Tendências hoteleiras em marketing online para 2015

2015 será um grande ano para o marketing online nos hotéis, graças à eclosão de novas ferramentas dentro de um contexto que muda constantemente. Assim afirma um informe elaborado pela Netaffinit, que publicou um infográfico em que enumera quinze tendências de marketing digital que afetarão os hoteleiros durante este ano.

Tendências hoteleiras em marketing online para 2015




2015 será um grande ano para o marketing online nos hotéis, graças à eclosão de novas ferramentas dentro de um contexto que muda constantemente. Assim afirma um informe elaborado pela Netaffinit, que publicou um infográfico em que enumera quinze tendências de marketing digital que afetarão os hoteleiros durante este ano.

1. Personalização. 2015 será o ano das experiências personalizadas na rede. Os hoteleiros começarão a usar a informação que têm de seus clientes para oferecer uma experiência absolutamente personalizada.

2. Mobile é uma tendência. Todos os estudos indicam que o número de reservas através de dispositivos móveis seguirá crescendo em 2015, chegando a 25% do total das reservas online.

3. Remarketing. Com 98% dos visitantes abandonando as webs dos hotéis sem completar a reserva, as ferramentas para evitar o abandono da web serão cada vez mais habituais e necessárias.

4. Metabuscadores. As novas plataformas de busca ainda precisarão de um bom tempo até tornar efetivas para os hotéis. Seu desafio para 2015 é conseguir reservas através de seus canais com um preço razoável de aquisição do cliente.

5. Pagamento através de mobiles. Os pagamentos através de dispositivos móveis serão uma tendência massiva em 2015. Ao largo de 2014 diversos canais de pagamento online como PayPal tiveram um notável crescimento, sendo que uma de cada quatro transações foram realizadas através de mobiles.

6. Show Case. A viagem do usuário desde que começa a busca até que realiza a reserva leva em média 24 dias em que 22 webs são visitadas. Este número crescerá em 2015.

7. Investimentos em redes sociais. As plataformas das redes sociais continuarão realizando mudanças em seu algoritmo, que afetarão o modo e a quantidade de conteúdos dos hotéis que são vistos nas redes sociais. Os hotéis necessitarão investir para conseguir que seu conteúdo chegue a todos seus usuários.

8. Humanização do Conteúdo. Os hotéis devem centrar sua estratégia no conteúdo e enxergar-se através dos olhos do cliente, aumentando sua compreensão do que buscam e personalizando o conteúdo que lhes oferecem.

9. Novo SEO. Com o Google monopolizando os resultados principais de busca através de seus produtos pagos, a otimização do posicionamento orgânico se tornará um desafio para os hotéis.

10. Marketing programático. Este tipo de estratégia viverá um claro crescimento em 2015. Nos Estados Unidos, cerca de 35% das inversões já corresponde a esse tipo de marketing no qual se disputa espaços publicitários em tempo real.

11. Conteúdo audiovisual. Diversos estudos asseguram que as pessoas se recordam 10% do que ouvem, 20% do que leem e 80% do que veem. Esta tendência anima os hotéis a produzir um conteúdo baseado em storytelling, construindo uma comunidade fidelizada.

12. Estratégias dirigidas à experiência. O consumidor atual deseja hospedar-se em hotéis que conhecem suas preferencias e seus gostos.

13. Tecnologia de proximidade. 91% dos usuários de mobiles tem seu smartphone ao alcance das mãos 100% do tempo. Isto representa uma oportunidade para os hotéis através de mensagens e ofertas enviadas em tempo real a usuários geolocalizados.

14. Baby boomers. Esta geração tem a maior capacidade de inversão e tem cada vez mais um caráter mais tecnológico, com 33% de usuários de internet enquadrados neste segmento demográfico.

15. Aproximação holística via revenue management. As mudanças de comportamento do cliente exigirão que os hotéis adotem uma atitude mais integrada em termos de revenue management, incluindo os departamentos de vendas e marketing nos processos de tomada de decisão.