Soluções criativas como arma para combater a crise

João Dória, convocou os participantes a debaterem as políticas públicas e entraves para tornar as empresas brasileiras mais competitivas. “Com tecnologia e inovação, as empresas e as instituições públicas buscam novas maneiras para oferecer mais serviços, com mais eficiência, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, finalizou Dória.

Paolo Pininfarina, presidente da Pininfarina Design encerrou o 1º Fórum de Inovação Design & Tecnologia promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria, hoje, 8 de setembro, em São Paulo, propondo "o valor do design como diferencial competitivo". "Nossa empresa é um negócio inspirador, um legado de família", afirmou Paolo, afinal “se você é inovador, você está sempre na frente”.

Cada projeto tem que ser forte, mas transmitir pureza, elegância, além de manter uma inovação tradicional. "Segundo meu avô Giovanni, o estilo italiano tem um senso de linhas com elegância, um design que busca a atemporalidade", declarou o palestrante.

Queremos diversificar o potencial Pininfarina, inicialmente com parceiros italianos, como a Jacuzzi, por exemplo. No entanto, podemos desenvolver parcerias em tudo que houver tecnologia. A nova fronteira é nossa atuação na área de arquitetura e interiores, com projetos bem sucedidos. Além da Itália, a empresa realiza projetos em outros países, como por exemplo, nos Estados Unidos, em Cingapura e no Brasil, onde, segundo Pininfarina, começaram a atuar com a ajuda da parceria com o LIDE.

No Brasil, o primeiro projeto foi com o estaleiro catarinense Schaefer Yachts, referência nacional em barcos de alto padrão. "O entusiasmo deste projeto nos impulsionou para novas iniciativas, como a parceria com a Cyrella, prédio de alto padrão na Faria Lima, que vendeu todos os apartamentos antes da construção e tem entrega prevista para 2018", destacou Paolo. Além desta parceria há, ainda, outras iniciativas em Santa Catarina, em projeto para o edifício mais alto do Brasil, com 78 andares.

"O resultado deve ser clássico, inovador e se destacar entre os concorrentes. O produto deve estar conectado ao posicionamento para reforçar a identidade, a essência da marca", reforça Paolo. Temos o espírito de produzir um design durável e prático. O nosso diferencial é feito pela emoção. Sempre que começamos um projeto novo, uma nova experiência é a emoção que faz toda a diferença. Estilo italiano é paixão.

Na cerimonia de abertura, que contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Márcio França, o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós citou o apoio da Agência às empresas e as oportunidades de aperfeiçoamento tecnológico para competirem no mercado global. Já Márcio França apresentou as ações do Governo de São Paulo, “São Paulo é o estado que mais aplica recursos em pesquisa, tecnologia e inovação, assim as empresas se sentem mais seguras para virem se instalar nos municípios paulistas”.

O evento, que também discutiu como é possível tornar o Brasil mais inovador e mais competitivo no uso da tecnologia para melhoria de infraestrutura urbana, contou com a participação do vice-presidente de pessoas e desenvolvimento da Embraer, Maurício Aveiro, Fabrício Bloisi, da Movile, e Marcelo Frontini, diretor de pesquisa e inovação do Bradesco.

Aveiro destacou a importância da inovação para uma empresa como a Embraer. “Priorizamos o tema em várias esferas da companhia, deste a patente mais alta até os estagiários, todas as ideias são ouvidas. Hoje, é possível dizer que as inovações respondem por 46% do faturamento da empresa. Em 2001, eram 22%”.

Bloisi reforçou a importância de perceber que o mundo está mudando e é preciso acompanhar o que está acontecendo, criando produtos que facilitem a vida do consumidor. Frontini complementou que é importante estar atento ao que beneficia os clientes. “È preciso ter muita conversa e aumentar sua capacidade de atrair clientes.”

Como conclusão do Fórum, Roger Ingold, presidente do LIDE Inovação, destaca entre outros pontos que "não adianta ter criatividade e boa ideias, é preciso ter também muito disciplina". Já para Silvio Genesini, "com a crise econômica, nosso processo industrial ficou para trás, temos que ter melhores exemplos para superar as dificuldades", concluiu o presidente do LIDE Tecnologia. O presidente do Grupo Lide, João Dória, convocou os participantes a debaterem as políticas públicas e entraves para tornar as empresas brasileiras mais competitivas. “Com tecnologia e inovação, as empresas e as instituições públicas buscam novas maneiras para oferecer mais serviços, com mais eficiência, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, finalizou Dória.

Fonte: FÓRUM DE INOVAÇÃO, DESIGN & TECNOLOGIA