no segundo semestre.
Além disso, com base em estudos realizados por instituições do setor, referente ao gasto médio de turistas de negócios e eventos no país, que é de cerca de R$350 por pessoa, a Expoville estima que os eventos realizados no primeiro semestre de 2018 tenham gerado um reflexo de cerca de R$50 milhões para o município. Isso envolve desde gastos no setor hoteleiro até transportes, gastronomia, comércio, produtos e serviços. Mais de 45 mil pessoas passaram pelo local apenas no que se refere a congressos técnicos, feiras, palestras e similares, sem contar com os eventos de lazer realizados.
“O crescimento, tanto em qualificação como em número de eventos, é um reconhecimento ao trabalho no âmbito da captação por meio da atuação do consórcio Viseu Caex/ Expoville junto à sua equipe comercial e ao Joinville e Região Convention & Visitors Bureau. Um resultado que deve se manter até o final do ano, mesmo com a paralisação dos caminhoneiros, diante da Copa do Mundo e com a incerteza eleitoral, o que projeta a nossa região como destino de negócios e contribui para a economia da cidade e para o estado de Santa Catarina”, comenta o diretor comercial da Expoville, Luciano Coradi.
Expoville recebeu grandes congressos no primeiro semestre de 2018
Somente nos últimos seis meses, a Expoville recebeu 39 congressos, feiras, exposições, shows, palestras, entre outros eventos. Entre eles está a Expogestão que atraiu cerca de 6,6 mil participantes e registrou um crescimento de 10% em relação à edição de 2017. A Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas é mais um exemplo, realizada desde 2010 na Expoville quando saiu de 5 mil m² para mais de 11 mil², e que segue em constante crescimento tanto em número de expositores como de visitantes.
Já o Congresso Brasileiro de Apicultura (CONBRAPI) e de Meliponicultura, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) reuniu mais de 2.500 participantes de Santa Catarina e de outros estados brasileiros, além de outros países como Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai, México e Grécia.
A Expoville serviu de palco também para o lançamento de novos produtos como é o caso da realização do Salão do Imóvel SC – Feira de Imóveis um evento realizado pela primeira vez em paralelo à programação da tradicional feira de móveis e decoração Home Art.
“O segmento de eventos se fortaleceu a partir da oferta de espaços como é o caso da estruturação do maior Centro de Convenções e Exposições do Sul do país, a Expoville, por meio do consórcio Viseu Caex. Para se ter uma ideia, cerca de 20 eventos foram realizados em 2012 no local, no primeiro de sua administração. Já em 2017 foram quase 170 eventos e para 2018 a expectativa é realizar mais de 200. Essa estrutura aliada à divulgação da cidade como um polo econômico, industrial, tecnológico e universitário contribuem para a atração de eventos, lançamentos de produtos e novidades para os vários segmentos”, avalia a presidente CVB Joinville, Vanessa Venzke Falk.
Comentários