Tintas Coral comemora Dia Mundial do Turismo com cores em diversos pontos turísticos do país

Como parte do projeto Tudo de cor para você, que leva cor e alegria para todo o Brasil, voluntários estrangeiros irão pintar casas no Rio de Janeiro

A Tintas Coral lançou o principal projeto socioambiental da empresa, Tudo de cor para você, com o objetivo de levar alegria e bem-estar à vida das pessoas por meio das cores. Desde então, mais de 520 mil litros de tintas já foram utilizados para renovar espaços históricos e turísticos em comunidades de diferentes regiões do país, como São Paulo, Salvador, Florianópolis, Rio de Janeiro, Fortaleza, entre outras.

E para marcar o Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, o projeto Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta, realizará um grande mutirão de pintura de cinco casas no dia seguinte, sábado, 28 de setembro, com a presença de 40 estudantes estrangeiros recém chegados à capital para fazerem intercâmbio em universidades brasileiras. A mobilização dos voluntários é feita pela Rede de Estudantes de Intercâmbio (REI) em parceria com o projeto da Coral, que, desde novembro de 2012, vem revitalizando as fachadas das edificações do morro.

O Tudo de cor para Rio de Janeiro - Santa Marta tem se concretizado com os próprios moradores da comunidade executando a pintura de suas casas. A Coral fornece gratuitamente as tintas, os equipamentos de pintura e segurança, o treinamento e supervisiona o trabalho. Os mutirões acontecem todo mês para estimular mais moradores a participar do projeto e acelerar o trabalho de pintura. “Este será o terceiro grupo de estudantes que levamos para participar do projeto. Aqui no Rio, a maioria dos intercambistas mora em Copacabana e tem a praia como referência. A oportunidade de conhecer e ajudar o projeto faz com que entendam a vida real de um morador de favela. Ao final do dia de pintura, todos estão fascinados com o trabalho e com a vista do local”, afirma Soyan Ferrer, sócia-responsável pela REI Rio. Com isso, as cores estão tomando a paisagem do morro como mais um atrativo turístico da região.

Em 1996, a comunidade Santa Marta se projetou para o mundo após se tornar locação do videoclipe They don't care about us, do popstar Michael Jackson. A capacidade turística do local também se fortaleceu após ser a primeira favela pacificada da capital e inaugurar o plano inclinado (bondinho), iniciativas ocorridas em 2008. A guia de turismo Salete Martins, criada no Santa Marta, onde mora até hoje com o marido e os dois filhos, recebe visitantes diariamente de todo o mundo querendo conhecer a comunidade. Ela destaca que a pintura das casas do morro chama bastante a atenção dos visitantes. “Os turistas perguntam e ficam impressionados com a pintura colorida das casas. O projeto da Coral também nos presenteou com uma grande pintura artística no muro que fica no topo do morro feita pelo Swell, um artista local. E outra etapa do projeto, a revitalização da Praça do Cantão, uma das entradas da favela, também faz muito sucesso entre os visitantes”, explica Salete.

O projeto, além de colocar a missão da Coral na prática, também combate a degradação de áreas e patrimônios históricos ou edificações relevantes como museus, igrejas, hospitais e moradias em geral e, muitas vezes, revitaliza pontos turísticos do país.

Em janeiro de 2010, por exemplo, Salvador teve 56 imóveis renovados no Largo do Pelourinho. Como é costume por onde passa a ação, a cidade teve como padrinho o cantor Carlinhos Brown.

Ainda no Nordeste, o Tudo de cor para você esteve no Centro Histórico de Olinda, em março de 2010, renovando 45 casarões em estilo colonial português, incluindo o Mosteiro de São Bento e a casa do cantor Alceu Valença, padrinho da edição.

Em agosto de 2010, o programa completou um ano em Porto Alegre e contou com a participação de internautas que indicaram as áreas a serem renovadas. A Avenida João Alfredo, na Cidade Baixa, teve 71 casas pintadas com cerca de 66 cores, numa paleta inspirada no pôr-do-sol do Rio Guaíba, cartão-postal da região.

Ouro Preto teve as cores da Ladeira de Santa Efigênia renovadas em outubro de 2010, onde 42 casas foram pintadas. Na paleta, tons de azul inspirados na obra de Manuel da Costa Ataíde, um dos mais brilhantes artistas do barroco mineiro. A cidade possui seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico tombado pelo IPHAN desde 1938, sendo declarado pela UNESCO, em 1980, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Em Porto Seguro, em fevereiro de 2011, a ação pintou mais de 150 fachadas na Cidade Histórica, Passarela do Descobrimento e na Rua Marechal Deodoro.

Em junho do mesmo ano, Florianópolis teve o Mercado Público Municipal, o Largo do Mercado, e o Ribeirão da Ilha transformados pelo Tudo de cor para você. A cidade teve como embaixador o tenista Gustavo Kuerten.

Já em agosto de 2011, a capital cearense, Fortaleza, transformou as cores da Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões) e seu entorno, contemplando 14 imóveis; o Museu do Ceará; o Palácio da Luz, a Igreja do Rosário e a Casa do Estudante. O padrinho foi o cantor Raimundo Fagner.

Em 2012, Paraty, no Rio de Janeiro, teve diversas áreas do centro histórico e da Ilha das Cobras renovadas com participação da madrinha e cantora Ana Carolina. Paraty une em um único local: história, cultura, arte e beleza natural. Para a Coral, estes são os ouros da cidade. E foi nesse conceito que a paleta de cores foi definida em parceria com o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No total foram 77 imóveis renovados.

Após uma grande mobilização de internautas nas redes sociais com a campanha “hashtag #tudodecorparajoaopessoa” que, na ocasião, foi trending topics na cidade, a Coral junto com a madrinha e cantora Daniela Mercury, desembarcou no centro histórico de João Pessoa. Cerca de 5 mil litros de tinta em mais de 70 tons, foram selecionados para colorir e transformar mais de 40 imóveis, em junho de 2012.

Em março de 2013, a Tintas Coral esteve presente em Recife, uma das principais praças para a companhia, com o objetivo de garantir ainda mais qualidade de vida e urbanização à capital pernambucana. Com isso, diversos locais do centro histórico da cidade ganharam novas cores: 30 casas do Pátio de São Pedro, o Centro Cultural Apolo-Hermilo (Teatro Hermilo Borba Filho e Cine Teatro Apolo), o teatro Barreto Junior, além de 25 casas da Rua do Bom Jesus. Para a ação, mais de 6.600 litros de tintas foram utilizados, impactando mais de 720 mil pessoas – entre moradores do Recife que circulam por ali diariamente, além de turistas que visitam a região.

 “Tudo de cor para você”

O “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Desde o início do projeto, mais de 520 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 3.500 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 1.800 aprendizes formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

Coral

A Coral, reconhecida mundialmente por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. A expertise em cores da Coral resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes (oferecido no www.coral.com.br); o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Coral também marca presença nas mídias digitais, como no twitter (@TintasCoral) e no Facebook (/TintasCoral). Outras plataformas do universo digital: o Blog Coral - ferramenta que tem como proposta aproximar os apaixonados por decoração das novidades do mundo da cor, e o Clique&Decore - simulador interativo de ambientes, com mais de duas mil opções de tons para colorir os mais diversificados espaços. Em 2012, a Coral foi reconhecida no prêmio internacional Superbrands, que elege marcas excepcionais que atendem as necessidades dos mais diversos públicos.

A marca Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e foi pioneira a trazer, além de códigos, os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda.

Desde 2008, a Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.

AkzoNobel

A AkzoNobel é uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas. Fornecemos produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalhamos com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes. O nosso portfólio inclui marcas bem conhecidas como Coral, Sparlack, Wanda, Sikkens, International e Eka. Com sede em Amsterdã, na Holanda, somos consistentemente indicados como uma das empresas líderes na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, os nossos 50.000 colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos em entregar produtos e tecnologias de ponta, capazes de atender às crescentes demandas de um mundo em constante evolução.

As atividades da AkzoNobel no Brasil estão divididas em suas três principais áreas de negócios mundiais: Tintas Decorativas; Performance Coatings e Especialidades Químicas. Cada área possui unidades de negócios dedicadas a serviços específicos. Em Tintas Decorativas, a companhia trabalha com as marcas Coral e Sparlack. Dentro de Performance Coatings, existem as unidades Automotive&Aerospace Coatings (marcas Wanda e Sikkens); Marine, Protective & Coatings (marca International); Powder Coatings (marcas Interpon e Resicoat), Packaging Coatings e Wood Finishes and Adhesives (Resinas Iguatu). Já, em Especialidades Químicas, estão inclusas as unidades Pulpand Performance Chemicals (marca Eka), a Surface Chemistry e a Functional Chemicals. São, ao todo, 2.900 colaboradores distribuídos em 15 fábricas em seis estados e que fazem do Brasil o 4º maior mercado para a companhia. Por seu amplo portfólio e presença em diferentes áreas de atuação, a AkzoNobel está presente na vida cotidiana do brasileiro e trabalha para oferecer cada vez mais produtos inovadores e sustentáveis, em linha com sua missão e filosofia.

Fonte: Assessoria