Trade paranaense se une contra extinção da pasta do Turismo

Nesta última segunda-feira (30) os presidentes das principais entidades ligadas ao turismo no estado paranaense divulgaram em conjunto uma Nota de Repúdio ao ato de extinção da Secretaria de Turismo, endereçada ao governador Beto Richa.

O trade turístico do Paraná se uniu para tentar demover o governador Beto Richa de extinguir a Secretaria Estadual de Turismo.

Nesta última segunda-feira (30) os presidentes das principais entidades ligadas ao turismo no estado paranaense divulgaram em conjunto uma Nota de Repúdio ao ato de extinção da Secretaria de Turismo, endereçada ao governador Beto Richa.

Na tarde desta terça-feira (01), empresários e lideranças do trade paranaense irão se reunir com o governador do Paraná, numa última tentativa de sensibilizar Beto Richa para o prejuízo que o setor como um todo terá com a extinção da Secretaria de Turismo.

Veja abaixo a íntegra da Nota de Repúdio divulgada pelos dirigentes do turismo paranense.

Curitiba, 30 de setembro de 2013.

Exmo. Senhor
Carlos Alberto Richa
Governador
Estado do Paraná

Prezado Governador,

Entidades associativas do trade turístico do Estado do Paraná estão infra-assinadas para manifestar sua indignação e repúdio à arbitrária decisão do Governo do Estado do Paraná de extinguir a Secretaria Estadual de Turismo, condensando-a na pasta da Secretaria da Cultura.

O Turismo é um dos principais setores econômicos do Estado, abrangendo atrativos turísticos e o crescente segmento de turismo de negócios e eventos. Como consequência, destaca-se a geração de trabalho e renda para a sociedade, entre outros legados e benefícios sociais.

No Paraná, a receita gerada pelo setor em 2012 foi de R$ 4 BILHÕES. O Estado recebeu um fluxo de turistas de 13,6 milhões de visitantes, sendo que 8,3% destes são turistas internacionais – 1,2 milhão de visitantes estrangeiros. Grande parte desta movimentação é gerada por Foz do Iguaçu, comprovadamente o terceiro destino turístico brasileiro mais visitado por turistas internacionais. A Secretaria de Estado do Turismo foi criada em 2003 e, nesta década, a receita gerada pelo setor cresceu mais de 400%. Dados estes, apontados por uma pesquisa feita pela própria Secretaria de Estado do Turismo.

Soma-se ainda, a realização da Copa Fifa 2014, que muito contribuirá para o incremento em nosso Estado, dando oportunidade para o Paraná mostrar seus atrativos turísticos ao mundo. Neste sentido, a cidade de Curitiba, uma das sedes da Copa, terá a oportunidade de se posicionar como um dos melhores destinos turísticos das Américas, destacando sua infraestrutura urbana, sua moderna gestão e os índices acima da média nacional, com relação à qualidade da prestação de serviços. Curitiba já se situa entre os principais destinos turísticos brasileiros para negócios e eventos.

Como podemos facilmente perceber, esta decisão impacta vários processos em andamento, de grande relevância para o crescimento e fomento econômico do Estado do Paraná. Portanto, os presidentes das entidades abaixo relacionadas solicitam uma audiência pública de caráter emergencial para que possam ser apresentados números do setor e argumentos que esclareçam o Governo do Estado sobre a importância da Secretaria de Estado de Turismo e do segmento enquanto setor econômico.

Analisando os números fica claro o entendimento de que a decisão deveria ser de continuidade, não de estagnação. Essa decisão mostra que o Governo do Estado está agindo na contramão da historia. Em 2003, o Brasil criou uma pasta exclusiva para o Turismo, demonstrando sua relevância econômica. Com tal atitude, nosso governo estadual demonstra que entende o Turismo de forma muito restrita.

Enquanto alguns países europeus como Espanha, Itália e Portugal apostam fortemente no turismo, pois tornou-se uma das principais atividades econômicas, senão a principal, o que vemos por aqui é um passo para o retrocesso do setor. A pasta do turismo, sem prestígio, é tratada com desdém pelos governantes e, invariavelmente, usada como simples moeda de troca nas acomodações político-partidárias. Será que continuaremos eternamente somente sonhando em ser uma potência turística mundial e em poder usufruir inteligentemente da autossuficiência econômica gerada pelo segmento?

Num mundo globalizado, os destinos turísticos precisam de competitividade. Para isso, precisam se promover e fazer marketing turístico. O Paraná tem inúmeras atrações, além de Foz do Iguaçu. Infraestruturas já mantidas pela iniciativa privada, que paga impostos e gera sua contribuição social. Seria então o momento de promover estas alternativas para o mercado nacional e internacional, fomentando, gerando ainda mais renda. No mundo, a cada onze empregos, um é no turismo. Não seria o momento de buscar este índice também no Paraná? No entanto, ironicamente, no Dia Mundial do Turismo, o Governo do Estado anuncia a dissolução de uma importante ferramenta para este fim.

Ao manifestar regozijo frente ao firme posicionamento governamental, as entidades autoras dessa carta aberta aproveitam para apelar à sensibilidade do Governador Beto Richa no sentido de assegurar que o Paraná continuará reconhecendo a importância do Turismo e de seus profissionais. Reiteramos a necessidade urgente da realização de uma audiência pública. Não é aceitável que um setor econômico com tantos impactos positivos e expectativas tão promissoras seja tratado com tal desinteresse. É uma relação óbvia olharmos para turismo enquanto atividade econômica e tratá-lo como tal.


Assinam este manifesto

ABAV–PR - Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná

Roberto Bacovis - Presidente

ABEOC-PR – Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná

Rubens Dobranski – Presidente

ABGTUR – Associação Brasileira de Guias de Turismo

Maeli Borges Fanini - Presidente

ABIH–PR - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Paraná

Henrique Lenz Cesar Filho - Presidente

ABRACCEF-PR – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras do PR

Margareth Caron Sobrinho Pizzatto - Presidente

ABRAJET-PR - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Paraná

Antonio Claret de Rezende – Presidente

ABRASEL-PR – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná

Marcelo Woellner Pereira - Presidente

CURITIBA, REGIÃO E LITORAL CONVENTION & VISITORS BUREAU

Dario Paixão - Presidente

FEDERAÇÃO DE CONVENTION & VISITORS BUREAUX DO ESTADO DO PARANÁ

Sérgio Takao Sato - Presidente

FETHEPAR - Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado

do Paraná

Wilson Pereira - Diretor Presidente

HI HOSTEL-PR – Associação de Hostels do Estado do Paraná

Miguel Angel Allou – Presidente

IGUASSU CONVENTION & VISITORS BUREAU

Enio Eidt – Vice - Presidente

INSTITUTO PANORAMA DO TURISMO

Julio Cezar Rodrigues – Presidente

RETUR – Rede de Turismo Regional

Manoel Jacó Garcia Gimenes – Presidente

SEHA - Sindicato Empresaria de Hospedagem e Alimentação Curitiba

Marco Antonio Fatuch – Presidente

SINDEGTUR-PR - Sindicato dos Guias de Turismo do Paraná

Lucia Kispergher Pereira - Presidente

SINDEHOTÉIS-PR –Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro, Meios

de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região

Luís Alberto dos Santos – Diretor Presidente

SINDETUR-PR - Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Paraná

Nelson Pires de Moraes Junior – Presidente