The Wineyard Experience, evento gratuito, chega ao Rio Design Barra

Evento conta com análises sensoriais, técnicas de harmonização, degustação, entre outras atividades.

O Rio Design Barra promove um evento inédito sobre o universo dos vinhos: o The Wineyard Experience. Com entrada gratuita, o projeto fica na praça de eventos entre os dias 10 e 25 de agosto trazendo experiências sensoriais, realidade virtual e degustações com mais de 200 rótulos de vinhos, incluindo marcas de todos os continentes.

A programação também inclui painéis, mesas interativas, conteúdos e workshops ministrados por respeitados enólogos e sommeliers, que estimulam os sentidos e trazem informações sobre a produção e características da bebida, técnicas de harmonização, noções básicas de como escolher o vinho, dicas sobre como servir, entre outros. Todas as oficinas são gratuitas e, para participar, basta fazer a pré-inscrição pelo aplicativo do Rio Design Barra. A experiência da exposição é aberta ao público e traz ainda a tecnologia da realidade virtual, que permite que os participantes conheçam sobre o processo de produção do vinho, desde a colheita até o envase.

Concebido e realizado pela Rompecabezas, o The Wineyard Experience visa a introduzir as pessoas no universo do vinho, abordando-o sob uma nova perspectiva, de forma a desmitificar a aura que gira em torno da bebida, democratizando-a e formando novos consumidores.

“O que motiva o consumidor hoje a ir a um shopping center já não é mais a compra e, sim, a experiência, por isso apostamos cada vez mais em formatos de eventos que tragam conhecimento de maneira interativa e divertida. O The Wineyard Experience é uma oportunidade para os clientes do Rio Design Barra aprofundarem seus conhecimentos sobre a bebida por meio de uma vivência única e sensorial”, conta Adriely Candido, gerente de Marketing do Rio Design Barra.

“Vivemos uma era em que a tecnologia vem mudando a maneira como as pessoas se comunicam e se relacionam entre si, com os ambientes e com a informação. A Rompecabezas procura através dos seus projetos instigar as pessoas a ir além, despertar a curiosidade, procurar novas perspectivas sobre conceitos e verdades que se apresentam como únicas e absolutas. Para isso, democratizar o conhecimento é fundamental. Com o The Wineyard Experience não é diferente. Através dele, procuramos desmitificar e descomplicar o vinho ao mesmo tempo em que aguçamos os nossos sentidos através de uma exposição sensorial, lúdica e interativa”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador da mostra e diretor executivo da produtora Rompecabezas.

O The Wineyard Experience conta ainda com a parceria da Wine.com.br, Oxford – fornecedora oficial das taças -, Vinícola Salton, Elettromec e Bonafont.

A exposição ocupará uma área de 340 m² na Praça de Eventos do Rio Design Barra, no primeiro piso. A idade mínima para degustação de vinho é de 18 anos. Para as outras atividades, a classificação etária é livre. As inscrições para os workshops deverão ser feitas pelo aplicativo do Rio Design Barra. A programação completa pode ser acessada no site a partir do dia 8 de agosto.

Programação

Workshops (participação mediante inscrição pelo aplicativo. Gratuito)

10/8 – Sábado

16h30 – “Se seu pai fosse um vinho, qual ele seria?”, com profissional da Vinho & Ponto

13/8 – Terça-feira

18h30 – “Desmistificando o mundo das taças e vinhos”, com Deise Novakoski, da Oxford

14/8 – Quarta-feira

18h30 – “Desmistificando o mundo das taças e vinhos”, com Deise Novakoski, da Oxford

15/8 – Quinta-feira

18h30 e 20h30 – Workshop, com Amandine Castillon, da Cantu Importadora

16/8 – Sexta-feira

18h30 – “Desmistificando o mundo das taças e vinhos”, com Deise Novakoski, da Oxford

20h30 – “Harmonização de A a W: aprenda como harmonizar pratos e vinhos”, com Taimmy Miranda, da Wine

17/8 – Sábado

18h30 – “Desmistificando o mundo das taças e vinhos”, com Deise Novakoski, da Oxford

20h30 – ‘’Como ler rótulos e cartas de vinho’’, com Taimmy Miranda, da Wine

18/8 – Domingo

19h – “Vinhos e festas: como escolher o tipo e a quantidade para cada tipo de ocasião”, com Taimmy Miranda, da Wine

21/8 – Quarta-feira

14h30 e 20h30 – Workshop com profissional da DECO

16h30 – “Vinho é diversão: Uvas ícones da América do Sul – Degustação e harmonização – Tannat do Uruguai, Carmenère do Chile e Malbec da Argentina, harmonizados com pratos do restaurante In House Café-Bistrô”, com André Herzog, Sommelier do In House Café-Bistrô, e Alex Herzog, Chef Executivo do In House Café-Bistrô

18h30 – “Vinho é diversão: O vinho antes e depois da comida – degustação e harmonização às cegas’’, com André Herzog, Sommelier do In House Café-Bistrô, e Alex Herzog, Chef Executivo do In House Café-Bistrô

22/8 – Quinta-feira

14h30 e 20h30 – Workshop com Luciano Lopreto Novas, da Vinícola Góes

16h30 – “Vinho é diversão: O vinho antes e depois da comida – degustação e harmonização às cegas’’, com André Herzog, Sommelier do In House Café-Bistrô, e Alex Herzog, Chef Executivo do In House Café-Bistrô

18h30 – “Vinho é diversão: Uvas ícones da América do Sul – Degustação e harmonização – Tannat do Uruguai, Carmenère do Chile e Malbec da Argentina, harmonizados com pratos do restaurante In House Café-Bistrô.”, com André Herzog, Sommelier do In House Café-Bistrô, e Alex Herzog, Chef Executivo do In House Café-Bistrô

23/8 – Sexta-feira

14h30 – Workshop com Luciano Lopreto Novas, da Vinícola Góes

16h30 – ‘’Vinhos: Como comprar”, com Carina Cooper, da Vinícola Salton

18h30 – “Espumante Brasileiro”, com Guilherme Menin Chelotti, da Livimport

20h30 – ‘’Vinhos: Como degustar’’, com Carina Cooper, da Vinícola Salton

24/8 – Sábado

14h30 – Workshop com Marcelo Rebouças Rodrigues e Karina Bellinfanti Rodrigues, da Cave Nacional

16h30 – “Vinho: Fato ou Fake’’, com Carina Cooper, da Vinícola Salton

18h30 – ‘’Vinhos: Como degustar’’, com Carina Cooper, da Vinícola Salton

20h30 – “Vinhos e Queijos”, com Carina Cooper, da Vinícola Salton

25/8 – Domingo

15h – ‘’Vinhos: Como comprar”, com Carina Cooper, da Vinícola Salton

17h – “Vinho: Fato ou Fake”, com Carina Cooper, da Vinícola Salton

19h – Workshop com João Borges, da Elettromec

Fonte: assessoria