Sonho de Natal de Canela incrementa a economia da cidade

Segundo o secretário de Turismo de Canela, Leandro de Oliveira, hotéis e pousadas, bem como comércio em geral, teve um ganho de 8 a 10% durante o período do evento.



Com um incremento de 5% no número de visitantes em relação à edição anterior, o 27º Sonho de Natal encerrou no dia 11 de janeiro, em Canela. Durante 72 dias, a cidade se transformou em um cenário de magia e encantamento, atraindo crianças e adultos de todas as partes do Brasil e do exterior. Para a 28ª edição, está confirmada a realização de dois meses de programação, que deve contar com novidades como o aumento de atrações durante a semana – um dos pedidos da comunidade e turistas.

Segundo o secretário de Turismo de Canela, Leandro de Oliveira, hotéis e pousadas, bem como comércio em geral, teve um ganho de 8 a 10% durante o período do evento. “Com a criatividade dos produtores conseguimos fazer com que as edições de 2013 e 2014 tomassem outros rumos no quesito de profissionalismo, divulgação, apresentação visual, parte social, espetáculos diferenciados e programação intensa. Com um período maior do evento conseguimos chamar a atenção da imprensa nacional, do trade turístico, da nossa comunidade e dos visitantes que por aqui estiveram”, diz Leandro.

O Sonho de Natal começou a ser repaginado em 2012 e segue seu plano de ser um dos protagonistas do cenário natalino na serra gaúcha, conquistando pouco a pouco o seu espaço. “Sabemos exatamente o tamanho que devemos ficar e ele está muito perto de ser atingido”, completa Rodrigo Cadorin, diretor artístico da D´arte Multiarte, empresa responsável pela coordenação artística do Sonho de Natal de Canela.

Rodrigo confirma que a comunidade participa do Sonho de Natal de várias formas. “Artisticamente Canela é celeiro de uma fantástica mão de obra artística que desenha, com méritos, a história da cultura da cidade, visto que 95% é local. Uma outra forma que caracteriza o envolvimento comunitário é na arte de bem receber o turista. Neste período, restaurantes, bares, hotéis, pousadas e lojas se preparam para suprir a demanda”, ressalta.

Na opinião do diretor, Canela coloca em cada canto da cidade no Natal sua característica rústica e acolhedora, peculiaridade de uma comunidade homogênea, naturalmente turística e cultural que sabe o valor de um evento deste porte para a economia da cidade. A prefeitura, através dos seus serviços e investimentos no Sonho, também configura indiretamente o envolvimento comunitário.