Tecnologia humana para turbinar resultados

Em termos de tecnologia, é clara a diferença entre dois grupos de agências: um deles optou por fazer parte e promover as mudanças do mundo virtual para o online e outro grupo, optou por se preparar ainda mais para o retorno dos desafios presenciais.

Tecnologia Humana

Ontem fizemos uma reunião aqui na agência para provocar, inovar e melhorar nossa plataforma um.a Live. Temos um time sênior na agência para cuidar dela e de outras questões ligadas à tecnologia, mas para este job, resolvemos nos provocar, contratando profissionais especialistas em usabilidade, para garantir que nossa plataforma seja ainda mais amigável para as pessoas. Mesmo nos preparando para o retorno dos eventos presenciais, estamos dobrando a aposta nas inclusivas soluções online.

Tecnologia Humana Tech e Touch
Em paralelo, assim como as outras agências já estamos visitando, checando e experimentando como estão os espaços para eventos em hotéis e centro de convenções por todo este Brasil. E são nestes encontros que, depois de muito tempo, também estamos reencontrando empresários e executivos de outras agências. Muito interessante observar os caminhos traçados por elas. E claro perceber que todas as agências estão reduzidas em termos de infraestrutura e talentos, mas em termos de tecnologia, percebi uma clara diferença entre dois grupos: um deles optou por fazer parte e promover as mudanças do mundo virtual para o online e outro grupo, optou por se preparar ainda mais para o retorno dos eventos presenciais.

Esta divisão me deixou um pouco surpreso, pois não consigo imaginar o que teria acontecido com a um.a, se não tivéssemos, desde o primeiro mês de home office, optado por promover todas as mudanças possíveis para nos manter conectados ao mercado e aos clientes. Foram tempos difíceis de entender e aceitar as mudanças. Não tínhamos controle sobre as indomáveis e novas tecnologia. O ambiente virtual era muito desconhecido nas primeiras lives. Mas mesmo assim, optamos por investir em nossa primeira plataforma, apesar de perceber que no caixa, os budgets atingiam no máximo 25% de nosso faturamento mensal.

Cada live que entregávamos, era um stress infernal. Por vezes o palestrante não entrava, quando entrava não tinha iluminação, quando parecia estar perfeito, o sinal podia ficar muito lento de acordo com o excesso de trafego do horário. E claro, quando tudo estava ok, a transmissão podia cair por um, dois ou 10 minutos. Socorro!

Mas naquele tempo, aprendemos que, se não tínhamos nenhum comando em relação a todas as mudanças que se apresentavam, nós estávamos fazendo um exercício muito poderoso de criar e conhecer uma nova agencia que surgia. E se não conseguíamos controlar o ritmo das mudanças, estávamos aprendendo muito rápido a como reagir a elas. E isso fez toda a diferença para o nosso negócio.

Hoje, nossa decisão de dobrar a aposta em uma plataforma online, não é porque não acreditamos na força dos eventos presenciais ou que não desejamos com unhas e dentes que eles voltem, mas é porque reconhecemos que a tecnologia nos transformou em uma empresa muito mais flexível, forte e sustentável. Nossa agência hoje é muito mais integrada a um ecossistema de empresas do futuro.

Prova disso é que agora conseguimos promover encontros semanais curtos e eficientes, reunindo todos os nossos diversos colaboradores. De forma online, a equipe atua em sintonia. Nunca conseguimos promover isso de forma tão regular em nossos mais de 25 anos de mercado.

Nossos eventos também ficaram mais inclusivos – e o cliente reconhece e gosta de ampliar resultados. Atualmente conseguimos reunir em um projeto de algumas horas, não só os participantes dos eventos, mas todos os colaboradores de uma organização. Conseguimos motivar ou celebrar conquistas comerciais de representantes espalhados por todo planeta, e também ficou mais fácil incluir todas as diferenças pessoas em nossos eventos. As plataformas mais conectadas a realidade atual são inclusivas, elas atraem e abraçam as pessoas com seus idiomas de origem ou a partir de legendas simultâneas, libras e áudio descrição.

Claro que desejamos a volta dos eventos presenciais, mas entendemos que o online vai turbinar ainda mais os resultados que entregávamos para os clientes. E isso nos mostra que a tecnologia ou qualquer metodologia que buscamos, tem muito mais haver com a humanização dos processos, do que com a modernidade e agilidade das máquinas. Gosto do caminho que traçamos, pois por nenhum momento, ao optarmos por ferramentas tecnológicas, abrimos mão de nos conectar, entender e servir as pessoas. E para completar, nossa margem de lucro melhorou com a plataforma proprietária, compensando o investimento que fizemos.

Fonte: uma Diversidade Criativa