Turismo da Argentina reitera estratégia para o mercado brasileiro

País vizinho apresenta ao trade nacional proposta de um destino de experiência que tem peculiaridades únicas no universo de oferta turística para o viajante brasileiro.

Um divisor de águas na forma de apresentar os atrativos turísticos da Argentina é o que propõe a campanha promocional deste ano do país vizinho. Sob o título “Argentina, por vos”, o destino chega à 42ª edição da ABAV para consolidar, junto aos profissionais que atuam na intermediação de viagens no País, a imagem de um território de múltiplas escolhas que proporciona experiências a serem desfrutadas de forma intensa e sensorial pelo visitante.

Mais forte do que nunca, a parceria do turismo oficial argentino com o trade nacional se reveste de um trabalho de maior sintonia ainda. Jaime Ríos, coordenador para o Mercado Brasil do Inprotur – Instituto Nacional de Promoção Turística, explica que “toda a campanha se pauta na diversidade do turismo argentino e nas vantagens do passageiro em formatar sua viagem de acordo com a experiência a ser vivenciada de acordo com gosto pessoal, interesse e necessidade de cada um. Mas tudo realizado através de uma agência de viagens ou de uma operadora turística”. Segundo ele, o formato de distribuir o produto Argentina não muda, o que ganha dinamismo é a maneira de divulgar os atrativos ao público final, que passa a ser informado de maneira mais completa sobre o que fazer quando cruzar a fronteira do país, por ar, terra ou mar.

A campanha anterior, “Argentina Pulsa con Vos” percorreu o mundo. Iniciada em 2010, desde então fortaleceu o posicionamento da marca do país em todo o planeta. A chamada principal “Pulsa con Vos” foi traduzida para mais de 10 idiomas, regionalizando seu uso em cada mercado e capaz de dar as boas-vindas a uma localidade turística que tem como principal característica o jeito receptivo de acolher o visitante.

Força aos produtos

O Inprotur, por sua vez, mantém a promoção de distintos produtos que a Argentina tem para oferecer, muito além dos tradicionais e consagrados do público brasileiro: como neve, gastronomia/vinho, compras, aventura, cultura etc. Para tanto, permanece com o intenso trabalho de capacitação oferecida aos agentes de viagens e operadores, associado a road shows por várias localidades do Brasil, participação em feiras e acordos operacionais com entidades de classe do turismo nacional.

Inprotur

O Instituto Nacional de Promoção Turística – Inprotur tem o papel de promover a Argentina no mundo como destino turístico. Criado em 2005, quando sancionada a Lei de Turismo, o órgão – que responde ao Ministério do Turismo da Argentina – começou o trabalho com o objetivo de posicionar o país como destino líder na América Latina e consolidar o setor turístico da Argentina. Na prática, a ação do Inprotur se dá com a participação em feiras de turismo ao redor do mundo, intervenções em vias públicas, ações na web e nas redes sociais e organização de grandes eventos no país. Para intensificar a estratégia promocional foi desenvolvido o Plano de Marketing Internacional ConectAR 2012-2015. Este plano busca situar a Argentina no topo dos destinos latino americanos pela qualidade e diversidade de sua oferta turística e, também, se transforma em uma peça fundamental para nortear o trabalho de divulgação de mais de 200 experiências.

Fonte: Assessoria