A antecipação do 27º Sonho de Natal para o início de novembro foi, na avaliação do secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Leandro de Oliveira, o maior acerto de Canela. “Chegamos ao final do mês com um incremento de 15% a 20% na economia da cidade, o que já é um dado significativo”, comemora. A realização do primeiro Simplesmente Natal no final de semana do Festuris (Festival do Turismo de Gramado), entre 6 e 8 de novembro, garantiu a presença de jornalistas de todo o Brasil e Exterior no município. “Conseguimos reunir o trade turístico e realizamos ações focadas e paralelas à feira, o que beneficiou não apenas Canela, mas toda a região”, acredita o secretário.
Para Oliveira, Canela está renascendo com o Natal, aproveitando o grande palco que proporciona ao turista: a Catedral de Pedra, que recebe os principais espetáculos, ao longo de uma avenida que transpira o espírito do bom velhinho. “Acreditamos na conscientização da comunidade para a importância dessa transformação no período do evento. Dezembro deve ter um aumento ainda maior na presença de visitantes”, diz. Leandro acredita que o fluxo seja 20% superior se comparado a 2013.
Para 2015, o secretário já confirma novas modificações no Sonho de Natal: a festa terá grandes atrações também durante a semana, para que os visitantes estejam e se sintam em casa para ficar em Canela. “A temporada natalina na região está cada vez mais consolidada e há opções para todos os gostos e públicos”, analisa.
HOTELARIA
O presidente do SindTur/Serra Gaúcha, Fernando Boscardin, acentua que Canela teve uma ocupação média de 75% em novembro. “Trata-se de um número bastante atraente para hoteleiros de Canela e que tende a melhorar com a consolidação dos eventos.” Os empresários do setor acreditam que chegarão, em média, a 85% de ocupação em dezembro.
Para ele, os eventos realizados em Gramado repercutem em Canela, e vice-versa. “Ambas cidades poderiam, inclusive, estreitar mais os laços e trabalhar no aprimoramento conjunto. Nossa ocupação em dezembro ficará, na média entre 88% e 95%”, diz o presidente do SindTur/Serra Gaúcha.
Boscardin elogia o Sonho de Natal por sua arrojada decisão de dar uma personalidade aos eventos canelenses. “Sempre que uma de nossas cidades promove uma festa deste nível, todos ganham. E, claro, gera a expectativa de que no próximo ano seja ainda melhor”, avalia.
SERVIÇOS
A Caracol Chocolates tem vários motivos para comemorar o Sonho de Natal. Com uma loja instalada na melhor vista panorâmica para a Catedral de Pedra, já não possui mais lugares disponíveis para o Simplesmente Natal do dia 6 de dezembro. A última apresentação, em 20 de dezembro, também garantiu lotação praticamente total do estabelecimento. A gerente Roberta Schilling, há 15 anos na empresa e responsável pelo ponto em Canela desde a abertura, em 2012, é só elogios ao evento. “É maravilhoso. Canela está com a decoração bonita e foi feito um planejamento espetacular para receber os turistas”, conta. A próxima expectativa é para a estreia dos Mosaicos de Natal – um espetáculo gratuito, apresentado todos os domingos na igreja, a partir de domingo (30).
Ela conta que a procura é tão grande que os visitantes que chegam ao município pela primeira vez sequer conseguem se acomodar nas mesas da loja. “Os que já estiveram aqui em 2013 voltaram prevenidos e fizeram suas reservas com antecedência”, explica. Esse cenário contribuiu para que as vendas de produtos e combos tivessem incremento de 30% no faturamento em novembro. “Para dezembro, esperamos algo em torno de 40%.”
Pensando na doçura da data, a Caracol lançou duas novidades especiais: o chocolate ao leite 36% cacau adicionado de nibs de cacau torrado e o rolinho de biscoito coberto com chocolate ao leite. Esses dois lançamentos acrescentam novos sabores ao mix de produtos da marca, que oferece o mais puro chocolate de Gramado. E uma estilosa Kombi 1973 circula pelas duas cidades a fim de ampliar a divulgação dos produtos, o que tem garantido o sucesso da marca pela região.
Quem ainda desejar reservas na loja canelense pode contatar Roberta pelo (54) 3282-0972.
GASTRONOMIA
A sócia-proprietária do Empório Canela e Magnólia comemora os frutos que está colhendo com a divulgação do Sonho de Natal nos últimos anos. “Nesta edição percebemos que o turista chega à Serra e vem direto para Canela. É um trabalho que deu resultado”, elogia. Em novembro, Fernanda acredita que o crescimento na movimentação do Empório – situado a poucos metros da Catedral de Pedra – e do Magnólia, um cine-gastrô-bar requintado a três quadras da área central da cidade, tenha girado em torno de 20% em relação ao mesmo mês em 2013. “Para dezembro, apostamos em algo em torno de 40%.”
A chef dos dois estabelecimentos, Roberta Rech, diz que o perfil do público que tem chegado a Canela nesta temporada de Natal se diferencia dos demais anos. “Eles buscam os mais variados pratos e investem tempo nos restaurantes”, comenta. Entre os preferidos, ela elege o Penne Mignon no Empório Canela e o Filé Magnólia no Magnólia.
Fernanda, que é citada como um exemplo de empreendedorismo canelense pelo secretário Leandro de Oliveira, ampliou o horário de atendimento no Empório e no Magnólia pensando no público pós-show. “As pessoas saem do Simplesmente Natal e do Christmas in Concert e aí buscam onde comer e descontrair”, explica.
Ambos estabelecimentos trabalham mediante reserva pelos telefones (54) 3031-1000 (Empório Canela) e (54) 3278-0102 (Magnólia).
COMÉRCIO
Para o gerente do Planeta Esporte, situado na avenida principal da cidade, Cléber de Jesus, o movimento ainda ficou abaixo do esperado em novembro, mas ele aposta todas as fichas em dezembro. “Algo aproximado a 60% em relação ao mesmo mês de 2013”, diz. Décimo-terceiro salário, férias, benefícios e a empolgação natalina são fatores nos quais ele se apoia. “E a força do Sonho de Natal, que encanta os turistas”, comenta.
Os sócio-proprietários da loja Mãos do Mundo, Rafael Fredo e Rafael Zílio, também estão na expectativa pelo mês que se aproxima. “Novembro ficou com aumento aproximado de 5% em relação a 2013, mas queremos algo em torno de 10% para dezembro”, diz Zílio, que tem o estabelecimento situado às portas da catedral, além de uma filial no Centro de Gramado.
TURISMO
De acordo com uma das principais operadoras de receptivo da Serra Gaúcha, a Brocker Turismo, o período de natal é uma das épocas de maior movimento ao longo do ano. “Empresários de todas as áreas aguardam os eventos deste período com grande expectativa”. De acordo com a diretora comercial e de marketing da empresa, Carlise Bianchi, o Sonho de Natal tem chamado a atenção de turistas pela beleza da decoração e do aprimoramento ano a ano dos espetáculos do evento. Segundo ela, o balanço do mês de novembro é altamente positivo para empresa e deve manter-se em dezembro, em função do início das férias escolares e festas de fim de ano.
SERVIÇO:
27º SONHO DE NATAL DE CANELA
- De 1º de novembro a 11 de janeiro de 2015
- Ingressos com entrada franca ou de 25 até 80 reais, dependendo do espetáculo.
- Desconto de 10% para grupo de quatro pessoas, 25% para estudantes e 50% para idosos.
- Mais informações e programação completa no site:
www.sonhodenataldecanela.com.br
Comentários