Sustentabilidade é pauta de feira de turismo em Porto Alegre

Proposta é fomentar novos negócios e capacitar os operadores de turismo locais, sobretudo para atender as exigências da Copa do Mundo de 2014.
Flávia (à esquerda) e Ingrid falaram sobre sustentabilidade em grandes eventos




O potencial do Rio Grande do Sul em atrair visitantes – seja para lazer ou negócios – e o seu diferencial atrativo estiveram em evidência esta semana em Porto Alegre na segunda edição da Feira de Turismo (Feitur), realizada no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul. A proposta foi reunir empresas, profissionais do setor, fornecedores e consumidores em um espaço de mais de 3,3 mil m² para fomentar novos negócios e capacitar operadores de turismo locais para atender as exigências da Copa do Mundo de 2014.

“Porto Alegre será uma das cidades-sede da Copa do Mundo e todo o Estado estará em evidência nos próximos anos. Por isso, o momento agora é de preparação e qualificação”, destaca Luciana Rambbo, uma das realizadoras da feira. Além da exposição e comercialização de destinos e roteiros no Rio Grande do Sul, também foram realizados debates, principalmente com foco em sustentabilidade. Entre as painelistas esteve presente a diretora da Sob Medida – Gestão em Sustentabilidade, de São Paulo, Flávia Goldenberg, que deu dicas sobre o planejamento de eventos, com foco nos verbos evitar, reduzir e compensar.

A diretora ressaltou a diversidade de impactos ambientais negativos na realização de um grande evento, tais como altíssima emissão de carbono e ruído; e também os positivos, incluindo construção de parques, descentralização de áreas, redução dos níveis de poluição e de contaminação da água e hábitos para o descarte de resíduos. Já a gerente de Sustentabilidade do SWU, Ingrid Francini, falou sobre as ações de sustentabilidade desenvolvidas e incentivadas pelo tradicional festival de música. “Detectamos por meio de pesquisa que o jovem está preocupado com o meio ambiente”, disse ela.

Na última edição do SWU, reforçou Ingrid, foi feita a reciclagem de 30 toneladas de resíduos sólidos, mais de 8 mil mudas de árvores plantadas e instaladas 25 placas de energia solar e 4 turbinas de energia eólica. Outro destaque da Feitur foi o sistema de locação de bicicletas empregado na Capital gaúcha. A palestra Ciclovias – mobilidade urbana, contribuição ao meio ambiente, teve a presença do gerente de projetos e estudos de mobilidade da EPTC, Antônio Carlos Vigna, e do diretor da empresa Samba Transportes Sustentáveis, Peter Cabral. Atualmente, 23 estações estão espalhadas pela cidade, cada uma com 20 bicicletas, e a meta é ampliar para 38 estações ainda este mês.

Promoção internacional

Ainda na Feitur, com o objetivo de qualificar as estratégias e ações de promoção internacional do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Turismo (Setur) do Estado e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) assinaram um convênio que visa posicionar o produto turístico do RS no mercado nacional e internacional. O documento aponta ações de apoio e incentivo à comercialização do Estado, suas regiões turísticas, atrativos e arranjos produtivos, através da apresentação, qualificação e reposicionamento de sua imagem.

"É preciso aproveitar o momento promissor do turismo no RS e este convênio vem agregar valor ao setor como um todo. A Setur propõe inovar a promoção internacional com vistas à difusão dos atrativos e dos recursos turísticos do Estado, realizando ações promocionais com o propósito de incrementar o fluxo turístico e o desenvolvimento da atividade no Rio Grande do Sul", salientou a secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira.

A presidente da Abav, Rita Vasconcellos, acredita que o acordo é um marco, tanto para o governo, que cumprirá seu papel na gestão pública, quanto para o empresariado. "A partir deste convênio, vamos auxiliar e elabor ações com base no Plano de Marketing da Setur. Ele favorece as agências conveniadas em conjunto com a divulgação dos destinos gaúchos", avaliou.