“Ações para manutenção dos vôos internacionais”. Este foi o assunto discutido nesta segunda-feira, 5/01, na Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) com o trade turístico. Diante do cenário internacional de crise financeira, o governo da Bahia e os empresários do setor se uniram para conter as ameaças de cancelamento dos voos provenientes de Madri (Espanha), a partir de abril de 2009, da companhia aérea Air Europa, que opera exclusivamente em Salvador, depois que foram cancelados os voos do Rio de Janeiro.
Durante a reunião algumas soluções para garantir a sustentabilidade dos vôos foram apresentadas:
- Uma parceria com os governos de Pernambuco e Ceará, onde as 4 frequências semanais deixariam de ser apenas Salvador/Madri e passariam a ser 2 frequências Madri/Salvador/Recife/Madri e 2 frequências Madri/Salvador/Fortaleza/Madri;
- Estudar junto a Secretaria da Fazenda a possibilidade de redução do imposto ICMS no combustível que abastece as aeronaves de voos internacionais;
- Contratação de um profissional para atender os mercados da Europa;
- Ações de promoção e publicidade, a exemplo de publicações em catálogos; intercâmbios culturais entre Salvador e Espanha com projetos do tipo “o mês da Bahia na Espanha” e “o mês da Espanha na Bahia”; apresentação de grupos de capoeira em shoppings centers espanhóis para divulgar a cultura e despertar o interesse pela Bahia;
- Lançamento do São João em Madri, Porto e Lisboa
- Recepção de 360 agentes de viagem e jornalistas para participar dos programas de famtours e press trips cujos custos de hospedagem, alimentação, transporte e guia serão assumidos pelo trade; somando-se 12 programas anuais. O gasto médio por pessoa para 4 dias é de aproximadamente 750 euros.
- Os gastos totais giram em torno de 800 mil euros, que serão compartilhados entre a iniciativa pública e privada.
Outra reunião está prevista para acontecer dia 13/01, com os dirigentes estaduais de turismo de Pernambuco e Ceará para enfim apresentar uma proposta ao diretor da Air Europa, Manuel Pañadero, que deverá chegar a Bahia ainda este mês.
“Neste momento de crise internacional precisamos estabelecer prioridades para os investimentos no exterior. Temos um orçamento limitado para solucionar definitivamente o problema, porém estamos unidos com a iniciativa privada tentando estabelecer as ações que realmente terão eficácia durante a negociação com a companhia aérea para mantermos estes voos”, explicou o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli.
A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, pretende concentrar os esforços em ações de promoção. “Vamos focar nas ações promocionais, inclusive para o público final, mostrando a cultura da Bahia, com o lançamento do São João em Madri, além das apresentações de capoeira nos shoppings”, disse a presidente.
Os empresários do setor ponderaram como medida, uma redução no imposto que incide sobre o combustível. “Se conseguirmos diminuir a alíquota do ICMS para 4%, a companhia aérea terá uma redução de custos de aproximadamente 5 mil dólares por voo, isso representa uma garantia de 15 assentos na aeronave”, explica Pedro Costa, presidente da ABAV.
Ainda que o mundo viva este momento de crise, a Bahia encontra-se em destaque no cenário nacional. “Temos que voltar nossos olhares ao mercado doméstico, pois é este que está garantindo a lotação nos hotéis e representa uma fatia de mais de 80% do fluxo turístico”, lembra Paulo Dias, diretor do Convento do Carmo. “Só não conseguimos uma taxa de 100% de ocupação no Réveillon porque não havia mais vôos, nem aviões”, conclui.
Também estiveram presentes na reunião o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares (SHRBS), Silvio Pessoa; o hoteleiro Cícero Sena; o presidente e o vice-presidente do Convention Bureau, Mário Bruni e Paulo Dias; o presidente do Cluster de Sauípe, Xavier Veciana; o presidente da ABIH, Ernani Pettinati, representantes do Sindicato dos Guias de Turismo, além de diretores da Setur e Bahiatursa. (VB)
Comentários