A assessora do Departamento de Qualificação da Secretaria do Turismo (Setur/RS), Adriana Paz, recebeu o supervisor de Desenvolvimento de Recursos Humanos da TAP (Transportes Aéreos Portugueses), José Carlos Pereira para tratar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa na Empresa. O programa do Ministério do Turismo (Mtur) é coordenado pela Secretaria do Turismo (Setur/RS) em todo o Rio Grande do Sul.
Durante o encontro, Pereira manifestou o interesse em dar continuidade aos cursos de idiomas (inglês e espanhol) aos 42 funcionários da empresa já matriculados no programa e que novas turmas sejam firmadas. “Embora a empresa já ofereça ensino numa linguagem técnica, é preciso reforçar o atendimento nas auditórias e relacionamento com o cliente, já fizemos outras parcerias e projetos e em nenhuma outra temos o êxito que estamos tendo com o Pronatec” afirma o superintendente.
Conforme a assessora, a Setur oferece para empresas cursos presenciais e gratuitos, podendo ser realizadas nos próprios locais de trabalho e nos horários de interesse dos envolvidos. “Para a Setur é uma grata informação e motivo de orgulho saber que o objetivo está sendo alcançado” avalia Adriana.
Pronatec Copa na Empresa
O Pronatec Copa na Empresa, programa do Ministério do Turismo executado pela Setur-RS, tem especializações em agenciamento de viagens para empresas emissoras e receptoras de turismo (organizadoras de eventos, locadoras de veículos e transportadoras de turistas); hotelaria (voltado para hotéis, resorts, pousadas e albergues); alimentação (bares, restaurantes e feiras tradicionais).
Em 2014, são ofertadas quatro mil vagas, em 16 municípios gaúchos (Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Chuí, Garibaldi, Gramado, Jaguarão, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santana do Livramento, São Borja, São Miguel das Missões e Uruguaiana). A meta do Pronatec no Rio Grande do Sul era qualificar 8 mil profissionais entre 2011 e a realização da Copa do Mundo, até novembro do ano passado já haviam sido formados 8896, no melhor desempenho nacional do programa.
Comentários