Sofitel faz quatro novas nomeações na América Latina

Brasil, Uruguai e Argentina recebem novos executivos da marca para os cargos de Gerente Geral e Hotel Manager.
Marie-Bérengère Chapoton




A Sofitel, única marca francesa de hotéis de luxo com presença nos cinco continentes, anuncia os novos Gerentes Gerais e um Hotel Manager de três unidades da marca na América Latina: o Sofitel So Rio de Janeiro, com inauguração prevista para 2014; o recém-inaugurado Sofitel Montevideo Casino Carrasco & SPA e o Sofitel La Reserva Cardales, localizado a 60 quilômetros de Buenos Aires.

No Rio de Janeiro, o Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema Managed by Sofitel será o primeiro hotel da linha So, de ’hotéis boutique’ da marca Sofitel, na América Latina. Em maio de 2013, a Sra. Marie-Bérengère Chapoton assume o cargo de Gerente Geral do hotel e o Sr. Luciano Fontana o cargo de Hotel Manager. Com experiência em hotéis históricos e luxuosos, Marie-Bérengère trabalhou no último ano na inauguração do Sofitel Montevideo Casino Carrasco & SPA. 

Luciano Fontana





Antes disso, foi Gerente Geral do Sofitel Rome Villa Borghese por três anos e meio e também trabalhou em grandes cidades como Dallas, Paris e Milão. Com 12 anos de experiência no mercado hoteleiro, tem bacharelado em administração de hotéis e restaurantes pela Glion Hotel School, da Suíça, e MBA em administração hoteleira internacional pela ESSEC Business School, de Paris. Marie-Bérengère já trabalhou também para a marca Sofitel em diferentes lugares, como no Sofitel Legend Metropole Hanoi (Vietnã), no Sofitel New York e no Sofitel Montreal Golden Mile, ocupando cargos em diversas áreas de operações e A&B.

Luciano Fontana, que ocupará o cargo de Hotel Manager, vem do Sofitel Buenos Aires Arroyo, onde desde janeiro de 2012 ocupa a mesma posição. Antes disso, Luciano era Diretor de Operações, onde coordenou os serviços gerais do hotel e supervisionou os padrões de qualidade. Com mais de 12 anos de carreira, Luciano é formado em Administração de Empresas, com especialização em Ciências Econômicas, pela Universidade de Buenos Aires, e também possui MBA em Economia pela Universidade de Barcelona e Mestrado em Finanças pela Universidade Estadual de Nova York.

O Sofitel Montevideo Casino Carrasco & SPA, localizado no charmoso bairro de Carrasco, em Montevidéu, recebe o Sr. Mario Leite como Gerente Geral. Formado em Planejamento Econômico e Administração de Empresas, possui em seu currículo cursos de atualização como “Current Issues and Trends in the Hospitality Industry” e “Corporate Management Programme Cohort”, ambos pelo programa Lausanne Executive Education.

Entre os anos de 1997 e 2006, Mario participou da abertura do Sofitel São Paulo, na implementação de serviços de qualidade e inovação, além de ter colaborado com o projeto de abertura do Sofitel Guarujá Jequitimar na supervisão de 150 funcionários de diferentes áreas do hotel. Nos últimos cinco anos, ocupou o cargo de Gerente Geral do Sofitel Bogotá Victoria Regia, na Colômbia.

Mário Leite



Na Argentina, o Sr. Fabian Geuna assume o cargo de Gerente Geral do Sofitel La Reserva Cardales, localizado a aproximadamente 60 quilômetros de Buenos Aires. Anteriormente, Fabian trabalhou como Hotel Manager na coordenação das áreas de operações e vendas, além de já ter trabalhado para outras marcas internacionais como Nike e Elektra.

“O mercado de luxo tem mostrado um crescimento significativo nos últimos cinco anos em todo o mundo. Trata-se de um mercado que passa por transformações profundas e definitivas, não apenas no que se refere ao tipo de cliente, mas também quanto suas expectativas acerca da experiência de sua hospedagem. São premissas que norteiam os investimentos no desenvolvimento profissional e individual dos 26 mil embaixadores Sofitel, como chamamos nossos colaboradores. 

Nosso intuito é atrair e reter talentos graças a treinamentos focados no avanço profissional dos embaixadores Sofitel. São eles os responsáveis por oferecer aos nossos hóspedes um serviço único, com emoção e paixão pela excelência, de acordo com os valores da marca como os conceitos de cousu main e french elegance”, declara a Vice-Presidente Sênior da Sofitel Américas, Dominique Colliat.

Como um reflexo da importância de cada colaborador para a marca, a Sofitel promoveu no último ano uma pesquisa elaborada pela consultoria Hay Group para mensurar a satisfação de seus colaboradores. Ao todo, 95% dos 26 mil embaixadores da marca participaram da pesquisa que apontou um índice de satisfação de 86%*, com um aumento significativo registrado nas regiões do Sudeste da Ásia, Sul da Europa, África e América do Sul. 

De acordo com a pesquisa, 83% dos funcionários dizem estar motivados a ir além das responsabilidades formais de trabalho, 86% afirmam estar orgulhosos de serem embaixadores Sofitel, 85% acreditam que a Sofitel/Accor dá a eles oportunidades para crescer profissionalmente, 82% sentem-se confiantes quanto ao seu futuro no grupo e 81% acreditam que podem alcançar seus objetivos e ter um plano de carreira seguro na marca.

Fonte: Ascom