Skål São Paulo promove webinário sobre COP30 com curadoria de Jaqueline Gil

Encontro híbrido reúne especialistas para discutir sustentabilidade, governança e desafios climáticos que devem orientar o turismo nacional
Jaqueline Gil, CEO da Amplia Mundo

A Skål Internacional São Paulo realizou, no último dia 10 de dezembro, o webinário “COP30: Reflexões sobre o impacto na atividade turística”, encontro de alta relevância para líderes do turismo, eventos, hotelaria e sustentabilidade. O evento ocorreu das 17h00 às 19h30, diretamente do Grand Mercure Ibirapuera, com transmissão ao vivo pelo YouTube e acesso exclusivo à imprensa via Zoom.

A iniciativa marca um momento singular para o turismo brasileiro, que se preparou para sediar a COP30 em Belém, reforçando a urgência de integrar estratégias climáticas, políticas públicas e modelos de negócios inovadores às principais cadeias produtivas do setor.

A abertura do evento contou com a condução de Jaqueline Gil, que apresentou, ainda, a sessão “O estado da arte da Agenda Global de Turismo e Clima”. Sua participação simboliza a convergência entre ciência, mercado e políticas públicas — um dos pilares da discussão contemporânea sobre turismo sustentável. Doutoranda no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, CEO da Amplia Mundo e referência nacional em sustentabilidade aplicada ao turismo, Jaqueline acumula mais de 20 anos de experiência no setor. Eleita Melhor Profissional de Promoção de País da América Latina pela FIEXPO 2024 e premiada pela ENAP em 2006, é reconhecida por articular evidências científicas, tendências globais e soluções práticas para destinos, empresas e governos.

Sua atuação tem especial relevância no estado e na cidade de São Paulo — epicentro do turismo de negócios e de eventos no Brasil — onde contribui para diagnósticos técnicos, políticas de longo alcance e debates que envolvem governança, competitividade e inovação sustentável.

O webinário contou com dois debates estruturantes:

  • Painel 1 - COP30: desafios e oportunidades para o turismo brasileiro: Discussão sobre impactos diretos e indiretos da Conferência do Clima na atividade turística, incluindo investimentos, qualificação do território, fluxos turísticos, modelos de governança e impactos socioambientais.
  • Painel 2 - De Belém (COP30) à Antalya (COP31): contribuições para o futuro: Reflexões sobre como o Brasil pode influenciar a agenda global do clima aplicada ao turismo e quais diretrizes podem ser levadas à próxima edição da COP.

Participaram do encontro: 

  • Aristides Cury, Presidente da Skål Internacional São Paulo
  • Walter Teixeira, Presidente da Skål Internacional Brasil
  • Ana Biselli, Resorts Brasil
  • Ariane Mathne, Gerente Geral do Hotel Tivoli Mofarrej Belém
  • David Schurmann, Voz dos Oceanos
  • Flávio Castro, Diretor Regional de Operações do Grupo Accor
  • Mariane Bueno, Universidade de São Paulo (USP)
  • Toni Sando, Presidente da Unedestinos

Fonte: Agência Amigo