O parque de exposições da Fenac, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, passa a ser o centro das atenções do setor coureiro-calçadista a partir desta terça-feira (12), quando começa mais uma edição da Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. São centenas de expositores de aproximadamente 15 países e cerca de 1.200 marcas em exposição, movimentando milhares de visitantes do mundo inteiro e gerando muitos negócios naquele que é considerado o segundo maior evento do segmento do couro e calçado.
Os bons resultados obtidos pelos expositores da Couromoda, realizada no início do ano em São Paulo, e também pelos demais eventos já ocorridos neste primeiro trimestre, juntamente com a redução temporária de ICMS anunciada recentemente pelo governo gaúcho, projetam um clima favorável para a 37ª edição da feira. Outro ponto importante, segundo o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam, é que a Fimec é a única feira internacional que reúne, durante quatro dias, em um mesmo local, todas as áreas do complexo coureiro-calçadista.
“Na Fimec existe o ambiente ideal para que os visitantes possam acompanhar de perto tudo que está acontecendo no setor, as novidades e as tendências”, lembra Desiam. Além disso, a antecipação da data possibilitará que os lançamentos da feira possam ser utilizados já para a próxima estação. “Nossa expectativa é muito positiva”, complementa o diretor-presidente da Fenac.
FÁBRICA CONCEITO - O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC e a Coelho Assessoria Empresarial apresentarão na Fimec a quarta edição da Fábrica Conceito. O projeto conjunto da instituição de pesquisa com o consultor Luis Coelho tem o patrocínio master do Badesul. A Fenac, promotora da Fimec, também apoia a ação, cedendo o espaço usado para apresentar o projeto que já está consolidado como uma importante vitrine para fabricantes de máquinas e equipamentos, além de fornecedores de componentes e matérias-primas para calçados.
O consultor Luis Coelho salienta que “trata-se de uma excelente vitrine para os próprios expositores da Fimec, que podem demonstrar o uso de seus equipamentos, componentes, ou insumos na prática”. O presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, lembra que o projeto, que acontece em quarta edição e terá um total de 60 parceiros – tem como foco mostrar conceitos inovadores em máquinas, processos, ferramentas de gestão e insumos para calçados, para empresários, gerentes, técnicos e demais profissionais calçadistas de todo o Brasil e dos países vizinhos.
A Fimec é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo, contando com a parceria das principais entidades do setor: ABBECA – Associação Brasileira de Estilo e Cultura Calçadista; ABQTIC – Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro; ABRAMEQ – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins; ACI-NH/CB/EV – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul; ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos; CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil; IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos; e Universidade Feevale.

Comentários