Com quatro dias de duração, a feira registrou 59.160 pessoas que conferiram as tendências e inovações em acessórios e componentes, máquinas e equipamentos, ferragens, matérias-primas e insumos apresentadas por cerca de 500 marcas de 13 países.
Em 2018, a ForMóbile inovou seu formato com áreas simultâneas de conteúdos, mais de 70 horas de programação exclusiva e grande interação do público. Talks, palestras, painéis e apresentações de cases sobre a produção de móvel, fizeram parte da programação diária do ForMóbile Trends by Siq Marketing – agência de conteúdo e parceira do evento há 4 edições. Já o espaço Indústria do Futuro focou em tecnologia e novidades para a indústria e contou com o Circuito Manufatura do Futuro, uma experiência única proporcionada aos visitantes que uniu automação, robótica e tecnologias avançadas para produzir um exemplar de Tangram, quebra-cabeça chinês formado por um conjunto de sete peças.
Para complementar a tríade dos conteúdos, a Marcenaria Moderna falou aos profissionais da área a partir de assuntos sobre gestão de projetos e oficinas práticas. O Espaço Maker também estreou como um projeto inovador através de uma área preparada para apresentações ao vivo dos principais Youtubers do setor moveleiro e da marcenaria, com bancada, ferramentas e materiais para que o público pudesse vivenciar a produção de peças de mobiliário.
E por fim, com intuito de contemplar a principal matéria-prima da feira, estreamos o Espaço Madeira, dedicado a promover o segmento de madeira maciça no mercado. Idealizado em parceria com a Revista Referência Industrial e com apoio da ABIMCI (Associação da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), a rede de atividades disponibilizada ao público no local, teve como objetivo valorizar o setor e levar aos fabricantes de móveis, arquitetos, marceneiros e revendas, mais informações na fabricação do mobiliário.
Além de todas as atrações, o Prêmio Top Móbile, única premiação top of mind do setor que reconhece publicamente os esforços que a as empresas e os gestores realizam para tornarem seus negócios cada vez mais sólidos, premiou 41 categorias na sua 13ª edição. O resultado foi obtido por meio de uma pesquisa realizada com 920 profissionais (400 fabricantes de móveis e 520 lojistas), que apontaram as três marcas mais lembradas pelos entrevistados entre 17 categorias de fabricantes de móveis e 24 de fornecedores da indústria.
Em relação ao business gerado na ForMóbile, entre as indústrias expositoras e o mercado externo, o Sindmóveis - Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, mais uma vez coordenou as rodadas de negócios do Projeto Comprador, por meio do Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações de fornecedores da indústria moveleira – promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante os dias 12 e 13, aconteceram 209 reuniões entre empresas brasileiras e importadores vindos de oito países: África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Peru. Foram gerados negócios na ordem de US$ 230 mil na ForMóbile com previsão de chegar a US$ 2,925 milhões nos próximos 12 meses.
A edição que encerrou superando as expectativas do público, teve como um dos pontos altos da feira, a qualidade do perfil de visitação, com a presença efetiva do tomador de decisões das empresas. Recebemos muitos feedbacks positivos dizendo que a feira está com mais ‘alma’ e identidade. Nossos esforços e ações são baseados em pesquisas feitas com expositores e visitantes, por isso, seguramente todos os projetos implementados em 2018 que foram bem-sucedidos serão repetidos e intensificados para os próximos anos. A 9ª edição da ForMóbile já tem data marcada e acontecerá de 30 de junho a 03 de julho de 2020. Até lá, estaremos conectados com nosso público 365 dias por ano, com notícias do setor moveleiro publicadas no nosso canal digital e redes sociais”, comemora Liliane Bortoluci, diretora da ForMóbile.
CONFIRA IMAGENS DE ALGUNS ESTANDES DA FORMÓBILE 2018
Fotos: Polly Feiras & Eventos
Comentários