A noite desta segunda-feira (16) foi de festa e premiação às melhores práticas do turismo gaúcho com a divulgação dos 24 vencedores do I Prêmio Inovação do Turismo RS, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Promovida pela Setur, a iniciativa mobilizou diversas regiões do Estado e contou com 178 trabalhos inscritos em sete categorias – gestão e planejamento, estruturação de produto, atendimento/hospitalidade, entretenimento e lazer, acessibilidade e inclusão no turismo, sustentabilidade e promoção de produtos e destinos.
O governador Tarso Genro prestigiou a cerimônia e destacou a importância do turismo para o Rio Grande do Sul. “No começo da minha gestão, afirmei que o Estado iria crescer o dobro do Brasil. E nós não estamos crescendo desta maneira, mas mais do que o dobro. E o turismo nos ajuda neste crescimento demonstrado em números. Quero agradecer aos que se inscreveram no prêmio e dizer que todos são vencedores”, disse.
A secretária do Turismo, Abgail Pereira, afirmou que a premiação buscou prestar uma homenagem aos projetos inovadores identificados pela secretaria ao longo dos três meses de execução do RS Mais Turismo nas 26 regiões turísticas do Estado. “Percebemos um grande número de práticas que mereciam o nosso reconhecimento. Assim, criamos os I Prêmio Inovação do Turismo RS, que contou com a participação do trade, de iniciativa privada, da academia e do poder público indicando que o setor está crescendo e se desenvolvendo de forma integrada”, revelou.
Abgail ressaltou, também, que o Rio Grande do Sul “é um Estado que tem tudo o tempo todo e que a Copa do Mundo irá fazer história aqui, pois, com certeza, seremos uma das melhores cidades-sede do País”.
Para exemplificar o que vem sendo feito pela secretaria para atingir este objetivo, Abgail citou os 10 mil profissionais que serão qualificados por meio do Pronatec Copa na Empresa, além dos paradouros às margens da BR 116, entre Vacaria e Jaguarão, com o programa Parada Tri Legal. “Este Estado que é muito bom para os turistas também é muito bom para nós, pois investimos em qualidade de vida acima de tudo”, finalizou.
Para Ivane Fávero, secretária do Turismo de Garibaldi – um dos grandes municípios vencedores da noite ao lado de Gramado (leia abaixo) -, a iniciativa da Setur em criar o prêmio merece ser destacada. “Foi uma ideia fantástica, pois reconhece o que vem sendo feito no turismo em todo Estado e estimula os destinos a trabalharem de forma planejada e organizada”.
O júri que escolheu as melhores práticas do turismo gaúcho foi formado com jornalistas, especialistas dos setores público e privado e empresários, são eles: Gilberto Perin (RBS TV); Emilia Fernandes (Codesul); Henrique Raizler (Mapa Mundi/Band); Paulo Cesar Flores (Blog De Mala e Cuia); Rita Vasconcelos (Abav); professor Abdon Barretto Filho (PUC-RS); Guilherme Paulus (CVC); Maria João Raupp (TAP-RS); João Ferrer (Secretário Estadual de Comunicação), Paulo Victor Milanez (Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã), Marta Rossi (Rossi & Zorzanello), Zelmute Marten (Conselho Estadual de Turismo) e Márcio Cabral (Setur/RS).
A entrega dos prêmios foi feita em conjunto com o show TãnTãngos do músico Hique Gomez.
Confira a lista de vencedores:
O Natal Luz de Gramado foi considerado pela comissão julgadora como Hors Concours.
1 - Melhores práticas em gestão e planejamento:
1.1 - Sistema de gestão do turismo/organização da governança regional e municipal:Organização da governança regional através da Amturvales – Vale do Taquari – Encantado
1.2 Inventário da oferta turística: Inventário da oferta turística do município do Rio Grande – Rio Grande
1.3 Plano de Desenvolvimento do Turismo: Plano municipal de turismo de Garibaldi – Garibaldi
1.4 Captação e destinação de recursos para atividade turística: Capta Prado - Antônio Prado
2 - Melhores práticas em estruturação de produto:
2.1 Ecoturismo: Ecoturismo e turismo de aventura como alternativas de fomento e desenvolvimento regional – Caçapava do Sul
2.2 Turismo religioso: Corpus Cristi e Romaria ao Frei Salvador – Flores da Cunha
2.3 Enoturismo: Rota dos Espumantes – Garibaldi
2.4 Turismo rural:Estrada do Sabor – Garibaldi
2.5 MICE:Vila Ventura Hotel – Eventos, Esporte e Lazer - Viamão
2.6Turismo cultural: Parque de Esculturas a Céu Aberto – Bento Gonçalves
2.7 Turismo de lazer: Reserva Cerro Chapadão: Um lugar inesquecível – Jaguari
2.8 Turismo de estudos e intercâmbio: Gramadozoo, o zoológico mais brasileiro do Brasil - Gramado
3 – Melhores práticas em atendimento/hospitalidade:
3.1 Inovação:Quinta da Estância 21 anos de inovação em educação, ecologia e lazer – Viamão
3.2 Interatividade: Parque de Esculturas a Céu Aberto: Bento Gonçalves
3.3 Qualificação da Mão de Obra: Desenvolvendo competências para o mundo do trabalho: A experiência dos comitês técnicos setoriais do Senac – Porto Alegre
4 – Melhores práticas em entretenimento e lazer:
4.1 Melhor Parque Natural: Roteiro turístico - Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Tavares
4.2 Melhor Evento/Festa: Fenachamp – Festa do Espumante Brasileiro – Garibaldi
4.3 Melhor Roteiro Turístico: O Quatrilho, Raízes Coloniais e Tour no Vale - Gramado
5 – Melhor prática em acessibilidade e inclusão no turismo:
5.1 Infraestrutura para portadores de deficiência - Acessibilidade Universal: Villa Bella Hotel Conceito – Gramado
5.2 Turismo de base comunitária: Tchê Amo Caçapava do Sul – Caçapava do Sul
6 – Melhor prática em sustentabilidade:
6.1 Suficiência energética: Benefícios do novo sistema de gestão sustentável: Pousada Blumenberg – Canela
6.2 Projeto: Coleção de artesanato Cantina Benta – Bento Gonçalves
7 – Melhor prática em promoção de produtos e destinos:
7.1 Estratégia de promoção: Divulgação Internacional de Gramado - Gramado
7.2 Marca: Marca de Garibaldi - Garibaldi
Comentários