Tecnologias de ponta para o varejo são apresentadas na AUTOCOM 2019

O maior evento de automação para o comércio da América Latina conectou mais de 150 marcas e mais de 9.600 pessoas em sua 21ª edição com lançamentos de soluções e produtos para impulsionar os resultados do setor.

Com mais de 9.600 visitantes, a Feira Internacional de Automação para o Comércio - AUTOCOM, encerrou a edição de 2019 com um crescimento de 16% de público quando comparado com o ano anterior. Com mais de 150 marcas no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, soluções com tecnologias que envolvem Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, business intelligence, realidade aumentada os destaques dos expositores, o que justifica a presença de um público varejista 123% maior que em 2018. Empresas como, por exemplo, Epson, Cielo, Rede, Mercado Pago, Nexaas, NCR, Transire, Linx, TS Shara, Migrate, Custom, SoftUp e Ingenico trouxeram lançamentos.

AUTOCOM 2019

“Esses números mostram dois pontos relevantes. O primeiro é que o empresário está confiante na economia e com vontade de investir. O outro é que perceberam a transformação tecnológica do mercado e estão engajados em automatizar os processos de seus estabelecimentos, atraídos pela imposição do consumidor, que quer uma experiência de compra mais eficiente, e também pela democratização das soluções, que agora se adaptam à realidade de cada negócio e cabem no bolso mesmo do pequeno comerciante”, avalia o presidente da Associação Brasileira de Automação para o Comércio, Zenon Leite Neto.

Programas de gestão integrados e que permitem atuação omnichannel; totem com plugin para simulação de provador virtual para utilização no ponto de venda físico ou no e-commerce; aplicativos diversos que permitem agendamento de horários em diferentes tipos de serviços; reconhecimento facial de clientes para tornar o atendimento personalizado; ferramentas de compliance fiscal para prevenir multas e processos com o Fisco; etiquetas inteligentes que facilitam a administração da loja e do estoque; equipamentos para autoatendimento do consumidor que podem ser aplicados do restaurante ao supermercado, entre outras milhares de soluções apresentadas ao público, já estão disponíveis para serem aplicadas no mundo real, sendo que algumas já estão ativas em lojas pelo Brasil e o mundo.

“O aumento de mais de 100% dentre os representantes do varejo mostra que a demanda está aquecida. Mais do que negócios entre os players de automação, como as software houses e os meios de pagamento para a criação de novos produtos, a AUTOCOM se tornou a vitrine em que o comerciante vai diretamente buscar referência de inovação para as diversas etapas que envolvem a venda e a fidelização do cliente. Hoje, nosso ecossistema se assemelha ao da NRF, principal evento do setor: temos todos os elos do consumo reunidos para girar a engrenagem juntos e gerar mais e melhores resultados”, destaca o presidente.

AUTOCOM 2019

Além de soluções dos expositores, a competição de startups Inova AUTOCOM também trouxe ferramentas disruptivas e que surpreenderam o público e os jurados. O primeiro colocado foi a Shopper UM, que trouxe a junção da ciência do comportamento do consumidor com a tecnologia de inteligência aumentada e business intelligence com um produto de realidade aumentada, o ARX Experience. A vencedora ganhou um passaporte para ingressar na AFRAC com filiação anual gratuita que proporcionará contato com conteúdos direcionados do setor para inseri-lo em um network qualificado e favorecer o crescimento estruturado e saudável da empresa.

O segundo e o terceiro lugares também trouxeram ações disruptivas e que impressionaram o júri. A colocação ficou respectivamente com a Neomode, com aplicativo que oferece compra omnichannel ao consumidor, e a Keepz, com app de drive-thru inteligente para qualquer estabelecimento que pode se cadastrar para oferecer uma nova frente de vendas. Elas terão o direito de uma apresentação em reuniões multissetoriais da associação para apresentar seus projetos para mais empresas. Além disso, todas as startups da competição terão oportunidade de participar como ouvintes desses encontros durante seis meses.

A feira é realizada anualmente pela AFRAC com organização da Francal Feiras. A associação reúne os principais fabricantes de Hardware, Software, AIDC/RFID e os principais players de Meios de Pagamento, Startups, E-commerce e Canais de Distribuição e que é o braço de tecnologia para a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS). Essa frente de atuação conta ainda com oito das maiores instituições representativas da área, que, juntas, buscam um "Brasil Novo", com mais crescimento econômico, por meio de pautas estratégicas para destravar e defender o setor. São elas: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), Associação Nacional dos Comerciantes de Material para Construção (ANAMACO), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE). A junção de todas essas entidades representam 17,5% do PIB brasileiro.

Confira abaixo imagens de alguns stands da AUTOCOM 2019. (Fotos: Polly Feiras & Eventos)

Ideal Eventos PARA SAURUS SOFTWARE
Master Stands para CUSTOM
Ac1 PARA MGITECH / DATECS
Triart para TRUST


Fonte: assessoria