Setur investe na viabilização do turismo no sertão baiano

O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, esteve hoje na cidade de Monte Santo onde debateu com lideranças locais o projeto A Caminho dos Sertões de Canudos, coordenado pela Uneb, que visa ampliar as ações de divulgação do potencial turístico das cidades da região. Após o encontro, ele também visitou a Feira de Arte e Cultura Popular dos Sertões.
 
“Viemos ouvir as reivindicações da comunidade local para saber o que podemos fazer para incrementar o turismo regional. Estamos propondo que o governo do Estado e a Uneb elaborem um plano estratégico para a viabilização da zona turística Caminhos do Sertão, que foi anunciada pelo governo anterior, mas não saiu do papel. Agora, com esse estudo da Uneb, identificando as ações necessárias para potencializar as atrações, poderemos deslanchar o desenvolvimento turístico sustentado de Monte Santo, Canudos, Uauá e Euclides da Cunha, gerando mais empregos e renda aos moradores da região. Vamos tirar o turismo do sertão do papel”, afirmou Domingos Leonelli durante o debate realizado no Museu do Sertão, em Monte Santo.

Turismo dá frutos a médio prazo

Em sua palestra, Leonelli enfatizou que o turismo é um segmento que demora certo tempo para dar frutos, não é uma coisa imediata. Mas que enquanto se constrói o planejamento, podem ser realizadas ações imediatas de promoção, como Semana Santa em Monte Santo e São João de Uauá, Canudos e Tucano. “Precisamos lançar hoje os planos e ações para que as realizações aconteçam a médio prazo e tornem-se duradouras”, salientou.

Segundo ele, além das ações do Estado, é preciso que os empresários locais decidam investir em pousadas, hotéis e outros atrativos para melhorar o atendimento aos turistas, fazendo com que eles permaneçam mais tempo e gerem mais recursos para a comunidade.

O prefeito de Monte Santo, Everaldo Joel de Araújo, afirmou que a cidade tem muita história e uma forte identidade cultural. Somos um município pobre, mas temos vocação e vamos investir no turismo para gerar emprego e renda aos moradores”, disse Araújo. Ele adiantou que o município pretende doar um terreno para que empreendedores possam construir um hotel, antiga reivindicação da cidade.

Roberto Dantas, professor da Uneb e coordenador do projeto A Caminho dos Sertões, destacou que é fundamental se criar parcerias com o Estado e investidores privados para instalar equipamentos como hotéis e pousadas e melhorar as condições das estradas para se desenvolver o conceito do turismo sertanejo. O secretário Leonelli concordou, afirmando: “Investir na região semi-árida, no sertão, é uma prioridade do governador Wagner e nós estamos trabalhando para viabilizar essa decisão”.

Domingos Leonelli informou também que a Secretaria de Turismo vai implantar ações de qualificação profissional e que já estão sendo criadas duas turmas para 60 jovens serem treinados como guias de turismo rural, para poderem divulgar com precisão aos turistas os atrativos históricos e religiosos da região percorrida por Antônio Conselheiro.