A partir de 17 de fevereiro, máscaras e certificados Covid não serão mais necessários para entrar em lojas, restaurantes, espaços culturais e outros ambientes e eventos públicos. A obrigatoriedade do uso de máscaras no local de trabalho e a recomendação de trabalhar em casa também terminarão.
“A Suíça está dando um passo decisivo e importante em direção à normalidade”, disse o presidente suíço Ignazio Cassis em entrevista coletiva em Berna. “Estamos aprendendo a viver com o vírus”.
Em reunião no dia 16 de fevereiro, o Conselho Federal tomou a decisão de suspender a maioria das medidas em vigor para conter a pandemia de coronavírus. Apenas os requisitos de isolamento em caso de teste positivo e uso de máscaras no transporte público e nas instituições de saúde permanecerão em vigor até o final de março para proteger aqueles de alto risco, após o qual o status da situação voltará ao normal.
O levantamento da exigência de certificado significa que os certificados Covid válidos apenas na Suíça não serão mais emitidos, embora as autoridades continuem a emitir certificados Covid reconhecidos pela UE.
Assim que as medidas forem suspensas, as autoridades suíças dizem que não será mais necessária a maioria das medidas de apoio econômico. Portanto, reembolsos por perda de ganhos como resultado de fechamento de negócios, proibição de eventos, redução do horário de trabalho e falta de atendimento externo não serão mais possíveis a partir de 17 de fevereiro.
Uma exceção aplica-se até 30 de junho às pessoas que trabalham no setor de eventos cujo emprego esteja significativamente restringido devido às medidas de combate à epidemia de Covid-19.
A Suíça se junta a um grupo crescente de países europeus que eliminam quase todas as restrições relacionadas à pandemia, incluindo Dinamarca, Holanda, Noruega e Suécia.
E o plano de três etapas da Alemanha para acabar com a maioria das restrições relacionadas ao coronavírus foi endossado pelo chanceler Olaf Scholz e pelos 16 governadores estaduais do país, já que os números oficiais mostram que a taxa de infecção por Covid-19 da Alemanha começa a cair.
A partir de 4 de março, os requisitos para entrar em restaurantes e bares serão flexibilizados na Alemanha, com um teste negativo suficiente em vez de, como em muitas áreas atualmente, prova de vacinação ou recuperação mais um teste ou uma dose de reforço. As restrições restantes podem ser relaxadas a partir de 20 de março.
A Áustria também anunciou que abandonará a maioria de suas restrições em 5 de março.

Comentários