Top Planejamento 2009 reúne representantes do marketing promocional

Entre os dias 17 a 19 de fevereiro, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em São Paulo, foi palco do Top Planejamento Estratégico 2009, que reúne a cadeia produtiva do marketing promocional, com intuito de promover debates sobre tendência do mercado.

No ciclo de palestras nomes como: Brian Crotty (Aquarium Marketing & Communication), Carol Mello (Vale); João Fernando Vassão (CVC); José Estevão Cocco; Julio Ribeiro; Luiz Buono (Fábrica Comunicação Dirigida);Martha TRENZ (Power4) e Selma Santa Cruz (Meio &Mensagem) trouxeram aos participantes as perspectivas desse novo consumidor seletivo muito mais atentos as marcas, produtos e serviços.

Na última noite do evento (19), o sócio-diretor da Aquarium Marketing & Communication, Brian Crotty enfatizou a importância do planejamento na era digital.

Segundo Crotty, é necessário que haja um equilíbrio do ecossistema da informação, "a resistência do consumidor esta mudando de uma forma muito radical. Hoje existe uma aversão nas decisões, as pessoas fazem e tomam decisões como antigamente, mas dispõe de muito mais ferramentas com interações mais estimulantes e ricas”.

“Os consumidores ainda tomam decisões baseadas na confiança, sempre influenciados por formadores de opinião e evangelizadores; e com o uso da ferramenta digital como internet, blog´s, criou-se uma nova forma de pensar,  que facilita a expressão- beta phase- avaliando novos serviços e opções de conteúdo”.

Nuances do mercado

O especialista destaca que o mercado passa por diversas nuances com a era digital, no poder de decisão de compra de um produto- ecossistema de valores.

"São diversas as ferramentas para acessar conteúdos e tomar decisões, o consumidor têm nas mãos ferramentas digitais de altíssimo poder, que podem mudar a comunicação. A exemplo, um produto quando lançado nos  Estados Unidos, daqui três meses, já esta no Brasil. O mundo vive hoje uma informação global de trabalho e entretenimento".

Novos formatos, interfaces padronizam, a postura desse consumidor reativo na era da informação. Crotty enfatiza que as formas de conteúdo e mudança em diversas disciplinas têm resultado uma luta por uma nova estratégia de mercado.

Quando questionado em relação à crise financeira mundial, diz que o mercado brasileiro esta na contra tendência. "Ainda não sentimos resultado de crise, as nossas contas só tendem a aumentar, e estamos reagindo muito bem fomentando o mercado interno, não vejo problemática ainda".

O diretor de marketing e vendas do Rio Quente Resorts, Manoel Carlos, que também esteve presente no evento, questionou o palestrante sobre como utilizar corretamente os novos mecanismos de divulgação utilizados nas mídias digitais.

Respondendo a indagação, Crotty, destaca que as empresas devem desenvolver  redes sociais, com a pretensão de  construir uma nova metodologia de comunicação, "a divulgação na web já detém boa parte da publicidade mundial, além do que customiza dados ganhando novos espaços".

Comunicação Dirigida

Já Luiz Buono, da vice-presidente de planejamento e atendimento da Fábrica Comunicação e Dirigida, que encerrou o ciclo de palestra da noite, acredita que o fato global de mudanças das agências, deve-se ao consumidores abrirem novos leques para o mercado, a exemplo o marketing direto.

"A comunicação dirigida cria novos pilares da comunicação, e a internet quebrou o mundo em milhões de pedaços, o que faz salientar que o mundo esta plural, e as opções são muito grande. Neste mundo cheio de fragmentos as primícias do marketing são o envolvimento, diálogo e conversa".

"As mensagens são dispersas,e a comunicação meramente publicitária está com pouca capacidade de mobilizar audiências.É preciso prestarmos atenção em outras técnicas de abordagem, que combinem conteúdo em mensagens que envolvam as pessoas".

Outro ponto enfático mencionado por Buono, é que para efetivar conexão com o consumidor o planejamento não deve ficar concentrado somente no viés criativo. "A criatividade é a essência, mas cada grupo de pessoas tem novas perpesctiva e interesses diferentes. Cabe a esse planejador cirar uma diversidade de raciocínios, pois os consumidores estão cada vez mais seletivos. A comunicação dirigida  é  um grande projeto de envolvimento",conclui.

Serviço
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