Vendas compartilhadas em sites e aposta em produtos diferenciados já geram receitas de até R$ 220 milhões para algumas empresas
O diretor comercial da Travel Ace, Evandro Correa, realizou hoje (dia 28), durante a reunião geral da Abracorp, no Hotel Pestana, em São Paulo, a apresentação “Receitas adicionais para incrementar o seu negócio”. Atualmente, a Travel Ace atende 36 empresas em seu portifólio.
Durante 30 minutos, o executivo fez uma análise de mercado para mostrar como empresas de diversos segmentos estão apostando em outros nichos de mercado para incrementar a receita de suas empresas. “Companhias aéreas não vendem apenas bilhetes em seus sites. A venda conjugada de produtos já existe, mas as grandes empresas de turismo precisam acreditar mais nesse mercado”, afirmou Correa.
Evandro comentou como algumas empresas estão se destacando: “As lojas Marisa estão vendendo seguros em seu site e chegam a faturar R$ 75 mil em receita por mês, sendo 15% desse valor o lucro líquido”, explicou. O diretor pontuou também que a Magazine Luiza fatura aproximadamente R$ 220 milhões em apólices de seguro. A Editora Abril deixou de vender somente livros em seu site e passou a vender eletrodomésticos. “Na Tam, as receitas adicionais já correspondem a 10% do faturamento”, acrescentou.
A Travel Ace, por exemplo, fez uma parceria com todas as armadoras de cruzeiros que navegam pelo litoral brasileiro. Em 2004, foram apenas 899 passageiros cobertos. Já entre a temporada 2011-2012, mais de 250 mil cruzeiristas viajaram assegurados. “Os empresários precisam abrir os olhos para esse nicho e as ferramentas já existem. É preciso acreditar”, observou.
Ainda mostrando como é possível adaptar produtos para diferentes áreas de negócio, Evandro Correa apresentou o case corporativo utilizado na Petrobras, Vale, Bayer e Unilever. “Conseguimos assegurá-los com um programa de prevenção de riscos. Os funcionários dessas empresas viajam para o Sudão, Somália, entre outros destinos em que a infraestrutura médica não é referência mundial”, analizou.
O dirigente também lembrou os presentes que para embarcar a Europa, o seguro de viagem ou cartão de assistência já é obrigatório. “Os Estados Unidos não exigem, mas uma cirurgia de apendicite vale R$ 14 mil. Mesmo sabendo desses gastos, 30% dos brasileiros que viajaram ao exterior no ano passado não utilizaram um cartão de assistência”, completou.
Projeção no mercado de turismo - Para finalizar sua apresentação, Correa fez uma projeção de vendas. Uma empresa vende 500 mil passageiros no ano (sendo 400 mil nacionais e 100 mil internacionais). Se 5% deste total tenham aderido a um seguro de viagem, a empresa de turismo terá 40% de comissão, algo em torno R$ 90 mil para o mercado nacional e R$ 280 mil no internacional. “Todos empresas, sejam elas grandes ou pequenas, se preocupam em expandir ou defender o seu negócio. O que eu proponho é a proteção de um negócio para ele seja cada vez mais rentável”, finaliza Correa.
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