Sob a liderança da Fecomércio-RN, setor de eventos é liberado e começa retomada

Após articulação entre representantes do setor de eventos, liderados pelo presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, e do Governo do Estado, foi selado o entendimento para os primeiros passos da retomada desse segmento econômico, um dos mais importantes da cadeia turística e que vem sofrendo há meses com uma crise sem precedentes.

Após articulação entre representantes do setor de eventos, liderados pelo presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, e do Governo do Estado, foi selado o entendimento para os primeiros passos da retomada desse segmento econômico, um dos mais importantes da cadeia turística e que vem sofrendo há meses com uma crise sem precedentes. As regras constam em decreto publicado no dia 23 de junho, no Diário Oficial do Estado. No documento, as atuais medidas relativas ao funcionamento do setor produtivo foram prorrogadas, com ajustes no toque de recolher, que passa a valer das 23h às 5h.

Na prática, será seguido o Plano de Retomada, elaborado no mês de abril pelas áreas técnicas da Fecomércio e do Senac-RN e cujo detalhamento contou com a colaboração de vários empreendedores dos setores envolvidos. O resultado foi um documento que mereceu elogios do Comitê Científico do Estado e dos técnicos da Secretaria de Saúde (Sesap).

O plano contempla toda a cadeia de eventos, casas de recepção, bufês, teatros e afins e sugere a liberação paulatina, tomando por base percentuais crescentes da capacidade total de cada estabelecimento ou espaço onde vai ser realizado o evento ou atração.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, destacou o trabalho em conjunto com os empreendedores e a relevância desse passo para a economia potiguar. “Nós sempre pontuamos a grande importância que o setor de serviços e o de turismo têm para o contexto econômico do nosso estado. E acompanhamos de muito perto o drama vivido pelas empresas de eventos que, além de estarem paradas há meses, sequer conseguiam vislumbrar um cenário de retomada que lhe permitisse um mínimo de planejamento. Por isso, partimos para produzir esse plano e tomar a frente da negociação com o Governo do Estado. Nesse esforço, tivemos a participação crucial de vários empreendedores do setor de eventos, gente que vive o dia a dia, que sente as dores da crise. Foi com esse espírito de união e com muito bom senso, equilíbrio e, acima de tudo, um diálogo respeitoso que conseguimos avançar e chegar a este momento de hoje”, diz Queiroz.

Ele também destaca um outro avanço importante nas negociações para a retomada, que diz respeito aos parâmetros de avaliação do cenário da covid-19, que servirão de balizamento para referendar ou não cada evolução das taxas de ocupação dos espaços. “Em vez da taxa de ocupação de leitos de UTI, será usado o Indicador Composto, publicado semanalmente pela Sesap e que monitora a situação da doença, considerando diversos parâmetros, município por município, classificando-os em cores que vão do verde (melhor situação) ao vermelho (pior situação), passando por amarelo e laranja. Com isso, haverá uma setorização, permitindo, por exemplo, que um município com melhores números possa avançar e outro onde haja algum retrocesso espere um pouco mais’, afirma ele.

Fonte: CNC