Tati Oliva lança livro para celebrar os 10 anos da Cross Networking

A publicação será lançada no dia 1º de outubro na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. A renda será revertida para o movimento Mulheres do Brasil.

Os 10 anos de sucesso da Cross Networking serão comemorados com o lançamento do livro "Um mais um é maior que dois", escrito por Tati Oliva, fundadora da empresa. A publicação, da editora Colmeia, será lançada no dia 1º de outubro na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi e conta um pouco da trajetória pessoal e profissional de Tati até desenhar um modelo para seu próprio negócio, além de trazer dicas e insights de empreendedorismo, cases de sucesso e erros e acertos no caminho para se firmar como uma empresa com uma década de história no mundo das parcerias de marketing e negócios.

O livro terá a renda de suas vendas revertida para o movimento Mulheres do Brasil, grupo de mulheres de vários segmentos que têm o propósito de serem protagonistas da construção de um país melhor. Uma das mulheres mais poderosas do país e a líder do grupo, Luiza Helena Trajano, que preside do Conselho de Administração do Magazine Luiza, assina o prefácio da publicação.

A história de vida de Tati confunde-se com a fundação da Cross Networking. A empresária começou sua história na área como assistente de produção no Banco de Eventos, agência de marketing promocional e comunicação e parte da Holding Clube - maior grupo de live marketing do Brasil, capitaneado por Victor Oliva. Trabalhou na agência por quase nove anos, onde alcançou o posto de Diretora de Novos Negócios. Foi no Banco de Eventos que começou a realizar os jobs que seriam seu core business na Cross Networking. No livro, Tati conta que a ideia nasceu quando a AMBEV lançou o desafio para que a empresa minimizasse os custos do antigo Camarote Brahma (agora Camarote N1) por meio de parcerias com marcas que agregassem valor para o espaço, conferindo uma experiência ainda melhor aos convidados.

A empresária aceitou o desafio e logo pensou na Rosa Chá, uma das marcas mais desejadas de beach wear, que poderia ter ainda mais visibilidade fazendo a camiseta do camarote. Nos anos seguintes, Ellus, Carina Duek e Água de Coco, entre outros, assumiriam a disputada posição.

“Naquela época, a Rosa Chá abraçou a campanha ‘refresca até pensamento’, do caranguejo, de tal forma que fez história. Além de uma estampa especial, a coleção contava com camiseta, shorts, biquíni e sunga, entregues em uma bolsa superbacana e exclusiva, que repercutiu muito. Essa foi a primeira de muitas parcerias que viabilizei. Eu fazia parceria lá, parceria cá, conseguia aqui, conseguia ali. Passei a ver oportunidades em todos os lugares. Acredite se quiser, mas todos os serviços do camarote, com exceção da cerveja, viraram oportunidade de parceria. Logo, boa parte da verba do camarote passou a vir de patrocínio”, conta.

Promover parcerias estratégicas entre marcas virou um negócio e a Cross Networking foi fundada em 2008. Na empresa, que é parte da Holding Clube, Tati desenvolve, junto a Danielle Freitas, diretora de negócios e operação; Leandro Mosconi, responsável pelo planejamento e criação; e Taina Shiozawa, que cuida da parte administrativa e financeira, diversos cruzamentos estratégicos entre marcas, atuando como uma extensão das áreas de marketing e negócios de seus clientes. Entre algumas das parcerias de sucesso já firmadas pela Cross estão OMO + Hering Kids, I-Stick + Chiclets, Lala Rudge + P&G, Maisena + Tok Stok e, recentemente, America + Club Samsung, Jasmine + Droga Raia, Drinkfinity + Studio Velocity e Camarote N1 + Kibon, Dior, Havaianas, Grey Goose, Bombay e outros.

Na publicação, a empresária conta que, como toda startup com um negócio inovador, seu desafio foi educar o mercado. “Era difícil explicar para as pessoas que não éramos uma empresa de captação de patrocínio, mas a primeira agência do mercado brasileiro especializada em parcerias estratégicas. Eu ainda tinha um portfólio pequeno, com apenas dois cases, mas muito robustos: o Camarote da Brahma e Super Casas Bahia. Para vender este novo conceito, eu precisava reunir argumentos que comprovassem os benefícios do meu serviço e investia muito na defesa do propósito. Nós ensinamos aos clientes e ao mercado que essa cultura colaborativa tinha vindo para ficar”, explica.

À frente da Cross, Tati acredita que, apesar de não ser simples, é possível unir empatia com criatividade e enxergar além do óbvio para unir interesses mútuos. “Essa é a nossa especialidade, sempre respeitando a individualidade e característica de cada empresa. Entendemos a fundo nossos clientes, o momento de suas marcas e cruzamos os interesses comuns para garantir o match perfeito, afinando propósitos, valores e objetivos. Assim, encontramos o pulo do gato para forjar parcerias de sucesso”, comemora.

O livro também conta com depoimentos de Juan Vergara, ex-executivo da AMBEV e sócio da Cross; Miguel Nuno da Mata Patrício, CMO da A-B Inbev; Fábio Brandão, vice-presidente da Holding Clube; Cristina Franco, ex-presidente da Associação Brasileira de Franchising; Marcos Angelini presidente da Red Bull para América Latina; Andrea Galasso, antiga sócia do Banco de Eventos; José Castro Araújo Rudge, ex-vice-presidente do Banco Itaú; Victor Oliva, fundador e presidente da Holding Clube; e Marianna Sanches, irmã de Tati Oliva.

SERVIÇO

Lançamento do livro "Um mais um é maior que dois"

Data: 1/10

Horário: 19h

Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi - Av. Brg. Faria Lima, 2232 – São Paulo

Fonte: assessoria