O programa de fidelização de clientes da TAM Linhas Aéreas, o TAM Fidelidade, acaba de alcançar 10 milhões de clientes cadastrados. Criado em 1993, ele foi o pioneiro entre as empresas aéreas do Brasil e, desde então, já distribuiu mais de 20 milhões de bilhetes por meio do resgate de pontos.
Para celebrar a conquista, a TAM preparou uma campanha de divulgação do seu programa de passageiro frequente e uma promoção especial para todos os clientes TAM Fidelidade, que poderão resgatar passagens aéreas domésticas a partir de 6 mil pontos Multiplus*. A empresa também disponibilizou mais assentos para o resgate, com o objetivo de permitir que o maior número possível de clientes possa participar da iniciativa.
O resgate promocional é válido para voos TAM entre cidades brasileiras a serem realizados até 31 de dezembro de 2012, conforme disponibilidade.
“Queremos agradecer a todos os nossos clientes por essa conquista. Já são quase 20 anos de TAM Fidelidade e todos esses números simbolizam a grande confiança que se deposita em um programa com a marca e o serviço da maior companhia aérea do Brasil”, afirma Renato Ramos, gerente de Marketing do TAM Fidelidade.
10 passagens-prêmio por minuto
A TAM foi a primeira empresa aérea do Brasil a ter um programa de fidelização de clientes. Hoje, a companhia registra uma média de mais de 10 passagens-prêmio emitidas por minuto e o TAM Fidelidade é o mais completo programa de fidelização de uma companhia aérea do país. Graças aos acordos da TAM com empresas aéreas parceiras, ele oferece a possibilidade de resgate de bilhetes para mais de mil destinos no mundo.
“Temos um programa que permite ao cliente resgatar o bilhete até mesmo para o último assento livre dos voos da TAM. Foi assim que conseguimos chegar ao incrível número de mais de 20 milhões de passagens-prêmio emitidas até hoje”, explica Renato Ramos.
No início da década de 1990, uma campanha para “troca de cartões” entre a TAM e seus clientes permitiu que a empresa reunisse os dados de 70 mil cartões de visitas recebidos de seus passageiros. O sucesso da iniciativa do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM, havia permitido montar o primeiro banco de dados dos clientes da empresa. Mais tarde, esses dados também alimentariam o primeiro banco de cadastrados no TAM Fidelidade.
Diferente dos demais programas do mercado, o TAM Fidelidade não utiliza o conceito de milhas, mas o de pontos. Isto permite ao cliente o acúmulo de um saldo independente da distância percorrida nos voos. O programa oferece, ainda, uma pontuação fixa para cada região atendida pela TAM, sendo que essa pontuação pode variar de acordo com o trecho do voo, a classe do assento e o perfil de passagem escolhidos pelo cliente.
Multiplus e LATAM - Em 2009, o TAM Fidelidade ganhou ainda mais destaque depois que a TAM apresentou ao mercado a Multiplus, uma rede de programas de fidelização inédita no Brasil. No ano seguinte, a Multiplus se tornou a primeira empresa do segmento de fidelização a integrar a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA). A rede, que permite acumular pontos provenientes de diversos programas de fidelização em uma só conta e resgatar prêmios em várias empresas, conta hoje com mais de 200 parceiros, incluindo o TAM Fidelidade.
Recentemente, logo após a criação do Grupo LATAM Airlines, o TAM Fidelidade também ganhou outro atrativo: os clientes associados do programa passaram a acumular e resgatar pontos em toda a malha aérea da LAN Airlines.
*Resgates a partir de 6.000 pontos Multiplus. Válidos para resgate/emissão de 6/10/2012 a 31/12/2012, com antecedência mínima de 7 dias da data de embarque. Sujeitos à disponibilidade. As demais regras do programa permanecem inalteradas.
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. É a líder do mercado doméstico, com market share de 40,6% no último mês de agosto. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 89,8% do mercado em agosto. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (161 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 10 milhões de associados, já distribuiu mais de 20 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. É membro da Star Alliance, rede que abrange 1.356 destinos em 193 países. Desde 27 de junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group S.A, resultado de sua associação com a LAN Airlines S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 150 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 169 destinos, em 27 países, com uma frota de 321 aviões.
Comentários